O nosso top 10 atrações em Berlim traz o que você não pode deixar de conhecer e fazer na sua viagem!
Berlim é uma das cidades mais interessantes de se conhecer na Alemanha, principalmente por toda a história de diferentes épocas que a cidade carrega. No post da semana passada, demos dicas básicas para ajudar você a começar a montar o seu roteiro (se você ainda não leu esse post, confira aqui: Dicas para um roteiro em Berlim: quantos dias, clima e etc). No post de hoje, vamos dar dicas essenciais do que não pode faltar no seu roteiro, com tudo o que você tem que fazer e conhecer em Berlim. Então vamos logo ao nosso top 10 atrações:
01 – Portão de Brandemburgo – Brandenburgertor
O Portão de Brandemburgo foi construído no século XVIII e idealizado para ser um símbolo da paz. Acabou virando um dos símbolos de Berlim, por tanta história de diferentes épocas estarem associadas a ele. Foi ali que Napoleão tomou a cidade quando saiu vitorioso de uma batalha contra a Prússia, levando a estátua que fica em cima do Portão de Brandemburgo para Paris (posteriormente a estátua foi recuperada e levada de volta a Berlim, quando a Prússia saiu vitoriosa de outra guerra contra a França). Já durante a Segunda Guerra Mundial, o Portão de Brandemburgo sofreu ataques, mas foi restaurado conforme o original. E mais recentemente, durante a Guerra Fria, o Portão ficava inacessível, entre os muros que dividiam a antiga Berlim Ocidental da Oriental, mas com o fim da Guerra, ele acabou se tornando um grande símbolo da reunificação alemã e fim da Guerra Fria.

O imponente Portão de Brandemburgo.
02 – Memorial do Holocausto
O grande memorial ao Holocausto em Berlim é muito interessante por deixar livre diferentes interpretações e trazer diferentes tipos de reações nas pessoas que o visitam. Inaugurado em 2005, o memorial possui 2.711 blocos de concreto e observe que todos os blocos são diferentes, não há nenhum igualzinho ao outro, todos com um tamanho e inclinação diferente. A interpretação para esse fato mais interessante que ouvi era a de que o memorial queria representar os judeus na sua individualidade, pois a maioria dos memorias representava os judeus como uma coisa só, e tanto os judeus como qualquer ser humano possui a sua individualidade própria, ninguém é igual a ninguém e isso é uma característica essencial a todo ser humano. Portanto antes de serem judeus, eles eram seres humanos, assim como eu e você. Quando começamos a classificar pessoas pela religião, cor, altura ou qualquer outra característica, estamos na verdade separando as pessoas e criando até mesmo diversos tipos de preconceitos e esse foi um dos fatores que contribuíram e possibilitaram a ocorrência do holocausto.

Memorial do Holocausto em Berlim.
03 – Checkpoint Charlie, Museu Checkpoint Charlie e Museu do Muro de Berlim
Há uma polêmica em torno do Checkpoint Charlie agora (post escrito em agosto de 2017), muita gente falando que não vale a pena ir visitar, porque a região está mais perigosa (e é verdade, tenham cuidado com pedintes de rua e fiquem sempre de olho na sua bolsa ou mochila) ou porque os guardinhas que ficam ali para tirar fotos não deveriam estar (não é que eles não deveriam estar ali, pois tem gente que gosta e quer tirar fotos com eles, mas para quem não quer tirar fotos com eles, pode sim tirar foto ali sem eles e não deve dar dinheiro a eles, pois o local é público, não deve ser cobrado dinheiro por tirar fotos ali). Mas apesar desses fatores, eu acho muito válido a visita ao Checkpoint Charlie e ao seu museu que fica ali ao lado dele, afinal de contas foi aqui que quase ocorreu a Terceira Guerra Mundial! Lembram das aulas de história, quando a Guerra Fria estava por um fio e tinham tanques de guerra do lado Oriental e Ocidental de Berlim apontando um para o outro, se encarando ali na divisa? Pois então, isso aconteceu ali tudinho no Checkpoint Charlie!
Dica especial: economize tempo em filas e compre o seu ingresso com antecedência ao Museu do Muro de Berlim no Checkpoint Charlie ou o ticket Berlin WelcomeCard Ilha dos Museus + Transporte Público, que dá descontos nesses dois museus e inclui entrada gratuita a todos os museus da Ilha dos Museus em Berlim e a uso gratuito do transporte público também abaixo.

