Berchtesgaden é puro encanto! Rodeada por alpes e montanhas, a cidade parece cenário de filme!
A cidade de Berchtesgaden conserva muito bem suas construções antigas, muitas delas ainda dos tempos medievais, e isso, juntamente com o fato de ser uma cidade bem pequena rodeada por alpes e montanhas magníficos, faz qualquer um se apaixonar por ela! Andando pela cidade a sensação que eu tive era de estar dentro de um filme romântico antigo e me fez lembrar também as vilas de contos de fada como a vila da Bela, do filme a Bela e a Fera. Além disso, praticamente de todo os lugares da cidade, era possível ver algum alpe ou montanha que circundam a região e isso trazia mais romantismo ainda às ruas de Berchtesgaden. Tem como não morrer de amores por um lugar desses? Veja a seguir dicas sobre o que fazer em Berchtesgaden e como chegar a cidade.

Uma das fachadas que achei mais bonita no centro histórico e os alpes ao fundo.
Localização de Berchtesgaden
A cidade Berchtesgaden fica localizada no estado da Baviera, próximo a Rota dos Alpes na Alemanha, a apenas 30 km de Salzburgo (cerca de 40 minutos de carro) e a 156 km de Munique (cerca de 2h de carro). Então é possível fazer um bate-volta de carro para a cidade de Berchtesgaden se você estiver em Munique ou em Salzburgo (se estiver em Salzburgo, pode fazer o bate-volta de ônibus também – assim como indo de carro, leva-se cerca de 40 minutos de viagem de ônibus. Já o bate-volta partindo de Munique não recomendamos ir de ônibus ou trem pois se faz baldeações – não tem trem ou ônibus direto, então o ideal seria ir de carro).
Mas sendo sincera, conselho de amiga, o que mais recomendaria mesmo seria pernoitar 1 ou 2 noites, no mínimo, em Berchtesgaden, pois além da cidade ser linda e boa para descansar, há muitas coisas para fazer e conhecer em Berchtesgaden. Falaremos sobre isso no tópico a seguir. Veja aqui as opções de hotéis em Berchtesgaden.

Vista da varanda do nosso hotel em Berchtesgaden.
O que fazer em Berchtesgaden:
1 – City-tour pela centro histórico
Além de passear pelas ruas da cidade e se encantar por ela, você pode fazer um tour guiado pelo centro histórico para entender sobre a sua história e construções tão antigas. No Centro de Informações Turísticas – Information Point – que fica localizado no centro histórico de Berchtesgaden, você pode conseguir maiores informações sobre esse tour que dura aproximadamente de 1h a 1h30 e só é feito em inglês ou alemão. Infelizmente não tivemos tempo para fazer esse tour pela cidade, mas queria muito ter feito para descobrir as histórias por trás de construções tão lindas e antigas, além disso, fiquei curiosa para saber as histórias por traz das belas pinturas que tantas fachadas do centro histórico possuem (dá uma olhadinha nas fotos abaixo e veja que graçinha que são). E as construções mais antigas de Berchtesgaden são: a Igreja da Abadia (Stiftskirche) e o Castelo de Berchtesgaden (Berchtesgaden Schloss), então não deixe de ir na praça Schlossplatz, onde eles estão localizados. É possível também fazer um tour guiado dentro do Castelo, mas somente em inglês e alemão.

Fachada que mais me encantou na cidade (fica localizada na Marktplatz).

Gostei bastante desse mural, pois é uma espécie de memorial que eles fizeram em homenagem às vitimas das 1a e 2a Guerras Mundiais.

Rua cheia de charme no centro histórico da cidade.

Igreja da Abadia, a esquerda, e Castelo de Berchtesgaden, a direita, (fachada rosa).

Entrada para a visitação do Castelo.
2 – Passeio no Lago Königssee
Já fiz um post sobre o passeio nesse lindo lago que fica localizado a apenas 10 minutos de carro, táxi ou ônibus de Berchtesgaden (5,5 km). Veja o post completo com todas as dicas para visitar o Lago Königssee.

