Dinkelsbühl é uma das raras cidades na Alemanha que sobreviveu intacta às duas Guerras Mundiais, preservando todo o seu centro histórico medieval!
Dando continuidade a série Rota Romântica na Alemanha aqui no blog, hoje vamos falar de uma cidade que acabou me conquistando e virou minha preferida da Rota Romântica (quase empatando com Rothenburg ob der Tauber), o nome dela é Dinkelsbühl. Essa cidade sobreviveu incrivelmente intacta tanto à Primeira como à Segunda Guerra Mundial! O seu centro histórico foi completamente preservado e é um dos mais importantes monumentos culturais da Europa! É incrível como todas as casas e construções da antiga cidade medieval são tão bem cuidados até hoje, a cidade parece mesmo um grande cenário para filmes medievais ou para filmes de contos de fada. Não parece real de tão linda que é.
Localização de Dinkelsbühl
Dinkelsbühl, assim como Rotemburgo, fica localizada no estado da Baviera aqui na Alemanha, na região da Francônia. A Francônia por sua vez, é uma região que fica no norte da Baviera. É possível fazer um bate-volta de carro ou trem para Dinkelsbühl se você estiver em Munique ou em Frankfurt e não tiver tempo para fazer a rota romântica toda, mas quer muito ao menos conhecer essa cidade tão linda e encantada. Ela fica a cerca de 2h40 de carro de Frankfurt (230 km) e a cerca de 2h de carro de Munique (161 km).
Um pouco da história da cidade
Ainda no ano 730 o reinado da Francônia decidiu construir um túnel para garantir duas rotas comerciais importantes da época que acabou virando uma pequena vila chamada Dinkelsbühl. Mas a primeira vez que a cidade é menciona com o nome Dinkelsbühl em documentos é somente no ano de 1188, quando a pequena vila já estava crescendo e se tornando uma cidade. Já as muralhas que a gente vê hoje na cidade remontam do ano 1372 e boa parte dela é original, preservada deste ano. Por fim, Dinkelsbühl sobreviveu intacta à Guerra dos Trinta Anos (apesar de ter perdido o seu valor comercial e riquezas com essa guerra) e saiu intacta aos bombardeios durante a Primeira e Segunda Guerras Mundiais.
Por isso, Dinkelsbühl possui um valor cultural enorme para a Alemanha e Europa e é na minha opinião, a cidade mais linda da Rota Romântica. É difícil acreditar que a cidade é real e que tem pessoas que moram naquelas casinhas tão perfeitas, mas dei a sorte de cruzar com uma moradora quando ela estava entrando na sua casinha e aproveitei para perguntar sobre como era morar ali. Ela me explicou que há uma lei na cidade em que os moradores são obrigados a manter a fachada de suas casas de acordo com as regras da prefeitura para manter a aparência das casas do período medieval, mas o interior das casas e prédios pode ser moderno e eles possuem o direito de fazer o que quiserem. Além disso, se pode obter ajuda da prefeitura para manter a fachada da sua casa ou apartamento bem cuidada, por isso que a cidade é toda impecável.

Uma casinha mais linda que a outra.

Lindos detalhes das fachadas e cada uma com flores muito bem cuidadas também.
Acesso à cidade medieval de Dinkelsbühl – Estacionamentos
O acesso à cidade antiga de Dinkelsbühl se dá através dos seus antigos portões medievais, pois ela é toda murada pela sua antiga muralha medieval. Perto de cada portão medieval (são 4 no total) há grandes estacionamentos chamados de P1, P2, P3 e P4 que são gratuitos. Se deseja estacionar dentro da cidade antiga, poderá estacionar somente por 1 hora o carro na faixa laranja-vermelha do mapa abaixo (clique no link abaixo para abrir o mapa). Nós estacionamos no estacionamento gratuito P2 que fica praticamente em frente ao portão Nördlinger Tor.
Mapa com os estacionamentos P1, P2, P3 e P4. Fonte.
Qual a melhor época para visitar Dinkelsbühl?
Assim como em Rotemburgo, a cidade de Dinkelsbühl por si só já é linda e em qualquer estação apresenta um encanto diferente. No verão e primavera, tem a vantagem dos dias serem na sua maior parte ensolarados com um lindo céu azul e lindas flores, mas no inverno tem o encanto da neve e da pequena, mas linda, mercado de natal da cidade. Já no outono, há o encanto de ver a cidade toda amarelo-avermelhada. Fica a critério do viajante escolher qual estação e temperatura melhor o agrada.
O que fazer e visitar em Dinkelsbühl? Quantos dias ficar?
A cidade medieval de Dinkelsbühl é muito pequena, conseguindo ser menor ainda do que Rotemburgo e tendo menos lojinhas também, então você pode conhecer a cidade toda em algumas horas, vendo todas as suas atrações, entrando nas suas igrejas e lojas também com calma. Se você quiser realmente curtir bem a cidade, seus cafés e belas ruas, aconselharia 1 dia com 1 pernoite, mas em algumas horas já é possível conhecer a cidade toda, seria mesmo para curtir e talvez usar a cidade para descanso também da viagem.
>> Se você estiver em Munique e não tem tempo de fazer a rota romântica, mas quer conhecer ao menos algumas cidades da rota como Dinkelsbühl, venha conhecer todos os encantos dessa cidade em um bate-volta conosco pelo Destino Munique. O bom de fazer um bate-volta com acompanhamento é que otimiza muito o seu tempo na cidade e te ajuda a ver tudo o que Dinkelsbühl tem a oferecer e incluindo outras cidades da rota romântica também no passeio em apenas 1 dia! <<
As principais atrações de Dinkelsbühl são: os 4 portões de entrada para a cidade: Nördlinger Tor, Segringer Tor, Rothenburger Tor e Wörnitz Tor (esse foi o portão que achei mais bonito e ele é o mais antigo dos quatro), a igreja St. Paulskirche (bonita por fora, mas por dentro é bem simples e moderna, não gostei muito do seu interior), a Catedral de São Jorge (Münster Sankt Georg) e a praça principal da cidade Marktplatz com o antigo Mercado de Vinhos – Weinmarkt, onde se destacam 5 construções coloridas do século XVII que viraram a parte mais fotografada da cidade: a Gustav-Adolf-Haus (antigamente servia de casa de pesagem e alojamento para os visitantes da cidade, mas atualmente é a sede da biblioteca municipal – Stadtbibliothek Dinkelsbühl), hospedaria Zur Glocke (hoje é uma hospedaria, mas antigamente era o lar de membros da aristocracia durante o Sacro Império Romano-Germânico), Deutsches Haus (possui uma das mais belas fachadas do Renascimento alemão e atualmente funciona como um hotel), uma farmácia – St. Georg Apotheke e Schranne (antigamente funcionava como armazém de cereais e como mercado mais importante da cidade).

