Dicas básicas para montar o seu roteiro em Berlim!
Hoje vamos ajudar você a montar o seu roteiro em Berlim. Confira primeiro um pouco sobre essa cidade tão incrível: Berlim é a capital da Alemanha e é a maior cidade do país, possuindo uma população de 3,5 milhões de habitantes. Ela é considerada uma das cidades mais interessantes para se conhecer na Europa em termos de história, pois possui muita história ainda recente do século XX (Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria) e muita história antiga (foi capital do Grande Império da Prússia). Após passar por um período longo, intenso e muito triste de Guerras, Berlim pôde dar o seu primeiro suspiro de liberdade e alívio somente há 28 anos atrás com a Queda do Muro de Berlim em 1989. Então é realmente incrível perceber que em menos de 30 anos a cidade e o país se reergueram, possuindo uma das economias mais fortes da União Europeia atualmente, mas carregando sempre cicatrizes desses períodos de guerras.

O Portão de Brandemburgo acabou virando um dos símbolos de Berlim, por tanta história de diferentes épocas estarem associadas a ele e por ter se tornado um símbolo da reunificação alemã também.
E então vamos já para a dica número 01 desse post:
Pela importância de Berlim na história, recomendamos muito um tour guiado pela cidade!! É super importante para conhecer Berlim com maior profundidade e entender melhor a sua história e consequências para os dias atuais.
Clima e melhor época para visitar Berlim:
Isso depende muito, pois há pessoas que não suportam o frio do inverno europeu e passear com neve atrapalharia muito a viagem, mas há pessoas que amam um friozinho e se nevar ainda dá aquele toque mágico a viagem, né? Eu acredito que toda estação tem sua beleza, seus pontos positivos, mas pontos negativos também, avalie principalmente os pontos negativos de cada estação para ajudar a escolher qual período vir para Berlim ou para a Alemanha em geral.
Aqui eu faço uma breve análise de cada estação, do meu ponto de vista, para ajudar vocês a decidirem qual seria a melhor época para vocês virem e montarem o roteiro em Berlim da melhor forma possível:
> Verão (aproximadamente metade de junho a metade de setembro): Pontos positivos – os dias duram mais tempo, pois o sol se põe somente às 21h-22h, então é possível fazer roteiros para conhecer mais coisas em um dia só e não há aquele friozão do inverno, pelo contrário, faz MUITO calor em Berlim no verão. Pontos negativos – como é alta temporada, a cidade fica mais cheia ainda de turistas, com filas para atrações e engarrafamentos pelas estradas na Alemanha (inclusive nas pistas de alta velocidade – Auto Bahn) e para quem não gosta do calor, se prepara porque faz muito calor no verão em Berlim e na Alemanha em geral.

A linda Catedral de Berlim e rio Spree em um dia ensolarado de verão.
> Inverno (aproximadamente metade de dezembro a metade de março): Pontos positivos – há neve por toda a cidade, dando um toque mágico a sua viagem e se estiver vindo perto do Natal, há as lindas feiras de natal em Berlim e em toda a Alemanha. Pontos negativos – os dias são mais curtos, pois o sol se põe mais cedo entre 16h a 18h (depende se estiver vindo no inicio ou final de inverno) e para quem não gosta de passear no frio, não vai gostar nada de passear com temperaturas negativas no inverno em Berlim.

A linda Catedral de Berlim sendo bela no inverno também. Fonte.
> Outono (aproximadamente metade de setembro a metade de dezembro) ou primavera (aproximadamente metade de março a metade de junho): Pontos positivos – possuem temperaturas mais amenas, nem muito frio nem muito quente e a beleza natural dessas duas estações é um espetáculo a parte. Pontos negativos – o clima fica muito imprevisível e variável, tendo muitos dias de chuva e céu nublado que podem atrapalhar os passeios por Berlim.

