Venha conferir todas as dicas para visitar a linda cidade de Heidelberg, que sobreviveu quase intacta aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial!
Apesar de ter sofrido durante a Guerra dos 30 Anos, a cidade de Heidelberg sobreviveu quase intacta à Segunda Guerra Mundial, possuindo muitas construções antigas bem preservadas e um dos castelos e ruínas mais visitados de toda a Alemanha: O Castelo de Heidelberg. E além disso tudo, ela também ficou famosa e conhecida por possuir a universidade mais antiga de toda a Alemanha e uma das mais bem renomadas também. Então motivos não faltam para colocar essa linda cidade na sua lista de próximos destinos, não é mesmo? Venha conferir todas as dicas para visitar Heidelberg e incluí-la em seu roteiro na Alemanha.
Localização de Heidelberg
A cidade se localiza às margens do Rio Neckar e aos pés do Castelo e ruínas de Heidelberg no estado de Baden-Württemberg. Se localizando próxima das cidades de Frankfurt (cerca de 1h de carro – 91 km), Stuttgart (cerca de 1h30 de carro – 132km) e da primeira cidade da Rota Romântica: Würzburg (cerca de 1h50 de carro – 160 km). Então é possível conhecer essa cidade em um bate-volta se você está em alguma dessas cidades ou até mesmo em alguma cidade do Vale do Rio Reno próxima a Frankfurt.
Eu, por exemplo, estava na cidade de Rüdesheim am Rhein (na verdade estava hospedada na cidade de Assmannshausen, que é considerada uma parte da cidade de Rüdesheim) que fica no Vale do Rio Reno, quando visitei a cidade de Heidelberg (cerca de 1h40 de carro – 130 km). Nessa viagem, nosso objetivo era conhecer os castelos, cidades medievais e vinícolas do Vale do Rio Reno e também castelos e cidades próximas como Heidelberg, por isso ficamos hospedados em somente uma cidade no Vale do Rio Reno e ao longo da semana fizemos vários bate-voltas para conhecer os castelos e cidades dessa região. Mas a depender do seu objetivo, talvez seja melhor ficar hospedado em outra cidade mais próxima. Envie um email para a gente através do contato@degusteseudestino.com.br que podemos te ajudar a montar o seu roteiro da melhor forma possível atendendo o seu objetivo e perfil de viagem através do nosso serviço de consultoria online ou serviço de roteiros personalizados.
Veja também abaixo algumas ofertas de hotéis para se hospedar em Heidelberg.

Cidade vista de um dos mirantes do Castelo.
O que fazer e visitar em Heidelberg? Quanto tempo precisa?
O centro histórico de Heidelberg é bem pequeno, mas muito encantado. Em menos de 2 horas é possível andar em todas as pequenas ruas para pedestres do centro histórico e conhecer as suas principais atrações, que são:
Praça Kornmarkt | Dicas para roteiro em Heidelberg
É desta praça que se tem uma vista linda do Castelo de Heidelberg e ela também fica muito próxima ao teleférico que sobe ao Castelo.

Vista do Castelo da praça Kornmarkt.
Praça Marktplatz | Dicas para roteiro em Heidelberg
Nessa praça se localiza a linda prefeitura da cidade e a famosa e linda Igreja do Espírito Santo (Heiliggeistkirche).

Linda Igreja do Espírito Santo – a Heiliggeistkirche.

Prefeitura da cidade.
Museu da Universidade (Universitätsmuseum) | Dicas para roteiro em Heidelberg
Heidelberg também ficou muito conhecida por ser uma cidade universitária. Ela possui a Universidade mais antiga de toda a Alemanha, fundada em 1386. E 56 Prêmios Nobel foram para pesquisadores que trabalharam nesta Universidade. Por ser tão renomada e antiga, a Universidade de Heidelberg possui um museu que fica no centro histórico da cidade. Não chegamos a visitá-lo por falta de tempo, mas achei bastante interessante e em uma próxima oportunidade, com certeza irei visitá-lo.

