Dicas do que você não pode deixar de provar e comer em Berlim com recomendações de restaurantes!
Berlim é incrível, depois de ter passado por tantas guerras, a cidade mostra ao mundo atualmente ser bastante liberal, aceitando pessoas de diferentes nacionalidades, religiões e opções sexuais. Além dela ser capital da Alemanha e ser a maior cidade do país, possuindo uma população de 3,5 milhões de habitantes, ela possui uma sociedade bastante mestiça, possuindo uma das maiores comunidades turca fora da Turquia! Por isso, você vai ver restaurantes de culinárias diversas por toda a cidade: comida turca, indiana, tailandesa, italiana, japonesa e por ai vai. Então realmente não se tem mais tantos pratos típicos, tradicionais e originais de Berlim. Muitos dos que restaram não são tão saborosos assim (na minha opinião), mas aqui vou indicar comidas e restaurantes tradicionais maravilhosos que, apesar de poucos, você não pode deixar de incluir no seu roteiro gastronômico em Berlim!
01 – A tradicional Currywurst berlinense
Uma comida bastante tradicional e típica de Berlim é a queridinha: Currywurst! Esse prato (na verdade, seria um lanche que alimenta bem) consiste em salsicha cortada com molho de tomate, ketchup e curry acompanhada tradicionalmente por batata-frita. A Currywurst continua sendo até hoje uma paixão comum entre os berlinenses e uma comida bastante local e tradicional. Recomendo muito a Currywurst da Curry 61 ou da Curry 36, elas são consideradas as melhores de Berlim e eu provei nas duas, mas não sei dizer qual é a melhor, pois as duas foram igualmente muito boas!

Currywurst da Curry 61.

Currywurst da Curry 36.
02 – O famoso joelho de porco – Eisbein
Outro prato muito tradicional de Berlim, mas que eu particularmente não gostei muito, pois achei muito gordurento, é o Eisbein mit Sauerkraut – joelho de porco com chucrute. Mas atenção, o joelho de porco na Alemanha possui 2 nomes diferentes: Eisbein é como é preparado em Berlim e regiões mais ao norte da Alemanha, que é o joelho de porco cozido, que eu particularmente acho muito gordurento e Schweinshaxen é o nome utilizado em Munique, na região da Baviera e em regiões próximas daqui que é o joelho de porco assado, sequinho, sem gordura (somente há a gordura que envolve a carne que fica sequinha parecendo um torresmo). Mas em Berlim atualmente muitos restaurante fazem tanto o cozido – Eisbein como o assado – Haxen. Eu mesma provei um assado delicioso em Berlim, que considero um dos melhores que já comi na Alemanha! O nome do restaurante se chama Zur Letzten Instanz e fica perto da prefeitura da cidade e da Igreja de São Nicolau. Veja o nosso post indicando o restaurante e esse prato em Berlim: O restaurante mais antigo de Berlim – Zur Letzten Instanz.

O delicioso joelho de porco assado com cama de repolho roxo temperado do Restaurante Zur Letzten Instanz.
03 – A loja Bunte Schokowelt Berlin – O mundo colorido de chocolates da Ritter Sport
A Ritter Sport é uma marca alemã de chocolates deliciosos! É uma das marcas de chocolate mais consumidas na Alemanha e existe desde 1912. O interessante dessa loja em Berlim é que nela é possível você criar o seu próprio chocolate super personalizado! Funciona assim: sabe quando a gente vai em sorveteria no Brasil e tem várias coisas deliciosas para escolher e colocar no seu sorvete antes de pesá-lo? Tem como se fosse isso na entrada da loja e ali você pode escolher o recheio ou os recheios do seu chocolate e em 30 minutos ele fica prontinho para você. Além disso, no segundo andar da loja, há um pouco sobre a história do chocolate, do cacau e da Ritter Sport também, achei bastante interessante.

Entrada da loja onde se pode fazer o seu chocolate personalizado.

