O Castelo Drachenburg é mais um castelo alemão que parece ter saído de um conto de fadas!
Dando continuidade a série Castelos na Alemanha aqui no blog, hoje teremos um post sobre o belo Castelo Drachenburg e das ruínas de Drachenfels. Este Castelo é relativamente novo comparando-se com outros tantos castelos antiguíssimos alemães, mas ele é um dos mais bonitos castelos da Alemanha e parece ter saído de um conto de fadas, assim como tantos outros castelos alemães também.
Outro ponto interessante da visita a esse castelo são os seus arredores: subindo o topo da montanha que o castelo está, você encontrará ruínas de um antigo castelo do ano 1138 que foi construído na época para proteger o lado sul da cidade e hoje se chama ”Drachenfels” (traduzindo para o português: rochedo ou pedra do dragão). Diz a lenda que foi nessa montanha que o cavalheiro Siegfried matou um dragão e se banhou em seu sangue e por isso as ruínas do castelo se chamam assim. O novo castelo Drachenburg, em português: castelo do dragão, também se chama assim devido a essa lenda.
Localização do Castelo Drachenburg | Castelos na Alemanha
O Castelo fica localizado em uma das sete montanhas da região montanhosa de Siebengebirge na cidade de Königswinter que fica nas margens do rio Reno, na Alemanha, pertinho da cidade de Colônia (cerca de 35 minutos – 40 km – de carro ou cerca de 50 minutos de trem), de Düsseldorf (cerca de 1 hora – 78 km – de carro) e de Bonn (cerca de 15 minutos – 14 km – de carro ou cerca de 35 minutos de transporte público). Então é possível conhecer esse castelo em um bate-volta de trem ou carro se você está em alguma dessas 3 cidades na Alemanha.
Eu estava em Colônia quando visitei o castelo de Drachenburg e as ruínas de Drachenfels, fiz tudo de trem bem tranquilo e rápido. Em uma manhã consegui visitar o castelo e as ruínas, mas aconselho reservar 1 dia inteiro no seu roteiro somente para isso, pois assim fica mais tranquilo a visita. Eu fiz rápido, pois queria conhecer naquele mesmo dia um outro castelo que fica perto de Colônia também: o Castelo Burg Satzvey, mas ficou super corrido o dia porque fiz tudo de trem. Se eu tivesse feito de carro teria sido mais tranquilo, pois seria bem mais rápido o deslocamento de um castelo a outro.

Lindas casinhas antigas que avistei no caminho a pé que fiz da estação de trens da cidade de Königswinter ao funicular que sobe ao castelo Drachenburg.
Acesso ao Castelo Drachenburg | Castelos na Alemanha
Há duas possibilidades de acesso ao castelo quando você estiver na cidade de Königswinter: a pé (em torno de 30 minutos de subida na montanha do castelo) ou de funicular (em torno de 10 minutos e é o funicular mais antigo de toda a Alemanha, existindo desde o ano 1883). Até o topo da montanha são 321 metros de altura, mas o castelo fica na metade do morro. No topo da montanha ficam as ruínas de Drachenfels. Um pouco abaixo do castelo há um zoológico de répteis e uma caverna onde há uma estátua do dragão da lenda do cavalheiro Siegfried que matou o dragão nessa caverna.
Se você estiver indo para Königswinter de carro, há um estacionamento grande perto do funicular para subir a montanha a pé ou de funicular. Se estiver vindo de trem, o caminho a pé da estação de trem ao funicular é bem curto e tranquilo de ser feito (650 metros – cerca de 6 minutos a pé), com placas sinalizando onde fica o castelo e o funicular. Eu subi de funicular e indico comprar o ticket combinado que comprei: o Königswinterkombikarte K3 (custou 15 euros em outubro, 2017) que dá direito a subir e descer de funicular ao topo da montanha para conhecer as ruínas de Drachenfels e também a parar no meio do caminho para visitar o castelo Drachenburg, incluindo também o ticket da entrada ao castelo, além de dar descontos em vários restaurantes e museus, como por exemplo no zoológico dos répteis e caverna do dragão que ficam logo abaixo do castelo, custando 4 euros (preço em outubro, 2017) com o desconto. Eu subi com o funicular até o topo primeiro para conhecer as ruínas e depois quando desci de funicular, parei na estação do castelo para conhecer e visitar o Castelo Drachenburg. Depois de visitar o castelo eu poderia ter descido um pouco mais a pé para ir no zoológico dos répteis e caverna do dragão, mas como meu tempo estava apertado pois queria conhecer ainda outro castelo naquele mesmo dia, desci o resto da montanha de funicular sem ter conhecido essa parte.

Placa sinalizando a localização do castelo e do funicular.

Entrada para o funicular.

Ticket que comprei: Königswinterkombikarte K3.

Mapa com as atrações.
Um pouco da história do Castelo Drachenburg e das ruínas de Drachenfels | Castelos na Alemanha
O Castelo Drachenburg é um castelo novo comparando-se com castelos tão antigos que a Alemanha no geral possui. Ele foi construído no século 19 em apenas 2 anos, de 1882 a 1884, por um corretor e banqueiro chamado Baron Stephan, que pretendia morar no castelo, mas nunca chegou de fato a morar. O castelo passou por diversos proprietários ao longo dos anos, inclusive virou escola da elite nazista durante a Segunda Guerra Mundial, mas foi gravemente danificando ao final da Segunda Guerra também. Somente em 2010 o Castelo Drachenburg abriu para visitação, após anos de reforma e de virar Monumento Nacional em 1986.

