Venha conferir todas as dicas para conhecer o Castelo de Heidelberg na Alemanha!
Dando continuidade a série Castelos na Alemanha aqui no blog, hoje teremos um post sobre o belo Castelo de Heidelberg. Este Castelo está em ruínas e é uma das ruínas mais importantes, visitadas e famosas da Alemanha! Uma das razões de tamanha importância é o castelo possuir o primeiro edifício renascentista construído em terras germânicas. A seguir, vamos dar todas as dicas para visitar o Castelo de Heidelberg.
Localização do Castelo de Heidelberg
O Castelo de Heidelberg fica localizado na montanha Königstuhl na cidade de Heidelberg, no estado de Baden-Württemberg, próximo às cidades de Frankfurt (cerca de 1h de carro – 91 km), Stuttgart (cerca de 1h30 de carro – 132km) e da primeira cidade da Rota Romântica: Würzburg (cerca de 1h50 de carro – 160 km). Então é possível conhecer esse castelo em um bate-volta se você está em alguma dessas cidades ou até mesmo em alguma cidade do Vale do Rio Reno próxima a Frankfurt.
Eu, por exemplo, estava na cidade de Rüdesheim am Rhein (na verdade estava hospedada na cidade de Assmannshausen, que é considerada uma parte da cidade de Rüdesheim) que fica no Vale do Rio Reno, quando visitei o castelo de Heidelberg (cerca de 1h40 de carro – 130 km). Nessa viagem, nosso objetivo era conhecer os castelos, cidades medievais e vinícolas do Vale do Rio Reno e também castelos próximos como o de Heidelberg, por isso ficamos hospedados em somente uma cidade no Vale do Rio Reno e ao longo da semana fizemos vários bate-voltas para conhecer os castelos e cidades dessa região. Mas a depender do seu objetivo, talvez seja melhor ficar hospedado em outra cidade mais próxima do Castelo de Heidelberg para fazer a visita a ele. Envie um email para a gente através do contato@degusteseudestino.com.br que podemos te ajudar a montar o seu roteiro da melhor forma possível atendendo o seu objetivo e perfil de viagem através do nosso serviço de consultoria online ou serviço de roteiros personalizados.

Linda vista que se tem para o Castelo de Heidelberg perto da ponte da cidade.
Acesso ao Castelo de Heidelberg – Como chegar ao Castelo
Se você estiver de carro, há estacionamentos próximos ao Castelo e também na cidade de Heidelberg. Caso não esteja de carro, há trens e ônibus saindo de cidades na Alemanha para chegar a cidade de Heidelberg também. E ao chegar na cidade, recomendo andar até a linda praça Kornmarkt, que fica no centro histórico da cidade, pois ela oferece lindas vistas para o Castelo e também fica próxima ao funicular que sobe ao Castelo. Se preferir, pode chegar ao Castelo a pé por um caminho próximo a esta praça, são somente 10-15 minutinhos andando, mas para quem não gosta e/ou não pode subir muitas escadas essa não seria uma boa opção.
Dica: o ticket que inclui entrar no pátio interno do castelo e visitar o museu da farmácia que eles possuem e a sua adega de vinhos custa 7 euros e inclui o uso de subida e descida com o funicular. Mesmo se você não utilizar o funicular, o ticket irá custar 7 euros. Então a opção mais vantajosa seria subir e descer de funicular.

Vista do Castelo de Heidelberg da praça Kornmarkt.
Como visitar o Castelo de Heidelberg – Tour dentro do Castelo
Se você chegou ao Castelo de Heidelberg de funicular, como falado no tópico anterior: então já comprou o ticket que dá acesso ao pátio interno do Castelo, ao seu Museu da Farmácia e à sua adega de vinhos, onde se pode fazer degustação de vinhos da região. Caso contrário, ao chegar no castelo a pé pode comprar este ticket por 7 euros. Mas este ticket não inclui uma visita guiada dentro dos aposentos do Castelo que é opcional.
As visitas guiadas dentro do castelo acontecem somente em inglês ou alemão e o valor do tour guiado é de 5 euros por adulto. Há também a possibilidade de adquirir um audio guia em outros idiomas por 5 euros. Eu não utilizei o audio guia, então não posso falar se eu indicaria ou não ele, mas eu fiz a visita guiada dentro do Castelo e recomendo muito. O tour guiado ajuda a entender a história do Castelo que passou por tantas ampliações e modificações ao longo dos séculos e é muito interessante.
Outra dica muito importante é ir visitar a adega de vinhos deles que possui o maior barril de vinho do mundo com capacidade de cerca de 220 mil litros de vinho! Recomendo muito também a degustação de vinhos da região. Fizemos duas degustações, sendo cada degustação com 3 diferentes tipos de vinho. Fizemos a degustação de vinhos Riesling (que são famosos por serem um vinho típico dessa região) e degustação de vinhos doces (pois eu e meu marido amamos vinhos doces e ficamos curiosos para fazer essa degustação). Todos os 6 vinhos que degustamos foram muito bons, de excelente qualidade, então realmente recomendo para os apreciadores de vinho.
É possível também passear pelo enorme jardim do Castelo que não chegou a ser finalizado, ficando o seu projeto somente no papel. Então o jardim não possui na verdade a grande beleza que possuiria se o seu projeto tivesse sido finalizado e concretizado. Mas ele oferece lindas vistas para a cidade e para o Castelo de Heidelberg.

