A gastronomia escocesa é bastante peculiar e apesar de receber influência da gastronomia inglesa, há sim pratos bastante autênticos e alguns pratos, confesso, tem que ter coragem para experimentar! No post de hoje iremos fazer um guia sobre o que comer na Escócia com doze pratos típicos escoceses que você não pode deixar de provar na sua viagem.
1 – Scottish Breakfast – típico café da manhã escocês
Não só o café da manhã, mas a comida tradicional escocesa no geral, consiste em muita proteína e gordura, talvez por ser uma país localizado em uma região em que o inverno é longo, a dieta dos escoceses precise ser mais farta nesse sentido. Então o café da manhã típico escocês consiste em ovos, bacon, tomates grelhados, salsichas, feijões, torradas e black pudding (não tem nada a ver com pudim, ele é na verdade uma linguiça feita de sangue de porco, aveia, gordura e especiarias). Ah, e para os vegetarianos, os escoceses também adoram comer cogumelos em seu café da manhã, portanto, provavelmente haverá também essa opção no hotel ou outro local que você for comer.
Depois de um café da manhã desses, você não vai sentir fome tão cedo e é por isso que os escoceses normalmente não comem muito no almoço como nós. Eles normalmente fazem um lanche mais leve no almoço e jantam uma comida mais farta à noite. Eu particularmente não sinto muita fome pela manhã e por isso não comi esse típico café da manhã escocês nas minhas duas viagens na Escócia.

Café da manhã típico escocês. Fonte.
2 – Porridge
Ainda se falando em café da manhã, algo muito típico nessa refeição na Escócia é o Porridge. Ele é uma espécie de mingau de aveia, mas não é muito doce. Eu comi uma vez só e achei com um gosto muito neutro, não gostei muito e não provei mais em lugar nenhum. Mas talvez provei em um local que não faz um bom porridge, pois os escoceses amam ele, então deve ter algum local que faz um bom e eu não dei a sorte de conhecer ainda. Então não deixe de provar e tirar a sua própria conclusão sobre ele.

Porridge. Fonte.
3 – Fish and Chips
Na verdade, esse prato é típico inglês mas se popularizou por todo o Reino Unido. Ele consiste em peixe a milanesa com batatas fritas.

Fish and Chips.
4 – Salmão
A Escócia, Noruega e Dinamarca são os maiores produtores de salmão da Europa, então você não pode deixar de provar o autêntico salmão escocês na Escócia. Há muitas variações da preparação do salmão nos restaurantes escoceses, dentre elas um bolinho de salmão frito como na foto abaixo.
Evite dor de cabeça com malas extraviadas e gastos exorbitantes inesperados em hospitais na sua viagem. Faça o seu seguro viagem já! Uma ótima dica é olhar no site da Seguros Promo, pois lá você pode fazer uma comparação detalhada de maneira fácil e rápida entre planos e seguradoras diferentes, conseguindo o melhor custo-benefício para a sua viagem. Utilize o nosso cupom de desconto: DEGUSTE5 para ter 5% de desconto!

Bolinho de salmão ou salmon fischcake. Fonte.
5 – Haggis
Esse é sem dúvida o prato mais popular escocês, mas tem que ter coragem para prová-lo. O prato consiste em miúdos do carneiro (coração, rim e pulmões) temperados com cebola, aveia e especiarias e era cozido antigamente dentro do estômago do carneiro por algumas horas. Hoje em dia, a maioria dos restaurantes colocam o haggis dentro de uma pele parecida com a da linguiça para passar por esse processo de cozimento. E atualmente o Haggis possui também diversas variações e diferentes acompanhamentos, os acompanhamentos mais tradicionais são com purê de batata e purê de rabanete.
Na minha primeira vez na Escócia, confesso que não tive coragem de provar esse prato tão típico escocês, mas minhas primas que estavam viajando comigo provaram e abaixo está a foto do Haggis que elas pediram. Como se pode ver na foto, ele parece um kibe de carne, não é servido envolto na pele de linguiça que usam para o seu processo de cozimento, mas acredito que isso varia de acordo com o restaurante. Os acompanhamentos foram purê de batata e purê de abóbora.

Haggis com purê de batata e purê de abóbora.
Mas na minha segunda vez na Escócia, tomei coragem e provei o Haggis. Primeiro provei ele como recheio de um Scotch Egg (veja abaixo no próximo tópico o que é um Scotch Egg) e estava uma delícia! Depois em outro restaurante, provei ele como uma entrada acompanhado dos seus acompanhamentos tradicionais: purê de rabanete e purê de batata e para minha surpresa, amei de novo! Provei ele duas vezes para testar e ver se eu gostava mesmo e realmente ele era muito saboroso. Mas tenho que dizer que provei ele em restaurantes bons que faziam uma boa comida tradicional escocesa. Não recomendaria provar Haggis em qualquer restaurante.

