Venha conferir todas as nossas dicas e informações úteis para visitar os parques da Disneyland Paris!
Eu já havia ido 3 vezes a Paris, mas ainda nunca tinha visitado a Disneyland Paris, mesmo sendo super fã dos filmes da Disney. O motivo foi falta de tempo mesmo, pois nas vezes que estive em Paris o período mais longo foi de 5 dias, as outras vezes foram bem curtas: 2 e 3 dias, então não tive como encaixar a ida a Disney nos roteiros. Mas esse ano (novembro, 2017) finalmente realizei meu sonho de infância de visitar a Eurodisney (como era antigamente chamada) e superou todas as minhas expectativas! É realmente um lugar mágico em que você volta a ser criança. E no post de hoje vamos dar dicas valiosas para você aproveitar os dois parques da Disneyland Paris, mesmo se o tempo estiver frio como estava na minha visita em novembro de 2017.
Localização e como chegar a Disneyland Paris
A Disneyland Paris é composta por um complexo de hotéis da Disney e seus dois parques: o Parque Disneyland e o Walt Disney Studios. Esse complexo da Disney fica localizado a 30 km de Paris, na cidade de Marne la Vallée. A partir de Paris há 3 possibilidades de acesso ao complexo da Disneyland:
– Há um ônibus especial chamado Magical Shuttle que liga os aeroportos de Paris Charles de Gaulle e o Orly diretamente a Disneyland e seus hotéis. Compre aqui os tickets para utilizar o Magical Schuttle.
– Alugar um carro ou contratar um transfer privativo para o seu grupo. Recomendamos a Rentcars para aluguel de carros, pois eles oferecem preços muito bons com a possibilidade de parcelamento em até 12 vezes, além de fazer o pagamento na moeda real, economizando sem ter que fazer pagamento de IOF.
– De metrô, linha RER A com destino a Marne-la-Vallée-Chessy (leia com atenção a tela que mostrará a direção que o RER A está indo, pois ele se bifurca e termina em estações diferentes, lembre-se que você tem que pegar o que está indo para Marne-la-Vallée-Chessy e vai ter o desenho da cabeça do Mickey ao lado desse nome, veja foto a seguir para melhor entendimento). Você pode pegar o RER A nas estações: Gare de Lyon, Auber, Châtelet Les Halles, Nation e Charles de Gaulle Etoile em Paris, pois ele passa por essas estações e o ticket que você precisa comprar tem que valer para as zonas 1 a 5. Se você comprar o ticket ida e volta custará 15,20 euros por pessoa (7,60 euros a ida e 7,60 euros a volta). Mas há outras possibilidades de tickets que podem sair mais em conta. Como eu fiquei 5 dias em Paris e iria também para o aeroporto no meu último dia na cidade (o aeroporto também fica na zona 5), foi mais vantagem para mim comprar o ticket passe Navigo Decouverte de 1 semana valendo para as zonas 1 a 5 (custou 27,80 euros no total e vale para uso ilimitado de transporte público em Paris durante 1 semana). Se for comprar o passe Navigo Decouverte, lembre de trazer uma foto 3×4 para colocar no cartãozinho que eles fazem para você usar como passe nos transportes públicos.

Placa indicando a direção que o metrô RER A está indo. Observem o desenho do mickey ao lado do nome da estação final de destino, eles sinalizam dessa forma para facilitar a identificação. E observem também que o metrô que está vindo no momento em que tirei a foto vai para a Disney e que o próximo vai vir às 9h44.