Foto do Castelo Drachenburg tirada de dentro do funicular quando estava subindo até o topo da montanha para visitar as ruínas de Drachenfels.
Localizadas no topo da montanha do Castelo Drachenburg estão as ruínas de um antigo castelo do ano 1138 que foi construído na época para proteger o lado sul da cidade e hoje se chama Drachenfels. O antigo castelo foi destruído em 1633, durante a Guerra dos 30 Anos e ficou em ruínas desde então. As vistas que se tem dos vários mirantes das ruínas são lindas, é possível avistar a cidade de Bonn e também as lindas montanhas da região montanhosa de Siebengebierge, que significa sete montanhas em português.

Vista das ruínas logo que se chega com o funicular. Depois tem que andar um pouquinho até lá em cima para ver de perto e poder tocar nas ruínas.

Uma das lindas vistas da região montanhosa de Siebengebierge que se tem do alto das ruínas de Drachenfels.

O caminho a pé até as ruínas estava especialmente lindo com a beleza do outono.

Ruínas de Drachenfels.
Tour no Castelo Drachenburg | Castelos na Alemanha
Tanto o ticket que se compra na entrada do Castelo como o ticket combinado que comprei dão direito a entrada ao castelo, incluindo todos os seus aposentos, torres e jardins. Mas se quiser um tour guiado pelos aposentos do castelo, deverá checar na entrada os horários disponíveis no dia para o tour e já escolher qual horário deseja fazer o tour guiado. Quando escolher o horário, já pode fazer o pagamento ali mesmo também, custa 2,5 euros por adulto (preço em outubro, 2017). Mas só há a possibilidade de fazer esse tour em alemão, a não ser que você esteja em grupo grande e queira ligar para eles agendando previamente um tour privado em outra língua, mas atente-se ao valor por pessoa, pois fica maior para tour privado em outro idioma.

Vista que se tem do castelo logo que se entra para visitá-lo.

Entrada principal para visitar os cômodos do castelo.

Sala de jantar toda em madeira nobre.

Essa fachada do castelo Drachenburg faz lembrar os belos castelos de contos de fada da Disney.

Os jardins do castelo também são lindos e charmosos.

Uma outra fachada linda do Castelo Drachenburg.

As vistas que se tem de alguns jardins e pátios do castelo são lindas também.
Horários de abertura do Castelo Drachenburg | Castelos na Alemanha
O castelo Drachenburg fica aberto todos os dias das 11h às 18h somente do início de março ao início de novembro. Em dezembro, eles abrem alguns dias para as feirinhas de Natal que acontecem no castelo. Acesse o site oficial para checar os horários e datas de abertura em dezembro e/ou outro mês.
Para ter mais informações sobre o funicular, o castelo Drachenburg e museu dos répteis acesse os sites oficiais de cada um:
Site oficial do Funicular Drachenfelsbahn em inglês.
Site oficial do Castelo Drachenburg em inglês.
Site oficial do museu dos répteis e caverna do dragão em alemão.
Espero que esse roteiro tenha inspirado você e ajudado a planejar a sua viagem na Alemanha. =)
Continue planejando a sua viagem:
- Faça a reserva e compra de passeios e entradas em museus pelo Get your Guide e evite filas e perda de tempo na sua viagem, além de conseguir os melhores preços e ajudar o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
- Faça a reserva do carro para a sua viagem pela Rentcars, conseguindo assim o melhor preço do mercado, além de poder dividir em até 12 vezes e fazer o pagamento na moeda real, economizando sem ter que fazer pagamento de IOF e ainda ajuda o nosso blog a crescer e continuar produzir conteúdo de qualidade para você.
- Faça a reserva da sua acomodação conseguindo os melhores preços e ofertas pelo site da Booking e ajudando dessa forma o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
- Leia os nossos posts:
O que fazer em Colônia – Top 8 atrações imperdíveis
Comidas típicas e tradicionais de Colônia
Dicas de chocolates e cafeterias em Colônia
Castelo Burg Satzvey: um dos castelos medievais mais lindos da Alemanha!
Castelo Neuschwanstein: o castelo da Cinderela na vida real
Hotéis em Munique ”BB” – Hotel Bom e Barato!
Rota Romântica na Alemanha: cidades, atrações e outras dicas importantes
>> Se você possui ainda dúvidas para montar o seu roteiro de viagens, envie um email para contato@degusteseudestino.com.br que tiramos todas as suas dúvidas através do nosso serviço de consultoria online. Se deseja o planejamento completo, detalhado e personalizado da sua viagem, fazemos com o maior prazer também. Veja mais informações na nossa página: Roteiros Personalizados ou envie um email por gentileza para contato@degusteseudestino.com.br <<
Fontes desse post:
Site oficial do Castelo Drachenburg.
Boa viagem, Jessica.
Deixe um comentário