Haggis servido como uma entrada em um restaurante que fazia uma boa comida escocesa com refinamento (veja o nosso post sobre Roteiro em Edimburgo Completo para ver mais informações sobre esse restaurante).
6 – Scotch Egg
Normalmente servido como uma entrada, o Scotch Egg ou “ovo escocês” traduzido para o português, consiste em um ovo cozido de gema mole e empanado. Normalmente, entre o empanado e o ovo vem algum recheio. Eu provei um que vinha com recheio de haggis e linguiça de sangue (o black pudding) e estava uma delícia! Nunca pensei que algo que parece tão simples fosse tão saboroso!

O Scotch Egg com recheio de Haggis e linguiça de sangue. Uma delícia!
7 – Tortas de carne
A carne bovina, principalmente a Aberdeen Angus, é muito popular na Escócia. Então além do cozido com carne, eles comem muitas tortas de carne com massa folheada deliciosas. Essa da foto foi uma das melhores tortas de carne que já comi. Em Londres também há muitas tortas de carne, pois é um prato bastante típico em todo Reino Unido.

Torta de carne acompanhada com batatas fritas.
8 – Bangers and Mash
Bangers são salsichas de carne de porco artesanais e Mash seria o purê de batatas. Esse prato também é servido com um molho grosso bem saboroso. No restaurante onde provei, ele foi servido dentro de um Yorkshire Pudding, que é uma espécie de massa leve, então ficou parecendo uma torta aberta com purê e salsichas dentro, como pode ver na foto abaixo. Esse prato é típico da Inglaterra, mas é bastante consumido em todo o Reino Unido.

Delicioso Bangers and Mash servido em um Yorkshire Pudding.
9 – Sticky Toffee Pudding
É uma sobremesa bem tradicional em todo o Reino Unido. Ela consiste em um bolo tipo pão de ló com uma calda grossa de caramelo (por isso o nome: Sticky Toffee) e uma bola de sorvete de baunilha. É a minha sobremesa favorita no Reino Unido. Sempre que tinha ela no menu, eu pedia. Recomendo muito provar ela!!

Um dos tantos maravilhosos Sticky Toffee Pudding que comemos na Escócia.
10 – Victoria Sponge Cake
Essa torta é muito tradicional na Inglaterra, o nome, como você pode imaginar, é em homenagem a Rainha Victoria, mas ela é também bastante consumida em todo o Reino Unido. Essa torta consiste em um bolo de massa branca bem fofo de dois andares com recheio de geléia de framboesa ou morango e creme de baunilha. Normalmente servida no chá da tarde tão típico na Inglaterra, você a encontrará com facilidade nos cafés em Londres e na Escócia também. É a minha torta favorita no Reino Unido. Muito deliciosa, não deixe de provar!

A maravilhosa Victoria Sponge Cake na cafeteria The Elephant House em Edimburgo.
11 – Scone
Muito fácil de encontrar nas cafeterias na Escócia e em todo o Reino Unido na verdade (encontrei sempre Scones nas cafeterias em Londres também). Eles são bolinhos servidos geralmente com geléia de frutas e combina muito bem com um café ou chá, por isso é servido nos tradicionais chás da Tarde em Londres e na Escócia também.

Plain Scone em cima (só o bolinho, sem frutas cristalizadas dentro dele) e Scone com uva passa dentro dele em baixo.
12 – Shortbread
Muito típico em toda a Escócia, você vai ver vendendo várias caixas de Shortbread até nas lojas de souvenirs. Eles são biscoitos maravilhosos que derretem na boca e combina muito com um cafezinho ou chá. Eu confesso que virei a louca dos Shortbreads quando conheci a marca Shortbread House of Edinburgh. Eles possuem diversos sabores, todos uma delícia, mas nenhum supera o sabor tradicional. Essa marca faz os melhores Shortbreads que já comi na Escócia e na vida!! Cheguei a gastar quase 100 euros em uma loja comprando nem me lembro mais quantas caixas deles para trazer na mala, porque amei muito mesmo.