Passes Navigo Decouverte frente e verso (o do meu marido coloquei o verso para vocês verem como é).
Parques Disneyland e Walt Disney Studios – qual ticket comprar?
Você pode comprar o ticket para visitar o parque Disneyland em 1 dia e o ticket para visitar o Walt Disney Studios em outro dia ou pode comprar um ticket que dá direito a visitar os dois parques em um dia só. Nós compramos o ticket que dá direito a visitar os dois parques em um dia só, pois só poderíamos tirar um dia do nosso roteiro para a Disney. Se a gente tivesse mais tempo em Paris, com certeza compraríamos um ticket para visitar cada parque em dias diferentes, pois ficaria um passeio muito mais tranquilo.
Conseguimos ver tudo o que os dois parques tinham a oferecer no dia da nossa visita a Disneyland Paris. E como fomos em novembro, o parque fechava mais cedo, mas em compensação não estava super lotado como geralmente fica no verão, então as filas para as atrações estavam bem tranquilas. Isso nos ajudou bastante a otimizar o tempo nos parques. Além disso, chegamos cedo, no horário de abertura dos parques, não perdemos tempo comendo em restaurantes, sempre que um de nós sentia fome, comprava alguma besteirinha em algum dos tantos quiosques espalhados pelos parques vendendo waffles e pipocas. Foi corrido, mas conseguimos ver tudo o que queríamos dos dois parques.
Se você estiver em grupo grande e/ou com crianças, recomendo reservar dois dias no roteiro para a Disney, um dia para cada parque, pois realmente fica muito difícil administrar o tempo bem com grupos maiores e com crianças, além de acabar se tornando um passeio estressante. Eu fui somente com meu marido, chegamos cedo, não comemos em restaurantes, não pegamos filas grandes e mesmo assim foi corrido, então imagine com mais pessoas ou com crianças, parando para comer em restaurante e pegando filas grandes? Mas se o intuito seria somente conhecer um pouco dos dois parques da Disney e você realmente não tem tempo para reservar 2 dias do seu roteiro somente para os Parques, comprar o ticket de um dia valendo para os 2 parques seria então uma ótima opção. No final, o que importa e pesa na decisão é o que você e o seu grupo querem conhecer dos parques e quanto tempo terão para isso.
Informação útil: compre já o seu ticket para os parques da Disneyland Paris abaixo:

Mapa do Parque Walt Disney Studios. Fonte.

Índice de atrações do mapa acima do Parque Walt Disney Studios. Fonte.

Mapa do Parque Disneyland. Fonte.

