Venha conferir nossas dicas para montar seu roteiro em Coblença (Koblenz), cidade ideal para quem quer conhecer os castelos e vinícolas do Vale do Rio Reno na Alemanha!
Hoje vamos falar de uma cidade, que ficou bastante turística pois é um ponto ideal para quem quer conhecer dois dos castelos mais bonitos da Alemanha: o Castelo Burg Eltz e o Castelo Reichsburg em Cochem, além de também ser ponto ideal para conhecer o belo Vale do Reno, que é repleto de castelos e vinícolas que margeiam o Rio Reno. Essa linda e encantadora cidade é a cidade de Coblença, em alemão: Koblenz, que fica no encontro dos rios Reno (Rhein) e Mosela (Mosel). Venha conferir todas as dicas para visitar Coblença e incluí-la em seu roteiro na Alemanha.
Localização de Coblença | Dicas roteiro Coblença (Koblenz)
Coblença se localiza às margens do Rio Reno (Rhein) e do Rio Mosela (Mosel), possuindo um ponto de encontro entre estes dois Rios chamado de Deutsches Eck ou ”Esquina Alemã”, no estado da Renânia-Palatinado. Se localizando próxima das cidades de Colônia (cerca de 1h10 de carro – 110 km) e Frankfurt (cerca de 1h20 de carro – 122 km). A cidade ficou famosa por ser ótimo local para pernoite para quem quer conhecer os lindos castelos medievais e vinícolas do vale do Rio Reno na Alemanha (em breve teremos post sobre estes castelos e região também), além de se localizar muito próxima de 2 dos castelos mais bonitos da Alemanha: o Castelo Burg Eltz e o Castelo Reichsburg em Cochem. Se tornando ótimo ponto para pernoite para conhecer estes belos Castelos também.
Veja abaixo algumas ofertas de hotéis para se hospedar em Coblença – Koblenz:
O que fazer e visitar em Coblença? Quanto tempo precisa? | Dicas roteiro Coblença (Koblenz)
O centro histórico de Coblença é pequeno e além disso, a cidade sofreu muito com os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, tendo 87% da cidade destruída. Algumas igrejas e construções foram reconstruídas no Pós-Guerra e em apenas 4 horas é possível conhecer o principal da cidade (mas sem entrar em museus ou entrando para fazer uma visita rápida).

Escrituras no chão do centro histórico contando a triste história dos bombardeios da cidade de Coblença no final da Segunda Guerra Mundial (foram 10 mil toneladas de bombas lançadas por ataques aéreos na cidade!).
Principais atrações: Deutsches Eck | Dicas roteiro Coblença (Koblenz)
O Deutsches Eck ou ”Esquina Alemã” acabou virando um símbolo da cidade de Coblença. Há uma estátua enorme do Imperador Guilherme I da Prússia, responsável pela unificação alemã, que marca este lugar e é nesta ”esquina” que os Rios Reno e Mosela se encontram. O interessante também é que é possível notar uma diferença de cores entre os rios nesta junção. O Rio Reno, por exemplo, é o de cor mais azul-esverdeada e o Rio Mosela possui a cor mais amarronzada (veja se você consegue notar isso na foto abaixo). Há também um teleférico muito próximo da Deutsches Eck para subir à Fortaleza Ehrenbreitstein, próxima atração a seguir.

Deutsches Eck com a enorme estátua do Imperador Guilherme I e o encontro do Rio Reno (cor mais azul-esverdeada) com o Rio Mosela (cor mais amarronzada).

Vendo de perto o encontro dos Rios no Deutsches Eck não tinha conseguido ainda distinguir a diferença das cores dos rios. Mas vendo eles de cima, como na foto acima, se consegue distinguir bem as cores diferentes deles.
Principais atrações: Fortaleza Ehrenbreitstein | Dicas roteiro Coblença (Koblenz)
A Fortaleza de Ehrenbreitstein é a segunda maior fortaleza preservada da Europa, foi construída em sua forma atual entre 1817 e 1828. Mas sua origem remonta ao ano 1000. É desta fortaleza que se tem a vista mais bonita para a cidade de Coblença e para o Deutsches Eck (tiramos a foto postada acima do Deutsches Eck de um dos mirantes da Fortaleza). E também há na fortaleza o Landesmuseum Koblenz – Museu Nacional de Coblença com diversas exposições (por exemplo, a história da tecnologia e arqueologia do país e a história da fortaleza) e o Memorial do Exército. Quando eu visitei a Fortaleza, já estava quase no horário de fechar o museu, portanto, só entrei na fortaleza para ver e admirar as vistas dos seus mirantes. Confira aqui os valores e horários de funcionamento da Fortaleza (há tickets combinados Fortaleza + Teleférico, mas se estiver de carro, como eu estive, pode subir à Fortaleza de carro e estacionar o carro no estacionamento da Fortaleza).

A enorme Fortaleza Ehrenbreitstein.