Interior lindo da loja Ritter Sport com os mais variados sabores de chocolate que a marca possui.
04 – Café e Restaurante da Fassbender & Rausch
Os chocolates da Fassbender & Rausch são famosos em Berlim e possuem fama de ser um dos chocolates da mais alta qualidade. São pouco mais de 125 anos de chocolate e tradição, mas além da chocolateria, eles possuem um café-restaurante em que fazem pratos combinando-se cacau a cada prato. O prato principal que pedi por exemplo, foi um rump steak servido com chutney de manga e mamão, tomate-cereja confitado, batata doce assada e um molho especial de chocolate 60% cacau (as raspas que se pode ver na foto abaixo são raspas de um cacau especial puro que parece na verdade uma espécie de pimenta). Foi simplesmente uma das mais incríveis experiência gastronômica que já tive e por isso fiz um post só sobre isso! Confira aqui mais sobre esse prato e sobre o restaurante: Fassbender & Rausch: incrível experiência gastronômica em Berlim.

Prato principal – combinação perfeita de sabores, texturas e acidez.
Gostaram das dicas para montar seu roteiro gastronômico e de viagem em Berlim? Espero que esse post tenha ajudado. Há também diversos tours gastronômicos interessantes a se fazer em Berlim. Abaixo há algumas sugestões nossas.
Continue planejando a sua viagem em Berlim e na Alemanha com as nossas dicas:
- Leia também nossos outros posts sobre Berlim:
Dicas para um roteiro em Berlim – quantos dias, clima, etc
Top 10 atrações em Berlim – o que você não pode deixar de conhecer
Fassbender & Rausch – incrível experiência gastronômica em Berlim
- Faça a reserva e compra de passeios e entradas em museus pelos links no post da Get your Guide e evite filas e perda de tempo na sua viagem, além de conseguir os melhores preços e ajudar o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
- Faça a reserva do carro para a sua viagem pela Rentcars, conseguindo assim o melhor preço do mercado, além de poder dividir em até 12 vezes e fazer o pagamento na moeda real, economizando sem ter que fazer pagamento de IOF e ainda ajuda o nosso blog a crescer e continuar produzir conteúdo de qualidade para você.
- Faça a reserva da sua acomodação na Alemanha conseguindo os melhores preços e ofertas pelo site da Booking e ajudando dessa forma o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
>> Se você possui ainda dúvidas para montar o seu roteiro de viagens, envie um email para contato@degusteseudestino.com.br que tiramos todas as suas dúvidas através do nosso serviço de consultoria online. Se deseja o planejamento completo, detalhado e personalizado da sua viagem, fazemos com o maior prazer também. Veja mais informações na nossa página: Roteiros Personalizados ou envie um email por gentileza para contato@degusteseudestino.com.br <<
Boa viagem, Jessica.
Excelente site, informações precisas e completas, escritas de maneira ordenada .Muitas dicas. Faremos a rota romântica e a dos Alpes em abril e maio. Adorei. Será meu site de consulta. gostaria de saber sobre cartões de internet e estacionamentos na Alemanha em geral.
Ficamos tão felizes! Muito obrigada!! Espero que tenha uma boa viagem e que curta muito as rotas!!
Quanto às suas dúvidas: estacionamento é fácil de encontrar na rua quando a cidade é pequena (por exemplo, cidades pequenas da rota romântica e rota dos alpes). Mas se não encontrar na rua, sempre tem algum estacionamento privativo perto dos centros históricos de cada cidade e o valor geralmente é por hora ou para o dia todo. Ah, notar também quando for estacionar na rua se o estacionamento é pago ou não (quando é pago, sempre tem as maquininhas na rua para o pagamento do estacionamento). E quanto à internet, recomendo comprar um chip de celular na Alemanha para usar internet aqui. Comprando o chip aqui, pode usar a internet dele em todos os países da união européia sem custo adicional.
Um beijo e uma boa viagem!! Volte sempre aqui! =)