Índice de atrações do mapa acima do Parque Disneyland. Fonte.
Parques Disneyland e Walt Disney Studios – principais atrações e dicas para não pegar fila
O Parque Disneyland é maior do que o Walt Disney Studios e possui o castelo da bela adormecida, onde ocorre o lindo show no horário de encerramento do parque: o Disney Illuminations (esse show é o melhor de todas as atrações da Disney! Mas vou falar mais sobre ele no final desse tópico). Por esse motivo, começamos a nossa visita no Parque Walt Disney Studios e depois fomos para o Disneyland para ficar até o encerramento do parque e assistir ao show.
Dica: Algo que também vai te ajudar muito a se organizar e a decidir em quais atrações ir é pegar um mapa dos parques logo na entrada deles. E a seguir, vamos dar nossas dicas e sugestões das melhores atrações.
O Parque Walt Disney Studios possui mais brinquedos velozes para adultos e como eu não gosto desse tipo de brinquedo (tenho pânico de altura, ainda mais se for descer com velocidade, rs), não curti muito esse parque. Mas já meu marido que curte esse tipo de brinquedo, gostou muito desse parque e foi em quase todos os brinquedos, rs. O que ele mais gostou foi o The Twilight Zone Tower of Terror (uma torre que você sobe como se fosse em um elevador com bastante efeito 4D especial e que desce muito rápido). E a atração que mais gostei foi o Ratatouille: The Adventure (você passeia pelos cenários do filme com efeitos 4D), que é mais recomendado para crianças, mas eu adorei! hehehe.
Já o Parque Disneyland, além de ser enorme e divido em vários cenários de filmes da Disney lindos, possui muitos shows e desfiles ao longo do dia pelo parque e foi isso o que mais me encantou nele. Como fui em novembro, estava tendo desfiles de Natal com os personagens da Disney e foi uma das coisas mais lindas que já vi! É muito mágico e ao final do desfile não só eu estava chorando, mas vi também várias mulheres e meninas limpando as lágrimas dos rostos. Além disso, é nesse parque que acontece o show mais esperado: o Disney Illuminations que começa sempre no horário de encerramento do parque no castelo da bela adormecida. Esse show é uma das coisas mais lindas que já vi também: com um show de lasers é reproduzido cenas dos filmes de maior sucesso da Disney com frases bastante emocionantes, além de fazerem um show com as águas das fontes em frente ao castelo com lindos fogos de artifício. Super dica: chegue 1 hora antes do parque fechar e já pegue um lugar legal para assistir o show (eu cheguei 2 horas antes e já tinha gente esperando para guardar lugar para assistir o show, mas com 1 hora de antecedência ainda é possível encontrar lugar legal).
As atrações que mais gostamos do Parque Disneyland foram: o labirinto da Alice – Alice’s Curious Labyrinth (me senti no filme da Alice e cantei junto todas as músicas que tocaram do filme no labirinto, pareci uma criança, rs), Indiana Jones and the Temple of Peril (não fui nesse, mas meu marido foi e ficou entre os favoritos dele), Pirates of the Caribbean (passeio de barco dentro de uma caverna onde há bonecos do filme que pareciam gente de verdade, é tudo muito bem feito, ficou em primeiro lugar dentre todos os outros brinquedos desse parque para mim e meu marido).
Dicas para não pegar fila: se tiver filas muito grandes no dia da sua visita, uma ótima opção é pegar o ”Fastpass”, ele é gratuito e as principais atrações possuem esse sistema. Ele funciona da seguinte maneira: em frente a cada atração que aceita o Fastpass, há uma máquina onde você escaneia o seu ticket do parque da Disney e ela imprimirá um ticket com um horário que você deverá voltar a atração e entrará sem pegar nenhuma fila naquele horário. Então uma boa estratégia é fazer um Fastpass para todas as atrações mais disputadas logo que chegar no parque.
Eu e meu marido nem chegamos a fazer um Fastpass, pois as filas estavam quase sempre pequenas. Quando pegamos filas grandes, havia a possibilidade de irmos como Single Riders, que é outra maneira de pular fila. Na maioria das atrações há uma fila intitulada como ”Single Riders”, essa fila sempre é menor do que a fila normal, mas indo nela você vai ser encaixado quando tiver poucas vagas no brinquedo que não podem ser preenchidas por causa de grupos que não querem se separar. Eu ainda tive a sorte de ir junto com meu marido quando entramos na fila de ”Single Riders”, porque o normal seria irmos separados, mas sobrou 2 vagas no brinquedo, pois na fila normal tinha um grupo de 4 pessoas que queriam ir juntas e deixaram as vagas em aberto.

Linda entrada para o Parque Disneyland.

Castelo da Bela Adormecida todo iluminado logo antes de começar o show Disney Illuminations.

Uma das atrações que mais gostei no Parque Disneyland: o labirinto da Alice no País das Maravilhas! Subindo no castelo da Rainha Má da foto a direita se tem uma vista linda do Parque!

Linda vista do Parque que se tem do alto do castelo da Rainha Má no Labirinto da Alice.

É possível conhecer o dragão do filme da bela adormecida na caverna que há no subsolo do castelo! Incrível como tudo parece tão real, né?

Castelo da Bela Adormecida.

Adoramos também essa loja de souvenirs da Star Wars.