A linda igreja de St. Bartolomeu (essa paisagem é a mais famosa e a mais fotografada de todo o lago Königssee).
3 – Passeio ao Kehlsteinhaus – o Ninho da Águia ou Eagle’s Nest
Também já escrevi um post sobre este passeio ao Ninho da Águia, que fica localizado a apenas 8 minutos de carro, táxi ou ônibus de Berchtesgaden (4,5 km). Veja o post completo com todas as dicas sobre este passeio ao Ninho da Águia.

Paisagens de tirar o folêgo do alto do Eagle’s Nest – Ninho da Águia.
4 – Visita a mina de sal de Berchtesgaden (Salzbergwerk)
Uma das maiores e mais modernas mina de sal do mundo está localizada em Berchtesgaden. Infelizmente, não fiz esse passeio porque não tivemos tempo, mas achei bem interessante quando me informei sobre ele. Esta mina de sal pode ser visitada em um passeio que dura aproximadamente 1 hora com audio guide em 16 línguas diferentes como o inglês e espanhol, mas no site oficial não diz se tem em português. O passeio se inicia indo com um trenzinho até as profundezas da montanha até se chegar na mina de sal que é apresentada de maneira interessante aos viajantes com muitas luzes e cores, também é feito um passeio em um lago todo espelhado localizado nas profundezas da montanha. Acesse aqui o site oficial para mais informações sobre este passeio.

Mina de sal (Salzbergwerk) de Berchtesgaden. Fonte.
5 – Trilhas pelo Parque Nacional de Berchtesgaden
O Lago Königssee (item 02 deste post) também faz parte do Parque Nacional de Berchtesgaden. Mas se você prefere caminhar pelas trilhas nas montanhas do parque, ao invés de passear somente pelo seu lago, essa é uma ótima opção para fazer uma atividade esportiva e ter um maior contato com a natureza também, sendo o tempo todo presenteado por paisagens incríveis dos alpes e montanhas da região. O Parque Nacional de Berchtesgaden foi declarado reserva da biosfera pela Unesco em 1990 e sua fauna possui mais de 100 espécies de pássaros e animais raros que estavam quase em extinção.

Placa que encontrei no passeio ao Ninho da Águia informando um pouco sobre o Parque Nacional de Berchtesgaden e suas trilhas pelas montanhas.
Espero que esse roteiro tenha inspirado você e ajudado a planejar a sua viagem na Alemanha.
Continue planejando a sua viagem com as nossas dicas:
- Leia os nossos posts:
Rota dos Alpes na Alemanha: cidades, atrações e outras dicas importantes
Lindau – cidade-ilha no Lago de Constança na Rota dos Alpes
Wieskirche – famosa Igreja Barroca na Rota dos Alpes
Füssen: a cidade dos castelos na Rota dos Alpes
Oberammergau: um encanto de cidade na Rota dos Alpes
Abadia de Ettal: a abadia mais bonita da Rota dos Alpes
Garmisch-Partenkirchen: a cidade dos esportes de inverno na Rota dos Alpes
Zugspitze: o alpe mais alto da Alemanha
Kehlsteinhaus – Ninho da Águia ou Eagle’s Nest na Rota dos Alpes
- Faça a reserva e compra de passeios e entradas em museus e tickets pelo Get your Guide e evite filas e perda de tempo na sua viagem, além de conseguir os melhores preços e ajudar o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
- Faça a reserva do carro para a sua viagem pela Rentcars, conseguindo assim o melhor preço do mercado, além de poder dividir em até 12 vezes e fazer o pagamento na moeda real, economizando sem ter que fazer pagamento de IOF e ainda ajuda o nosso blog a crescer e continuar produzir conteúdo de qualidade para você.
- Faça a reserva da sua acomodação na Rota dos Alpes conseguindo os melhores preços e ofertas pelo site da Booking e ajudando dessa forma o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
>> Se você possui ainda dúvidas para montar o seu roteiro de viagens, envie um email para contato@degusteseudestino.com.br que tiramos todas as suas dúvidas através do nosso serviço de consultoria online. Se deseja o planejamento completo, detalhado e personalizado da sua viagem, fazemos com o maior prazer também. Veja mais informações na nossa página: Roteiros Personalizados ou envie um email por gentileza para contato@degusteseudestino.com.br <<
Boa viagem, Jessica.
Deixe um comentário