Pátio interno do Castelo.

O maior barril de vinho do mundo com a plaquinha explicando a sua história e as opções para fazer as degustações de vinho da adega do Castelo.

Degustação de vinhos Riesling que fizemos (os melhores vinhos dessa degustação, na nossa opinião, foram os dois da direita na foto).

Degustação de vinhos doces que fizemos (os melhores vinhos dessa degustação, na nossa opinião, foram os das pontas, o da esquerda e o da direita na foto)
Um pouco da história do Castelo de Heidelberg
O Castelo de Heidelberg foi pela primeira vez mencionado em documentos escritos no ano de 1225, sendo construído pelos condes palatinos da Renânia. O castelo sofreu diversas modificações e ampliações ao longo dos séculos, mas o que mais chama a atenção e impressiona é a linda fachada renascentista da construção chamada Ottheinrichsbau do Castelo. Ela foi o primeiro edifício renascentista a ser construído em solo germânico.
Mas no final do século XVII, o Castelo de Heidelberg foi bastante destruído pelos franceses na Guerra da Sucessão do Palatinado. Além disso, o Castelo foi ainda mais danificado ao longo dos anos por forças da natureza, tendo sido atingido duas vezes por um raio. Suas ruínas serviram de inspiração para muitos pintores do romantismo desde então e o Castelo ficou em ruínas durante muitos anos até o final do século XIX, quando ele foi parcialmente restaurado e aberto ao turismo. Atualmente, o Castelo de Heidelberg e suas ruínas são uma das principais atrações a serem visitadas na Alemanha e viraram símbolo do Renascimento e Romantismo Alemão.

O lindo Castelo de Heidelberg e suas ruínas.

A linda fachada renascentista do prédio Ottheinrichsbau do Castelo.

Também há mirantes no Castelo com vistas lindas para a cidade de Heidelberg como essa.

Vista obtida do jardim do Castelo em que é possível ver a cidade de Heidelberg e o Castelo também a esquerda.
Horários de abertura do Castelo de Heidelberg
O Castelo de Heidelberg fica aberto o ano todo. Ele fecha somente nos dias 24 e 31 de dezembro no período da tarde e no dia 25 de dezembro o dia todo. O seu horário de abertura é das 8h às 18h todos os dias com a última entrada ao castelo às 17h30. Mas fique atento ao horário dos tours guiados, caso deseje fazer. Acesse o site oficial do Castelo para checar os horários de abertura, valores e horários das visitas guiadas nos aposentos do Castelo.
Espero que esse roteiro tenha inspirado você e ajudado a planejar a sua viagem na Alemanha. Se você já conhece o Castelo de Heidelberg, conta aqui pra gente nos comentários como foi a sua visita a este Castelo lindo! Ainda não conheceu o Castelo? Então conta aqui pra gente o que você achou deste post. =)
Continue planejando a sua viagem pela Alemanha com as nossas dicas:
- Leia os nossos posts:
Roteiro de 15 dias na Alemanha
Dicas para um roteiro em Berlim
O que fazer em Colônia – Top 8 atrações imperdíveis
Rota dos Alpes na Alemanha: cidades, atrações e outras dicas importantes
Rota Romântica na Alemanha: cidades, atrações e outras dicas importantes
- Faça a reserva e compra de passeios e entradas em museus e tickets pelo Get your Guide e evite filas e perda de tempo na sua viagem, além de conseguir os melhores preços e ajudar o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
- Faça a reserva do carro para a sua viagem pela Rentcars, conseguindo assim o melhor preço do mercado, além de poder dividir em até 12 vezes e fazer o pagamento na moeda real, economizando sem ter que fazer pagamento de IOF e ainda ajuda o nosso blog a crescer e continuar produzir conteúdo de qualidade para você.
- Faça a reserva da sua acomodação na Alemanha conseguindo os melhores preços e ofertas pelo site da Booking e ajudando dessa forma o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
>> Se você possui ainda dúvidas para montar o seu roteiro de viagens, envie um email para contato@degusteseudestino.com.br que tiramos todas as suas dúvidas através do nosso serviço de consultoria online. Se deseja o planejamento completo, detalhado e personalizado da sua viagem, fazemos com o maior prazer também. Veja mais informações na nossa página: Roteiros Personalizados ou envie um email por gentileza para contato@degusteseudestino.com.br <<
Boa viagem, Jessica.
Deixe um comentário