Tiramos foto também com os guardinhas no Checkpoint Charlie.
04 – Catedral de Berlim – Berliner Dom e Ilha dos Museus
Nas três vezes que fui a Berlim, não tive tempo de visitar os Museus da Ilha dos Museus (Museuminsel), mas somente o local já é muito lindo e vale a pena ser visitado. Se tiver tempo de ir nos museus, melhor ainda! O museu mais visitado e famoso dos 5 museus que há na ilha é o Pergamonmuseum, pois abriga uma coleção incrível de antiguidades romanas. Ali perto está também a Catedral de Berlim (Berliner Dom), lindíssima por fora e por dentro, então recomendo muito a visita por dentro da Catedral (a entrada à Catedral não é gratuita, mas vale a pena mesmo assim). Além disso, se você entrar na Catedral, tem direito também a subir na sua cúpula central, onde se tem uma vista incrível de Berlim!
Dica especial: economize tempo em filas e compre o seu ingresso com antecedência aos museus da Ilha dos Museus e à Catedral de Berlim. Abaixo há a opção do Passe Museus de Berlim que fornece entrada gratuita em mais de 30 museus em Berlim, incluindo os museus da Ilha dos Museus e a opção do ticket Berlin WelcomeCard Ilha dos Museus + Transporte Público, que inclui entrada gratuita a todos os museus da Ilha dos Museus e a Catedral de Berlim, além de oferecer descontos de até 50% em 200 atrações de Berlim e uso gratuito do transporte público.

Catedral de Berlim vista de frente e fundo da Catedral.

Lindo interior da Catedral de Berlim.

Uma das vistas que se tem do alto da cúpula da Catedral.
05 – Alexanderplatz e arredores
A praça Alexanderplatz é uma das praças mais movimentadas de Berlim, onde há muitos hotéis bons para ficar hospedado também. Ali perto há uma das igrejas mais antigas de Berlim: a Igreja de Santa Maria (Marienkirche), uma construção vermelha bonita que é a prefeitura da cidade (Rotes Rathaus) e a famosa Torre de Tv de Berlim, de onde se tem uma vista muito bonita da cidade e é possível também jantar ou almoçar no restaurante giratório do alto da torre.
Dica especial: economize tempo em filas e compre o seu ingresso com antecedência a Torre de Tv em Berlim.

Da esquerda para direita: Marienkirche, Torre de Tv e Prefeitura.
06 – Nikolaiviertel
O Quarteirão de Nicolau ou Nikolaiviertel possui a Igreja mais antiga de Berlim: a Nikolaikirche (Igreja de São Nicolau) e era o coração da antiga Berlim! Vale muito a pena conferir de perto essa igreja tão antiga e a região que foi tão bem conservada também.

Igreja de São Nicolau – Nikolaikirche.
07 – Praça Gendarmenmarkt
Essa praça é considerada a mais bonita de Berlim e uma das mais bonitas da Europa! Ela é realmente um encanto: de um lado fica a linda Catedral Francesa (Französischer Dom), de outro a igualmente linda Catedral Alemã (Deutscher Dom) e no meio da praça a magnifica Casa de Concertos de Berlim (Konzerthaus).

Da esquerda para direita: Catedral Alemã, Casa de Concertos e Catedral Francesa.
08 – Potsdamer Platz
A praça Potsdamer Platz foi uma importante área comercial da antiga Berlim, andava sempre movimentada, recebendo muitos viajantes em uma estação que ficava ali e por isso, recebeu também o primeiro semáforo da Europa em 1924. Mas com a Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria, a praça foi quase totalmente destruída e hoje o que se vê no local é uma praça linda e muito moderna, pois era o que os Berlinenses queriam depois de tantas guerras: olhar finalmente para um futuro próspero e diferente. Mas você deve imaginar que a praça pode ser então sem graça, pois está toda moderna e sem resquícios da sua história, não é? Na-na-ni-na-não! Na verdade, essa praça foi a que mais me encantou em Berlim, justamente por trazer modernidade ao mesmo tempo que preserva o que restou das guerras. Nela você vai encontrar pedaços do muro de Berlim, o incrível e antigo semáforo que foi o primeiro da Europa que falei no inicio deste tópico e resquícios de construções antigas no meio de algumas partes dos prédios com fachada de vidro na praça (tem que observar isso bem de pertinho para conseguir ver). Fascinante né?

Pedaços do muro que dividia Berlim na Guerra Fria na Potsdamer Platz.

Resquícios de construções antigas na Potsdamer Platz.
09 – Encontrar pedaços do muro de Berlim
Há dois locais principais para você encontrar facilmente pedaços conservados do muro de Berlim: na Topografia do Terror (fica a 10 minutos do Checkpoint Charlie e além do pedaço do muro preservado, possui uma exibição que mostra e explica diferentes momentos do período nazista na Alemanha, é super interessante) e no East Side Gallery que fica ao longo do Rio Spree e apresenta diversas pinturas ao longo do trecho do muro conservado (o interessante é observar que cada pintura tenta passar algum tipo de mensagem profunda ou criticas com relação a política, preconceitos, guerra, paz, entre outros). Mas além desses dois locais principais, você pode encontrar em diversos pontos de Berlim pedaços do muro, como por exemplo na Potsdamer Platz.