Catedral de Berlim linda também no outono e primavera. Fonte foto outono. Fonte foto primavera.
Quantos dias ficar em Berlim?
Essa é uma pergunta muito comum de se fazer quando estamos planejando uma viagem, mas a resposta vai depender muito do que o viajante quer conhecer. Recomendamos, no mínimo, 3 dias para conhecer o principal de Berlim. Mas vai depender muito do que você vai querer conhecer da cidade, principalmente sobre quais museus (e Berlim tem muitos!) e atrações vai querer entrar e visitar, além disso, é possível fazer bate-volta a Dresden e aos palácios prussianos em Potsdam, sendo necessário 1 dia inteiro para cada um desses passeios. Obs: se você fizer um tour guiado bate-volta a Potsdam poderá gastar menos tempo para conhecer e é possível então conhecer o mais importante dos palácios em 5h de passeio.
O que comer em Berlim?
Berlim atualmente é uma sociedade bastante mestiça e você vai ver restaurantes de culinárias diversas por toda Berlim: comida turca, indiana, tailandesa, italiana e por ai vai. Mas um prato (na verdade, é um lanche mesmo) que é bastante tradicional até hoje em Berlim é a famosa: Currywurst, que consiste em salsicha cortada com molho de tomate, ketchup e curry acompanhada tradicionalmente por batata-frita. É um lanche original de Berlim e muito apreciado pelos berlineses e é realmente uma delícia!!

Tradicional currywurst berlinense.
Outro prato muito tradicional de Berlim, mas que eu particularmente não gostei muito, pois achei muito gordurento, é o Eisbein mit Sauerkraut – joelho de porco com chucrute. Mas atenção, o joelho de porco na Alemanha possui 2 nomes diferentes: Eisbein é como é preparado em Berlim e regiões mais ao norte da Alemanha, que é o joelho de porco cozido, que eu particularmente acho muito gordurento e Schweinshaxen é o nome utilizado em Munique, na região da Baviera e em regiões próximas daqui que é o joelho de porco assado, sequinho, sem gordura (somente há a gordura que envolve a carne que fica sequinha parecendo um torresmo). Mas em Berlim atualmente muitos restaurantes fazem tanto o cozido – Eisbein como o assado – Haxen. Eu mesma provei um assado delicioso em Berlim, que considero um dos melhores que já comi na Alemanha! Veja o post indicando o restaurante e esse prato em Berlim: O restaurante mais antigo de Berlim – Zur Letzten Instanz.
E veja o nosso post: Onde e o que comer em Berlim – comidas típicas e tradicionais para mais dicas gastronômicas em Berlim.

O delicioso joelho de porco assado com cama de repolho roxo temperado do Restaurante Zur Letzten Instanz.
O que fazer e conhecer em Berlim?
Fizemos um post só sobre esse tema, para esse post não ficar muito longo. Clique aqui para ler o post completo: Top 10 atrações em Berlim – o que você não pode deixar de conhecer.
Gostaram das dicas básicas para montar melhor um roteiro em Berlim? Espero que esse post tenha ajudado. =)
Continue planejando a sua viagem em Berlim e na Alemanha com as nossas dicas:
- Leia os nossos posts:
Onde e o que comer em Berlim – comidas típicas e tradicionais
Fassbender & Rausch – incrível experiência gastronômica em Berlim
O restaurante mais antigo de Berlim – Zur Letzten Instanz
Roteiro de 15 dias na Alemanha
Posts sobre a Rota Romântica
Hotéis em Munique ”BB” – Hotel Bom e Barato!
Posts sobre a Rota dos Alpes
Posts sobre os Castelos mais bonitos da Alemanha
Posts sobre os Lagos mais bonitos da Alemanha
Posts com outras dicas gastronômicas da Alemanha
- Faça a reserva e compra de passeios e entradas em museus pelo Get your Guide e evite filas e perda de tempo na sua viagem, além de conseguir os melhores preços e ajudar o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
- Faça a reserva do carro para a sua viagem pela Rentcars, conseguindo assim o melhor preço do mercado, além de poder dividir em até 12 vezes e fazer o pagamento na moeda real, economizando sem ter que fazer pagamento de IOF e ainda ajuda o nosso blog a crescer e continuar produzir conteúdo de qualidade para você.
- Faça a reserva da sua acomodação na Alemanha conseguindo os melhores preços e ofertas pelo site da Booking e ajudando dessa forma o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
>> Se você possui ainda dúvidas para montar o seu roteiro de viagens, envie um email para contato@degusteseudestino.com.br que tiramos todas as suas dúvidas através do nosso serviço de consultoria online. Se deseja o planejamento completo, detalhado e personalizado da sua viagem, fazemos com o maior prazer também. Veja mais informações na nossa página: Roteiros Personalizados ou envie um email por gentileza para contato@degusteseudestino.com.br <<
Boa viagem, Jessica.
Deixe um comentário