Universitätsmuseum.
Ponte Antiga (Alte Brücke) | Dicas para roteiro em Heidelberg
Além da Ponte Antiga ser linda, a vista que se tem dela é mais linda ainda, sendo possível ver o Castelo e a cidade de Heidelberg dela.

A linda Ponte Antiga de Heidelberg com o Castelo ao fundo.
Castelo de Heidelberg | Dicas para roteiro em Heidelberg
Após visitar o centro histórico da cidade, outra grande atração é o seu castelo, que é um dos mais visitados de toda a Alemanha e está em ruínas bem preservadas. Veja todas as dicas para visitá-lo: Castelo de Heidelberg: uma das mais famosas e importantes ruínas da Alemanha!

O lindo Castelo de Heidelberg e suas ruínas.
Onde comer em Heidelberg? – Dicas de Restaurante
Acertamos em cheio na escolha do restaurante em Heidelberg, por isso resolvi indicar ele aqui também no post para vocês. Ele serve comida típica com alto refinamento de sabores e vinhos da região muito bons também. Fica localizado bem pertinho da Ponte Antiga de Heidelberg, se chama: Hackteufel.
Pedimos uma típica pizza de massa fina alemã dessa região de Heidelberg, chamada de Fladen com queijo gorgonzola, fatias finas de pêra e presunto cozido. Eu achei que essa combinação de sabores não iria ser boa, mas pedi para provar e me surpreendi. Uma delícia!! Também pedimos um prato típico que comemos muito aqui na Baviera que é o Schnitzel – carne de vitela empanada, mas nesse restaurante ela vinha com um molho de queijos e batatas douradas na frigideira. Fiquei curiosa para provar, pois achei que o molho iria tirar a crocancia do empanado, mas me enganei. O prato estava delicioso e o empanado ficou crocante mesmo com o molho de queijos por cima dele.

A entrada do restaurante é super charmosa.

A ”pizza” Fladen.

Empanado de carne de vitela com molho de queijos delicioso.
Espero que esse roteiro tenha inspirado você e ajudado a planejar a sua viagem na Alemanha. Se você já conhece a cidade de Heidelberg, conta aqui pra gente nos comentários como foi a sua visita a esta cidade linda! Ainda não conheceu a cidade? Então conta aqui pra gente o que você achou deste post. =)
Continue planejando a sua viagem pela Alemanha com as nossas dicas:
- Leia os nossos posts:
Roteiro de 15 dias na Alemanha
Dicas para um roteiro em Berlim
O que fazer em Colônia – Top 8 atrações imperdíveis
Rota dos Alpes na Alemanha: cidades, atrações e outras dicas importantes
Rota Romântica na Alemanha: cidades, atrações e outras dicas importantes
- Faça a reserva e compra de passeios e entradas em museus e tickets pelo Get your Guide e evite filas e perda de tempo na sua viagem, além de conseguir os melhores preços e ajudar o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
- Faça a reserva do carro para a sua viagem pela Rentcars, conseguindo assim o melhor preço do mercado, além de poder dividir em até 12 vezes e fazer o pagamento na moeda real, economizando sem ter que fazer pagamento de IOF e ainda ajuda o nosso blog a crescer e continuar produzir conteúdo de qualidade para você.
- Faça a reserva da sua acomodação na Alemanha conseguindo os melhores preços e ofertas pelo site da Booking e ajudando dessa forma o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
>> Se você possui ainda dúvidas para montar o seu roteiro de viagens, envie um email para contato@degusteseudestino.com.br que tiramos todas as suas dúvidas através do nosso serviço de consultoria online. Se deseja o planejamento completo, detalhado e personalizado da sua viagem, fazemos com o maior prazer também. Veja mais informações na nossa página: Roteiros Personalizados ou envie um email por gentileza para contato@degusteseudestino.com.br <<
Fontes deste post:
Site oficial da cidade.
Boa viagem, Jessica.
Olá. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Obrigada, Natalie! Fico honrada e muito feliz pelo destaque!!
Um grande abraço,
Jessica