Alguns pátios da Fortaleza.
Principais atrações: Kurfürstliche Schloss – O Palácio Eleitoral | Dicas roteiro Coblença (Koblenz)
Construído desde 1786, este Palácio chegou a ser residência do Imperador Guilherme I da Prússia, na época que ele era ainda um príncipe herdeiro. Mas o Palácio Eleitoral que vemos hoje não é o original, pois foi destruído durante os bombardeios na Segunda Guerra Mundial, então é uma reconstrução. E como o Palácio não pode ser visitado, a não ser que você tenha alugado algum salão ou foi convidado para algum evento nele, recomendamos visitar o Grand Café que há no Palácio e ali sim, você possui acesso livre e pode visitar.

O lindo Palácio Eleitoral.
Principais atrações: Basilika St. Kastor – Basílica de S. Castor | Dicas roteiro Coblença (Koblenz)
A Basílica de São Castor é a mais antiga igreja sobrevivente de Koblenz. Consagrada no ano 836, a igreja foi modificada para a forma atual no século 12. Durante a Segunda Guerra Mundial ela foi danificada e depois da Guerra, restaurada como podemos ver atualmente na cidade de Coblença. Dica: não deixe de visitar os belos jardins que ficam ao lado e fundo da Basílica, são lindos!

Basílica ao fundo na foto com seus lindos jardins.

Basílica vista de frente.
Principais atrações: Altstadt – Centro Histórico | Dicas roteiro Coblença (Koblenz)
Todas as atrações mencionadas acima também estão no centro histórico de Koblenz, mas ficam mais próximas da margem com o Rio. Neste tópico vamos mencionar as principais atrações das pequenas e charmosas ruas do centro histórico da cidade que são: a Igreja de Nossa Senhora (Liebfrauenkirche), Die Vier Türme ou ”as Quatro Torres” (são um conjunto de quatro edifícios históricos, no cruzamento das ruas Am Plan, Löhrstraße, Altengraben e Marktstraße, que foram reconstruídos e restaurados conforme os originais, após a Segunda Guerra Mundial) e a Torre do Relógio da Antiga Loja de Departamentos da cidade (Altes Kaufhaus), onde há uma estátua do Augenroller que move os olhos de um lado para outro e mostra a língua a cada meia hora, para representar uma história antiga da cidade. Conversando com uma senhora que trabalhava em um café ali perto, ela me contou que essa estátua representa um barão ladrão da época chamado de Johann Lutter von Kobern que roubava dos ricos e também dos pobres (há muita gente que diz que ele seria um Robin Hood diferente, pois não roubava somente dos ricos, rs) e que por isso foi preso e condenado a morte, sendo executado na praça em frente a este prédio que possui a estátua do rosto de Johann na torre do relógio. Dizem que nos seus últimos momentos de vida, Johann não mostrou medo algum e ainda revirou os olhos e mostrou a língua ao público momentos antes de ser decapitado na praça.

As famosas Quatro Torres do Centro Histórico.

Charmosas ruas do Centro Histórico de Koblenz.

A Historiensäule ou a ”Coluna de História”, além de linda e enorme, conta a história de Coblença em 10 cenas tridimensionais. Ela também fica no centro histórico da cidade.

A Torre do Relógio com o ”Augenroller”.
Espero que esse roteiro tenha inspirado você e ajudado a planejar a sua viagem na Alemanha. Se você já conhece a cidade de Coblença, conta aqui pra gente nos comentários como foi a sua visita a esta cidade linda! Ainda não conheceu a cidade? Então conta aqui pra gente o que você achou deste post. =)
Continue planejando a sua viagem pela Alemanha com as nossas dicas:
- Leia os nossos posts:
Roteiro de 15 dias na Alemanha
Dicas para um roteiro em Berlim
O que fazer em Colônia – Top 8 atrações imperdíveis
Rota dos Alpes na Alemanha: cidades, atrações e outras dicas importantes
Rota Romântica na Alemanha: cidades, atrações e outras dicas importantes
- Faça a reserva e compra de passeios e entradas em museus e tickets pelo Get your Guide e evite filas e perda de tempo na sua viagem, além de conseguir os melhores preços e ajudar o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
- Faça a reserva do carro para a sua viagem pela Rentcars, conseguindo assim o melhor preço do mercado, além de poder dividir em até 12 vezes e fazer o pagamento na moeda real, economizando sem ter que fazer pagamento de IOF e ainda ajuda o nosso blog a crescer e continuar produzir conteúdo de qualidade para você.
- Faça a reserva da sua acomodação na Alemanha conseguindo os melhores preços e ofertas pelo site da Booking e ajudando dessa forma o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
>> Se você possui ainda dúvidas para montar o seu roteiro de viagens, envie um email para contato@degusteseudestino.com.br que tiramos todas as suas dúvidas através do nosso serviço de consultoria online. Se deseja o planejamento completo, detalhado e personalizado da sua viagem, fazemos com o maior prazer também. Veja mais informações na nossa página: Roteiros Personalizados ou envie um email por gentileza para contato@degusteseudestino.com.br <<
Fontes deste post:
Site oficial da cidade.
Site oficial do turismo em Coblença.
Boa viagem, Jessica.
Deixe um comentário