Dicas para aprender o idioma alemão
Primeiramente, vamos deixar claro que não há fórmula secreta para aprender idiomas fácil e rápido, o aprendizado de um idioma depende muito da pessoa (se tem facilidade para aprender idiomas ou não e também se tem força de vontade, se tem tempo para se dedicar e ter persistência para aprender). Hoje vamos dar várias dicas para te ajudar a aprender o idioma alemão de forma mais eficiente e talvez mais rápida também, mas tudo depende muito de você, da sua persistência e dedicação ao longo do aprendizado da língua. Todas as dicas foram baseadas na minha experiência em aprender alemão e/ou nas experiências de algumas pessoas próximas que conheço.
Dica 01 – Aprender alemão pode ser desafiante, mas não é impossível!
Vejo muita gente, principalmente pessoas já na fase adulta da vida com seus 40 e poucos anos ou mais, dizendo que alemão é muito difícil, que só criança ou jovem conseguem aprender, que quando atinge uma certa idade não tem como aprender essa língua, porque é muito difícil e totalmente diferente do português. Que o alemão é difícil de aprender e totalmente diferente do português é verdade, mas que é impossível de ser aprendido se a pessoa não for mais jovem, não. O que realmente acontece é que a pessoa acaba tomando isso como verdade e cria um bloqueio em aprender a língua e aí não tem jeito, pode fazer anos de curso de alemão que não vai conseguir aprender por causa desse bloqueio já criado. Não há nada que o ser humano não possa aprender se tiver vontade de aprender e dedicação. Então acredite que você pode sim aprender um novo idioma, independente da sua idade ou dificuldade, tire aos poucos esse bloqueio que você criou na sua mente e se dedique muito e verá os resultados mais cedo do que você imagina.
Dica 02 – Faça algum curso de alemão, até mesmo online!
Para quem não tem tempo de fazer um curso de alemão toda semana em um mesmo horário, faça algum curso de alemão online. Ha várias possibilidades de curso online que você pode fazer no horário que preferir, sem sair de casa. Comece o curso pelo básico até chegar nos níveis mais avançados. Se dedique ao curso, sempre treinando um pouco do que aprendeu todos os dias da semana para não esquecer. Essa dica é valiosa, pois como a língua é muito diferente do português, se você não treinar todo o dia algo que aprendeu (nem que seja uma rápida revisão antes de dormir), muito provavelmente você irá esquecer aos poucos muito do que aprendeu nos cursos.
Dica 03 – Tente encontrar músicas, livros e filmes em alemão do seu gosto
Esse item é bastante importante para aprender o idioma mais fácil e rápido. Principalmente ouvir músicas e ver filmes em alemão! Uma vez lendo uma matéria sobre a capacidade do aprendizado de novos idiomas, li que o ouvido humano é capaz de ouvir e entender todos os idiomas do planeta, mas o que acontece é que se a pessoa nasce no Brasil, por exemplo, e vive a vida toda lá, vai ouvir somente o português. Então o ouvido dessa pessoa está acostumado a ouvir somente as palavras e fonética deste idioma. Por isso que quando vamos ao Japão ou à Alemanha, sem falar japonês ou alemão, não conseguimos nem repetir o que algum japonês ou alemão falam, pois nem conseguimos identificar as palavras dentro da frase, a gente ouve como se fosse vários ruídos juntos, pois nosso ouvido não esta acostumado com aquelas palavras e fonética tão diferentes das nossas. O segredo é então acostumar o ouvido com essa nova língua, ouvindo o tempo todo músicas em alemão ou filmes também, isso ajuda muito. Você verá como ficará mais fácil para assimilar as novas palavras que for aprender em alemão e como ficará mais fácil de entender alguém falando esse idioma com você. E há várias músicas e filmes legais em alemão, não existe só música de Rock pesado ou Heavy Metal em alemão e não existe só filmes sobre a segunda guerra mundial também não. Aqui há músicas pop, românticas, eletrônicas, rap, entre outras, muito legais de serem ouvidas! E há filmes de comédia, ação e comédia romântica muito bons também! =)
Dica 04 – Se possível, faça um intercâmbio na Alemanha!
Nem que seja um intercâmbio durante as suas férias, recomendo passar pelo menos 3 meses na Alemanha fazendo um curso de alemão intensivo. Os cursos intensivos aqui são normalmente de segunda a sábado durante a manhã toda ou durante a tarde toda, é bem intensivo mesmo. Você aprende um nível em 1 mês (no Brasil a gente aprende um nível por semestre, ou seja, 3 meses de curso intensivo na Alemanha equivaleria a 1 ano e meio de curso de alemão no Brasil). Então se você for comparar o custo de um curso de alemão durante um semestre no Brasil e o de um mês aqui, fica até mais em conta aprender aqui mesmo. Além disso, como o curso é intensivo e depois da aula você continua tendo contato direto com o idioma alemão, seja nas ruas ouvindo as pessoas falarem, seja no metro, no restaurante ou assistindo a tv, o aprendizado se dá geralmente de forma muito mais rápida. Eu, por exemplo, tinha feito o curso de alemão até o nível B1 no Brasil (nível início do intermediário) e depois fiz 3 meses de curso intensivo aqui. Depois desses 3 meses de curso, eu já conseguia ler livro em alemão, assistir filme e consegui um emprego aqui na Alemanha (como eu estava na faculdade ainda, fazendo um intercâmbio aqui, consegui o meu primeiro estágio em uma empresa que todos só falavam alemão e ninguém falava inglês). Então o curso intensivo aqui na Alemanha ajuda muito a aprender mais fácil e rápido o idioma, mas também depende muito de você e da sua dedicação (atenção: não peguem o meu exemplo e achem que em 3 meses dá para ficar fluente aqui! Cada um é um, e cada um aprende também em um ritmo diferente, além disso eu já tinha uma base do idioma alemão que eu tinha aprendido no Brasil).
Espero que essas dicas tenham te motivado a aprender o tão temido idioma alemão e tenham te ajudado a criar estratégias para melhor aprender a língua. Se você está planejando viajar para a Alemanha ou morar aqui em Munique, acho que os posts abaixo podem te ajudar também. E se quiser um roteiro personalizado e detalhado da sua viagem clique aqui.
Entendendo menus de restaurante na Alemanha
Doces que você não pode deixar de provar na Alemanha
Verdades sobre morar fora – nem tudo são flores!
Tradições de Natal na Alemanha
Roteiro de 15 dias na Alemanha
Desejo boa sorte e muito sucesso, Jessica.
Deixe um comentário