Füssen é a cidade próxima aos castelos dos contos de fadas na Rota Romântica e Rota dos Alpes na Alemanha!
Dando continuidade a série Rota Romântica na Alemanha e dando inicio a nossa nova série Rota dos Alpes na Alemanha, hoje vamos falar de uma cidade que faz parte dessas duas famosas e lindas Rotas: Füssen! Essa cidade é muito pequena e possui também um centro histórico bem pequeno e preservado. E o maior encanto de Füssen é ela ser rodeada por alpes e montanhas, dando um charme a mais para essa cidadezinha tão pequena e antiga. Ela também é uma das cidades mais visitadas da Rota Romântica e Rota dos Alpes na Alemanha, pois se localiza muito perto do famoso Castelo dos Contos de Fada: o Neuschwanstein e também de um outro castelo muito bonito: o Hohenschwangau, funcionando como ponto de apoio e pernoite para quem deseja visitar esses dois lindos castelos.
Localização de Füssen
Füssen fica localizada no estado da Baviera na Alemanha perto da fronteira com a Áustria, a 5 minutos de carro (menos que 5 km) dos famosos Castelos Neuschwanstein e Hohenschwangau e próxima a Munique também. É possível fazer um bate-e-volta de carro ou trem para Füssen se você estiver em Munique e não tiver tempo para fazer a rota romântica ou rota dos alpes toda, mas quer muito ao menos conhecer essa cidade e os Castelos em seus arredores. Ela fica a cerca de 1h40 – 2h de carro ou trem de Munique (cerca de 130 km). Além disso, Füssen fica próxima a outra grande atração da Rota dos Alpes: a Igreja Wieskirche, se localizando a cerca de 29 km da Igreja (aproximadamente 30 minutos de carro).
Para quem está planejando fazer a Rota Romântica, que praticamente corta a Baviera de Norte a Sul, Füssen pode ser a primeira ou a última cidade da Rota. Recomendamos começar a Rota em Würzburg e descer ela até Füssen, deixando Füssen para o final, pois é percorrendo a rota nesse sentido que você vai avistar os alpes e montanhas ao fundo da estrada, conforme vai chegando perto de Füssen (e prepara a câmera, pois vai querer tirar muitas fotos da estrada, que fica a coisa mais linda com os alpes e montanhas ao fundo! rs).
E para quem está planejando fazer a Rota dos Alpes, que praticamente corta a Baviera de Oeste a Leste (ou para quem preferir simplificando: da esquerda para a direita), Füssen pode ser a primeira ou uma das primeiras ou ainda, a última ou uma das últimas cidades da Rota, depende muito de por onde você deseja iniciar a Rota dos Alpes. Se você preferir iniciar a Rota no Oeste indo para Leste, a primeira cidade é Lindau, que fica muito perto da fronteira com a Suíça, e a próxima cidade relevante seria então Füssen. Então muita gente acaba optando por pular Lindau e iniciar a Rota a partir de Füssen, ainda mais se está planejando fazer as duas rotas: a romântica e a dos alpes. Então recomendaria fazer a rota romântica primeiro, começando em Würzburg e terminando em Füssen, iniciando, assim, a rota dos alpes em Füssen. Dica: Veja abaixo algumas ofertas de hotéis para se hospedar em Füssen.

Os alpes vão ficando cada vez maiores ao fundo da estrada conforme vamos chegando em Füssen.

Aqui já entramos na cidade de Füssen.

Também é possível chegar em Füssen de trem (observe que lindo os alpes ao fundo).
Um pouco da história da cidade
Cortada pelo rio Lech, Füssen tem aproximadamente 700 anos de idade, mas documentos apontam que ela chegou a ser habitada ainda antes, no século III. Ela virou a cidade dos monges e Bispos de Augsburg, se tornando um importante centro comercial nos séculos XV e XVI, mas acabou sendo muito destruída na Guerra dos 30 Anos, o que colaborou para permanecer uma cidade pequena até os dias atuais. Hoje Füssen possui pouco mais de 15 mil habitantes e acabou se tornando uma cidade bastante turística pela sua privilegiada localização: rodeada de alpes e montanhas, cortada pelo rio Lech, próxima a uma das Igrejas mais famosas e importantes da Baviera, a Igreja de Wies ou Wieskirche e próxima aos Castelos Neuschwanstein e Hohenschwangau, além de possuir um centro histórico muito bonito e bem preservado, apesar de pequeno.