Portão Nördlinger Tor.

O portão mais antigo (e mais bonito na minha opinião): o Wörnitz Tor.

Igreja St. Paulskirche a esquerda na foto.

A linda e antiga Catedral de São Jorge.

Interior da Catedral de São Jorge.

Praça principal Marktplatz com suas 5 lindas construções coloridas que viraram o cantinho mais fotografado de Dinkelsbühl.

É possível fazer também um passeio de carruagem pela cidade.
Espero que esse roteiro tenha inspirado você e ajudado a planejar a sua viagem na Alemanha. =)
Continue planejando a sua viagem:
- Faça a reserva e compra de passeios e entradas em museus pelo Get your Guide e evite filas e perda de tempo na sua viagem, além de conseguir os melhores preços e ajudar o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
- Não fique sem internet na sua viagem, sem depender de wifi também, comprando um chip da EasySim4u e tendo internet ilimitada! Eles possuem acordo com as principais telefonias europeias, oferecendo internet de qualidade em cada país. Veja os planos e escolha aquele que atenda melhor a sua viagem e ainda ajuda o nosso blog a crescer e continuar produzindo conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
- O seguro viagem na Alemanha e na maioria dos países na Europa é obrigatório! Não deixe de fazer o seu logo. Uma ótima dica é olhar no site da Seguros Promo, pois lá você pode fazer uma comparação detalhada de maneira fácil e rápida, conseguindo o melhor custo-benefício para a sua viagem e sem pagar nada a mais por isso, além de ajudar o nosso blog a continuar produzir conteúdo de qualidade para você. Utilize o nosso cupom de desconto: DEGUSTE5 para ter 5% de desconto!
- Faça a reserva do carro para a sua viagem pela Rentcars, conseguindo assim o melhor preço do mercado, além de poder dividir em até 12 vezes e fazer o pagamento na moeda real, economizando sem ter que fazer pagamento de IOF e ainda ajuda o nosso blog a crescer e continuar produzir conteúdo de qualidade para você.
- Faça a reserva da sua acomodação conseguindo os melhores preços e ofertas pelo site da Booking e ajudando dessa forma o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
- Leia os nossos posts:
Rota Romântica na Alemanha: cidades, atrações e outras dicas importantes
Rothenburg ob der Tauber: a cidade dos contos de fada na Rota Romântica
Castelo Neuschwanstein: o Castelo da Cinderela na vida real
Castelo Hohenschwangau: belo Castelo vizinho ao famoso Castelo Neuschwanstein
Castelo Linderhof: único Castelo concluído pelo ”Rei Louco” da Baviera
>> Se você possui ainda dúvidas para montar o seu roteiro de viagens, envie um email para contato@degusteseudestino.com.br que tiramos todas as suas dúvidas através do nosso serviço de consultoria online. Se deseja o planejamento completo, detalhado e personalizado da sua viagem, fazemos com o maior prazer também. Veja mais informações na nossa página: Roteiros Personalizados ou envie um email por gentileza para contato@degusteseudestino.com.br <<
Fontes desse post:
Site oficial da cidade de Dinkelsbühl.
>> Confira também o que os nossos viajantes contam sobre os nossos serviços em Depoimentos. 🙂
Boa viagem, Jessica.
Deixe um comentário