Infelizmente perdi o vídeo que fiz do show Disney Illuminations, mas tenho ao menos essa foto do finalzinho do show.
Disneyland Paris em novembro e dezembro – clima de Natal e dicas para aguentar o frio
Vale a pena visitar a Disneyland Paris em novembro, dezembro ou janeiro? Mas não escurece muito cedo? Mas não faz muito frio? Eu ouvi essas perguntas de amigos e seguidores quando fui para a Disney em Paris agora em novembro (2017), então queria escrever sobre isso para explicar que vale muito a pena. Ainda mais se você está indo em novembro ou dezembro, pois a Disney fica ainda mais mágica toda decorada de Natal e com seus lindos e emocionantes desfiles de Natal também.
Escurece mesmo mais cedo nesses meses e os parques fecham mais cedo, mas se você chega no horário de abertura dos parques (às 10h em novembro), dá para aproveitar bem o dia. E ainda tem a vantagem de não pegar muitas filas, pois é baixa temporada. Quando escurecer também não é ruim, pois os parques ficam todos iluminados com decorações natalinas lindas, então dá para curtir essa magia do Natal na Disney também, o que é um diferencial dessa época.
Quanto ao frio, faz realmente muito frio. Ainda mais porque a Disney é toda aberta e você ficará o tempo todo passeando a céu aberto. Mas vá bem agasalhada(o), mesmo se não estiver nevando e você não passará dificuldades por causa do frio. Leia também o nosso post com muitas dicas de roupas e estratégias para aguentar o frio do inverno europeu: Inverno na Europa: guia de sobrevivência para viajar no inverno europeu.

Linda decoração de Natal no Parque Disneyland.

Mais uma foto da decoração natalina do Parque Disneyland.
Horário de abertura e encerramento dos Parques | Disneyland Paris
Os horários de abertura e encerramento dos parques são diferentes dependendo do mês que você vai visitá-los. Em novembro, 2017, quando eu fui, os dois parques abriam às 10h da manhã e o Walt Disney Studios fechava às 17h, enquanto que o Disneyland às 19h. Mas em dezembro, 2017, o parque Walt Disney Studios encerra às 20h e o parque Disneyland às 22h (e os dois abrem às 10h da manhã, como em novembro). Confira aqui os horários de abertura e encerramento dos parques para o mês que você deseja visitá-los.
Espero que o post de hoje tenha te ajudado a montar o seu roteiro para visitar a Disney em Paris. =)
Continue planejando a sua viagem com as nossas dicas:
- Leia os nossos posts:
Roteiro em Paris: Top 10 atrações e dicas imperdíveis
Melhores restaurantes em Paris
Melhores confeitarias e cafeterias em Paris: onde comer doces típicos franceses
- Faça a reserva e compra de passeios e entradas em museus e tickets pelos links da Get your Guide no post e evite filas e perda de tempo na sua viagem, além de conseguir os melhores preços e ajudar o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
- Faça a reserva do carro para a sua viagem pela Rentcars, conseguindo assim o melhor preço do mercado, além de poder dividir em até 12 vezes e fazer o pagamento na moeda real, economizando sem ter que fazer pagamento de IOF e ainda ajuda o nosso blog a crescer e continuar produzir conteúdo de qualidade para você.
- Faça a reserva da sua acomodação em Paris e na França conseguindo os melhores preços e ofertas pelo site da Booking e ajudando dessa forma o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
>> Se você possui ainda dúvidas para montar o seu roteiro de viagens, envie um email para contato@degusteseudestino.com.br que tiramos todas as suas dúvidas através do nosso serviço de consultoria online. Se deseja o planejamento completo, detalhado e personalizado da sua viagem, fazemos com o maior prazer também. Veja mais informações na nossa página: Roteiros Personalizados ou envie um email por gentileza para contato@degusteseudestino.com.br <<
Boa viagem, Jessica.
Existe algum show de abertura nos dois parques? Gostaria de começar pelo Walt, mas se tiver o show de abertura no Disneyland não quero perder. Deve ser emocionante.
Show de abertura não, mas há sim um lindo show de encerramento como mencionei no post =)
Agora em agosto o parque fecha as 23 hs , consigo assistir ao illuminations e ainda pegar o trem de volta a Paris ?
Acredito que sim, pois a linha de metrô RER A que liga a Disney ao centro de Paris funciona até meia-noite geralmente. Mas tem que ficar atento ao horário para não perder o ultimo metrô que sai da Disney por volta de meia noite (se não me engano o último sai às 00h06, mas é sempre bom checar antes os horários no dia do seu passeio)