Uma das fachadas que mais gosto do centro histórico de Füssen.
Quantos dias ficar em Füssen?
A cidade antiga e centro histórico são muito pequenos, você pode conhecer a cidade toda em poucas horas, vendo todas as suas atrações principais. Então uma manhã ou tarde seria suficiente para conhecer a cidade, mas talvez ficar hospedado mais dias valeria a pena para utilizar a cidade como apoio e pernoite para visitar os castelos ao seu redor, lagos próximos e a Igreja Wieskirche também.
O que fazer e visitar em Füssen?
A rua Reichenstraße é a rua principal do centro histórico, sendo a mais famosa de Füssen também. Outras duas atrações interessantes para visitar são: o antigo castelo da cidade Hohes Schloss (era residência de verão dos príncipes-bispos de Augsburg) e o Mosteiro Beneditino de São Magno, existente desde o século VIII. Hoje parte do mosteiro é prefeitura da cidade. Mas as salas históricas fazem parte do Museu da Cidade, sendo assim, aberto ao público.

Rua Reichenstraße e suas lindas e coloridas fachadas.

Pátio do antigo Castelo Hohes Schloss.

Do jardim do Castelo é possível ver melhor como a cidade é rodeada por alpes e montanhas e avistar também o Rio Lech que corta a cidade.

Museu da cidade (antigo mosteiro beneditino).
Continue planejando a sua viagem:
- Faça a reserva e compra de passeios e entradas em museus pelo Get your Guide e evite filas e perda de tempo na sua viagem, além de conseguir os melhores preços e ajudar o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
- Faça a reserva do carro para a sua viagem pela Rentcars, conseguindo assim o melhor preço do mercado, além de poder dividir em até 12 vezes e fazer o pagamento na moeda real, economizando sem ter que fazer pagamento de IOF e ainda ajuda o nosso blog a crescer e continuar produzir conteúdo de qualidade para você.
- Faça a reserva da sua acomodação na Alemanha conseguindo os melhores preços e ofertas pelo site da Booking e ajudando dessa forma o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
- Leia os nossos posts:
Rota dos Alpes na Alemanha: cidades, atrações e outras dicas importantes
Rota Romântica na Alemanha: cidades, atrações e outras dicas importantes
Castelo Neuschwanstein: o Castelo da Cinderela na vida real
Castelo Linderhof: único Castelo concluído pelo ”Rei Louco” da Baviera
>> Se você possui ainda dúvidas para montar o seu roteiro de viagens, envie um email para contato@degusteseudestino.com.br que tiramos todas as suas dúvidas através do nosso serviço de consultoria online. Se deseja o planejamento completo, detalhado e personalizado da sua viagem, fazemos com o maior prazer também. Veja mais informações na nossa página: Roteiros Personalizados ou envie um email por gentileza para contato@degusteseudestino.com.br <<
Fontes desse post:
Stadt-Fuessen – site oficial da cidade de Füssen.
Boa viagem, Jessica.
bom dia. estou adorando seu blog! pelo que vi, a Igreja Wieskirche é parecida com a Abadia de Ettal. se estiver com o tempo curto, qual você indica visitar?
Obrigada! Que bom que está gostando do blog. =)
Acho o interior da Igreja Wieskirche mais bonito que o da Abadia de Ettal, mas por outro lado, visitando a Abadia de Ettal, você pode conhecer a Igreja dela, chamada de Basílica de Ettal, como também ver e poder comprar os licores e cervejas artesanais que os próprios monges produzem no local. Então são duas experiências diferentes, não sei dizer qual seria a melhor para você, depende muito do seu gosto e ponto de vista…mas espero ter ajudado de alguma forma =)
Gente essa cidade é puro charme! Fora que fica perto do castelo mais famoso da Alemanha!!! Amei suas dicas! Obrigada por compartilhar!
Obrigada!! Também adoro Füssen! Fico feliz que gostou das dicas e do post =))
Conheci em março. Fica tudo tão lindo “pintado” de branco! 😉
A cidade fica mais encantada ainda com a neve né? Também acho lindo!! =)
Oi, Jéssica. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Muito obrigada pelo destaque!! É uma honra estar na página do Viaje na Viagem! =)