Topografia do Terror.

East Side Gallery.
10 – Provar a autêntica Currywurst de Berlim
Como Berlim é atualmente uma sociedade mestiça, possuindo uma grande quantidade de imigrantes, você vai perceber na sua viagem em Berlim que é difícil achar uma comida típica de Berlim, originada ali. Mas uma das poucas comidas típicas da cidade é a Currywurst, que não chega a ser um prato, seria mais um lanche mesmo que alimenta bastante (eu mesma comi como almoço quando estava em Berlim, rs). A Currywurst consiste em salsicha cortada com molho de tomate, ketchup e curry acompanhada tradicionalmente por batata-frita e continua sendo uma paixão comum entre os berlinenses e uma comida bastante local e tradicional. Recomendo muito a Currywurst da Curry 61 ou da Curry 36, elas são consideradas as melhores de Berlim e eu provei a currywurst das duas, mas não sei dizer qual é a melhor, pois as duas foram igualmente muito boas!

Tradicional currywurst berlinense.
Espero que esse post tenha ajudado você a definir as prioridades a serem visitadas em Berlim. =)
Continue planejando a sua viagem em Berlim e na Alemanha com as nossas dicas:
- Leia os nossos posts:
Dicas para um roteiro em Berlim – quantos dias, clima e etc
Onde e o que comer em Berlim – comidas típicas e tradicionais
Fassbender & Rausch – incrível experiência gastronômica em Berlim
O restaurante mais antigo de Berlim – Zur Letzten Instanz
Roteiro de 15 dias na Alemanha
Posts sobre a Rota Romântica
Hotéis em Munique ”BB” – Hotel Bom e Barato!
Posts sobre a Rota dos Alpes
Posts sobre os Castelos mais bonitos da Alemanha
Posts sobre os Lagos mais bonitos da Alemanha
Posts com outras dicas gastronômicas da Alemanha
- Faça a reserva e compra de passeios e entradas em museus pelos links no post da Get your Guide e evite filas e perda de tempo na sua viagem, além de conseguir os melhores preços e ajudar o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
- Faça a reserva do carro para a sua viagem pela Rentcars, conseguindo assim o melhor preço do mercado, além de poder dividir em até 12 vezes e fazer o pagamento na moeda real, economizando sem ter que fazer pagamento de IOF e ainda ajuda o nosso blog a crescer e continuar produzir conteúdo de qualidade para você.
- Faça a reserva da sua acomodação na Alemanha conseguindo os melhores preços e ofertas pelo site da Booking e ajudando dessa forma o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
>> Se você possui ainda dúvidas para montar o seu roteiro de viagens, envie um email para contato@degusteseudestino.com.br que tiramos todas as suas dúvidas através do nosso serviço de consultoria online. Se deseja o planejamento completo, detalhado e personalizado da sua viagem, fazemos com o maior prazer também. Veja mais informações na nossa página: Roteiros Personalizados ou envie um email por gentileza para contato@degusteseudestino.com.br <<
Boa viagem, Jessica.
Olá, bom dia,
Suas dicas foram ótimas para minha viagem à Alemanha. Esses tópicos sobre Berlim foram base para visitar Berlim. Gostaria de fazer um comentário sobre o que foi dito no item “Checkpoint Charlie, Museu Checkpoint Charlie e Museu do Muro de Berlim”, mas precisamente sobre o Checkpoint Charlie.
O blog alertou sobre “os guardinhas que ficam ali para tirar fotos não deveriam estar (não é que eles não deveriam estar ali, pois tem gente que gosta e quer tirar fotos com eles, mas para quem não quer tirar fotos com eles, pode sim tirar foto ali sem eles e não deve dar dinheiro a eles, pois o local é público, não deve ser cobrado dinheiro por tirar fotos ali)”. Eu presenciei umas pessoas tentando fazer fotos sem a “participação” dos figurantes, mas estes não permitiram. Literalmente, tiraram essas pessoas para privilegiar as pessoas que pagavam pela presença deles. Mais um alerta sobre a visita ao local.
Grato e até a próxima.
Olá querido Alexandre,
Fico muito feliz que nossas dicas sobre Berlim ajudaram na sua viagem!! =)
Muito obrigada também pelo alerta sobre o Checkpoint Charlie!
Esperamos vê-lo novamente aqui no blog.
Um grande abraço,
Jessica