O queridinho Schnitzel dos alemães, que consiste em um filé a milanesa, geralmente sendo de carne de porco, vitela ou peru, na verdade é original da Áustria. Mas o filé a milanesa se popularizou no mundo todo, tendo uma forte preferência pelos alemães e possuindo hoje inúmeras variações no seu preparo. Na região da Baviera eles também têm a sua forma de fazer o Schnitzel e aqui em Munique, capital da Baviera, você irá encontrar restaurantes de gastronomia bávara que produzem o autêntico Schnitzel bávaro.
Mas afinal o que é o autêntico Schnitzel bávaro? Normalmente o filé a milanesa é empanado em ovos e farinha, mas o Schnitzel bávaro não. Ele é preparado com mostarda e rabanete ralado, sendo empanado em farelos do típico pão Brezel, algumas receitas incluem um pouco de cerveja na hora de empanar o filé, os bávaros dizem que isso traz mais crocância ainda para o empanado. Você poderá achar esse prato nos menus dos restaurantes como Münchner Schnitzel (”Schnitzel de Munique”), mas alguns restaurantes mudam o nome do prato para dar um toque mais original no cardápio, então fique atento à descrição do prato na hora de pedi-lo.

Pão Brezel, típico da região da Baviera. Fonte: Germany-education-center.
Eu já comi o autêntico Schnitzel bávaro em alguns restaurantes daqui de Munique, mas o restaurante que eu mais gostei e achei mais típico foi o Gasthaus Weinbauer. Além dele possuir uma história bem legal, pois é um restaurante que existe desde 1861 em um bairro nobre de Munique, produzindo receitas daquela época até os dias atuais, o ambiente é muito agradável, possuindo uma decoração que faz lembrar a Baviera rural de antigamente.
Os pratos que pedimos de entrada foram: sopa de batata e sopa de Leberknödel, que seria um knödel de fígado (se você ainda não sabe o que é um knödel, leia nosso post: o que comer na Áustria).

Sopa de batata (uma delícia!).

Sopa de Leberknödel (não gostei muito).
Como prato principal, pedimos o autêntico Schnitzel bávaro. O restaurante Weinbauer prepara o Schnitzel com rabanete ralado e com a tradicional mostarda doce (Süßer Senf) aqui da região da Baviera, além de empanar o filé em farelos do pão Brezel. A mostarda doce típica dessa região, dá um toque especial no Schnitzel, o tornando o melhor que já comi aqui em Munique. Ele vem acompanhado de salada de batatas (Kartoffelsalat) ou de batatas douradas (Bratkartoffel), (para saber mais sobre os acompanhamentos dos pratos aqui na Alemanha, leia nosso post: Entendendo menus de restaurantes na Alemanha).

Mostarda doce, típica da região da Baviera. Fonte: Globus.

O delicioso Schnitzel do restaurante Weinbauer acompanhado com batatas douradas.
Como sobremesa, pedimos o queridinho também dos alemães bávaros: o Kaiserschmarrn. Essa sobremesa também é original da Áustria, mas aqui na Baviera ela é uma das preferidas dos alemães. Para saber o que é um Kaiserschmarrn, dá uma olhadinha no nosso post: o que comer na Áustria.

O delicioso Kaiserschmarrn.
Espero que tenha gostado das dicas gastronômicas de hoje. Para chegar no restaurante Gasthaus Weinbauer é bem simples, pois ele fica localizado perto da estação de metro Münchner Freiheit (linhas U3 e U6), na rua Fendstraße 5, mais ou menos 10 minutos do centro da cidade de carro ou táxi. Os preços também são bem legais, você pode dar uma olhadinha no cardápio e preços pelo site do restaurante. E clique aqui para ter um roteiro personalizado e detalhado da sua viagem.
Está procurando hotel ou algum hostel para a sua viagem em Munique? Clique aqui para encontrar as melhores tarifas e ofertas. Ao clicar e fazer reservas através do link fornecido, você estará contribuindo e motivando o nosso blog a continuar produzindo conteúdo de qualidade e não pagará nada a mais por isso.
Boa viagem, Jessica.
Comentários