Os melhores Shortbreads da vida! Se encontrarem essa marca na sua viagem na Escócia, pode comprar para provar e depois me escreve aqui me contando se concorda comigo.
Gostaram das nossas dicas gastronômicas da Escócia? Recomendo não se assustar com o Haggis ou com o café da manhã escocês que são comidas tão diferentes das nossas e tentar ao menos provar de tudo um pouco, pois o divertido e legal de viajar é conhecer um pouco da cultura e gastronomia local, não é mesmo? A Escócia possui muitos restaurantes e pubs maravilhosos. Para quem gosta de doces, gostei de todas as sobremesas que comi lá, não deixe de provar as tradicionais que coloquei aqui na lista.
A Escócia também é conhecida pelos seus maravilhosos whiskeys, então não deixe de fazer um tour no Scotch Whiskey Experience em Edimburgo para conhecer melhor a história do produto mais famoso da Escócia com degustação de Whiskey inclusa, podendo aprender a degustar melhor um bom whiskey com especialistas no assunto. O guia fala inglês, mas eles possuem audio-guia em português no local, tudo sincronizado com o que o guia fala. Nós fizemos esse tour na nossa última viagem a Edimburgo em Novembro 2019 e recomendamos muito!!

Whiskeys que podemos escolher para provar ao final do tour (primeira foto), copo que vem de brinde ao final do tour e o áudio-guia (segunda foto) e a loja da Scotch Whisky Experience (duas últimas fotos).
Mas se você possui pouco tempo em Edimburgo e quer conhecer mais da Escócia e sobre o Whiskey também, recomendo a excursão ao Lago Ness, incluindo as terras altas e uma visita a uma destilaria de Whiskey com degustação opcional e guia falante inglês. E se você estiver em Glasgow, recomendo fazer um tour gastronômico do whiskey que inclui visitação e degustação em dois bares de whiskey da cidade e em uma destilaria também. É bem interessante para entender também como a bebida é produzida e para experimentar whiskeys bem diferentes. Eles possuem guia falante inglês e espanhol também.
Continue planejando a sua viagem na Escócia e Reino Unido com as nossas dicas:
- Leia os nossos posts:
Roteiro em Edimburgo Completo para 1, 2, 3 ou 4 dias de viagem
- Faça a reserva e compra de passeios e entradas em museus e tickets pelos links no post do site da Get your Guide e evite filas e perda de tempo na sua viagem, além de conseguir os melhores preços e ajudar o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
- Não fique sem internet na sua viagem, sem depender de wifi também, comprando um chip da Viaje Conectado! Eles possuem acordo com as principais telefonias europeias, oferecendo internet de qualidade em cada país. Veja os planos e escolha aquele que atenda melhor a sua viagem e ainda ajuda o nosso blog a crescer e continuar produzindo conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
- Faça já o seu seguro viagem evitando dores de cabeça com malas extraviadas e gastos exorbitantes em hospitais. Uma ótima dica é olhar no site da Seguros Promo, pois lá você pode fazer uma comparação detalhada de maneira fácil e rápida, conseguindo o melhor custo-benefício para a sua viagem e sem pagar nada a mais por isso, além de ajudar o nosso blog a continuar produzir conteúdo de qualidade para você. Utilize o nosso cupom de desconto: DEGUSTE5 para ter 5% de desconto!
- Faça a reserva do carro para a sua viagem pela Rentcars, conseguindo assim o melhor preço do mercado, além de poder dividir em até 12 vezes e fazer o pagamento na moeda real, economizando sem ter que fazer pagamento de IOF e ainda ajuda o nosso blog a crescer e continuar produzir conteúdo de qualidade para você.
- Faça a reserva da sua acomodação no Reino Unido conseguindo os melhores preços e ofertas pelo site da Booking e ajudando dessa forma o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
>> Se você possui ainda dúvidas para montar o seu roteiro de viagens, envie um email para contato@degusteseudestino.com.br que tiramos todas as suas dúvidas através do nosso serviço de consultoria online. Se deseja o planejamento completo, detalhado e personalizado da sua viagem, fazemos com o maior prazer também. Veja mais informações na nossa página: Roteiros Personalizados ou envie um email por gentileza para contato@degusteseudestino.com.br <<
>> Confira também o que os nossos viajantes contam sobre os nossos serviços em Depoimentos. 🙂
Boa viagem, Jessica.
Eu que agradeço. 🙂
Achei super interessante a matéria e quando essa pandemia passar pensarei seriamente em conhecer a Escócia até porque amo a neve e amo o frio.
Eu tbm.gostei das informações, tô só esperando essa pandemia passa pra tb ta passando em fazer uma viagem para Escócia, conhecer os castelos
muito obg me ajudou mt
Obrigada!! Boa viagem e volte sempre para mais dicas por aqui!! =)
I have resd so many articles or reviews on the topic off the blogger llovers eexcept this piece of writing
is genuinely a good piece of writing, keep it up.
thank you! =)
O prato mais diferente para o meu paladar seria o Haggi. Good night.