Esse é um tema um pouco polêmico, pois exige uma análise mais aprofundada, não podemos afirmar se Munique tem ou não um custo de vida alta sem antes analisar e considerar alguns fatores importantes. Então hoje irei falar um pouco sobre esses fatores e direi a minha opinião sobre esse tema, conforme as minhas experiências de vida morando aqui.
Munique é realmente considerada uma cidade de alto custo nas estatísticas, mas isso se deve, principalmente, ao alto valor do metro quadrado de casa ou apartamento, seja aluguel ou para compra, em comparação a cidades pequenas aqui na Alemanha. O alto valor do aluguel ou da compra de imóveis, se dá pelo fato da cidade ser altamente populosa, então há sempre muita procura.
Existe a opção de alugar um apartamento para estudante aqui em Munique, que seria uma opção mais barata, mas você tem que ser estudante para poder alugá-lo (seja universitário, mestrando ou doutorando). Os preços estão variando entre 150 a 400 euros por mês nesses apartamentos, com todos os custos de água, energia, aquecimento e internet inclusos (preços referentes ao ano de 2016), então o preço vai depender do tipo de apartamento que você escolher: existem opções com tudo completo: quarto, cozinha e banheiro, como também somente quarto e banheiro, com cozinha comunitária para o uso coletivo de todo o prédio, ou também somente quarto, com cozinha e banheiros coletivos por andar ou por prédio.
Além disso, aqui é muito comum os jovens dividirem apartamentos com pessoas que eles nunca conheceram antes para assim conseguirem pagar um aluguel mais barato, pois dividem o preço de um aluguel por 3 ou até mais pessoas. O aluguel dos apartamentos em Munique estão custando entre 800 a 1200 euros (preços referentes ao ano de 2016 e podendo custar bem mais do que isso, eu dei uma média de preços bons que você ainda consegue achar aqui), também com água, energia, aquecedor e, geralmente, internet inclusos. Então se você for dividir um apartamento, ao menos com uma pessoa, que pode ser seu namorado(a) ou amigo(a) e conseguir um apartamento pelo preço de 800 euros com tudo incluso, você irá pagar 400 euros por mês de aluguel com todos os custos de água, energia, aquecedor e internet inclusos. O que seria um excelente preço para Munique.
Depois do fator moradia, um outro fator importante é a comida, o mercado. Eu tenho a impressão de que o mercado aqui é bem mais barato que no Brasil, pois quando eu morava sozinha aqui, eu fazia compras toda a semana e a conta dava sempre entre 10 a 20 euros. No Brasil, quando eu morava sozinha, a conta dava sempre em torno de 200 a até 300 reais. Mas eu nunca cheguei a comparar produto por produto e preço por preço entre os mercados daqui com os do Brasil, tenho como referência somente esse exemplo de valores das minhas contas no mercado daqui com as do Brasil.
E por último, mas não menos importante, é o fator imposto. Aqui em Munique a gente paga bastante imposto, assim como no Brasil. A diferença é que nós temos um retorno de tudo o que pagamos no imposto: temos segurança, escolas públicas boas (não tendo necessidade de escola particular), universidades de graça (todas as universidades na Alemanha são de graça, o estudante só tem que pagar um valor simbólico no inicio de cada semestre que é para garantir os descontos estudantis e também para adquirir o seu ticket semestral do transporte público, lembrando que isso é em Munique, em outras cidades pode ser que seja diferente e o estudante nem tenha que pagar esse valor semestral), transporte público de alta qualidade e eficiência (não necessitando utilizar carro para se locomover na cidade), plano de saúde (a própria empresa paga o seu plano de saúde e isso vem descontado no salário em forma de imposto. Aqui todo mundo tem que ter um plano de saúde, para quem não trabalha, há planos de saúde mais baratos para estudantes ou o governo paga para quem está desempregado através do auxilio desemprego), infraestrutura de qualidade, shows de música clássica e festivais de verão com entradas gratuitas para a população, dentre outros benefícios.
Então o custo de vida é ou não é alto em Munique? Apesar do sufoco que é para achar apartamento aqui e dos preços cada vez maiores de aluguel, o custo-benefício de morar em Munique acaba sendo realmente bom. Como não precisamos pagar tudo que já pagamos no imposto de novo, como acontece no Brasil, o dinheiro acaba rendendo mais também.
Espero que tenham gostado de saber mais uma curiosidade sobre morar em Munique. Para ler mais posts sobre a vida aqui fora, assim como curiosidades, acesse nossa série: Morar na Alemanha.
Beijo grande, Jessica.
Deixe um comentário