Lago de água pura: o Königssee faz parte de uma reserva ambiental e suas águas possuem qualidade de água potável!
Essa semana vamos começar uma nova série no blog: Lagos na Alemanha e para estrear a série vamos escrever hoje sobre o lago Königssee que virou meu lago favorito de toda a Alemanha (e olha que a Alemanha possui muitos lagos lindíssimos)! E o que faz o Königssee ser tão incrível, além da cor da sua água possuir diversos tons de azul e verde, que são por vezes verde-esmeralda, outrora azul turquesa, ou mesmo azul escuro e também quase cristalina/transparente, é a sua localização privilegiada, rodeado por muitos alpes e montanhas. Isso dá um toque realmente mágico ao lugar.
Localização do Lago Königssee
O Lago Königssee fica localizado na pequena cidade de Schönau am Königssee, na Rota dos Alpes na Alemanha, a apenas 30 km de Salzburgo (cerca de 40 minutos de carro) e a 163 km de Munique (cerca de 2h30 de carro). Então é possível fazer um bate-volta de carro para o lago se você estiver em Munique ou em Salzburgo (se estiver em Salzburgo pode fazer o bate-volta de ônibus também – assim como indo de carro, leva-se cerca de 40 minutos de viagem de ônibus, já o bate-volta partindo de Munique não recomendamos ir de ônibus ou trem pois se faz muitas baldeações – não tem trem ou ônibus direto – e a viagem fica bem mais longa também, sendo o ideal ir de carro).
Mas sendo bem sincera, o que mais recomendaria mesmo seria pernoitar 1 ou 2 noites, no mínimo, em Schönau am Königssee, de preferência ficar em um hotel beira-lago ou pertinho do lago com vista para o Königssee e montanhas e alpes da região (veja as opções de hotéis em Schönau am Königssee). Ou ficar na cidade de Berchtesgaden que fica somente a 10 minutos de carro do lago Königssee (5,5 km) e possui até mais opções de hotel do que em Schönau am Königssee, além de estar nessa mesma região rodeada de alpes e montanhas, então possui hotéis com vistas lindíssimas dos alpes e montanhas. Quando visitamos essa região, ficamos hospedados na cidade de Berchtesgaden, pois queríamos conhecer a cidade, (que é muito linda e fofa!), e também outra atração bem famosa da região e que fica no alto de uma montanha localizada nesta cidade: o Ninho da Águia (antigo refúgio de Hitler, mas que hoje virou um restaurante com um vista panorâmica linda). Veja aqui as opções de hotéis em Berchtesgaden.

Lago Königssee (foto tirada no início do passeio de barco, quando ele ainda estava saindo do pier).

Vista da varanda do nosso hotel em Berchtesgaden.
Acesso ao Lago Königssee
O acesso ao lago é bem sinalizado com placas na estrada. Se você está vindo de carro, há um estacionamento enorme em frente ao Ponto de Informação Turística do lago Königssee, onde há também muitas lojinhas, restaurantes e o pier de onde saem os barcos para os passeios. Dica: o pagamento para o estacionamento é feito em máquinas e só pode ser feito em moedas. Mas se você não tiver moedas, há máquinas no estacionamento que trocam dinheiro em papel por moedas.

Ponto de Informação Turística na entrada do estacionamento.

Máquina que troca dinheiro em papel por moedas.

Rua com muitas lojinhas, sorvetes e restaurantes que leva ao pier do lago Königssee.
Um pouco da história do Lago
O Lago Königssee (em português ”lago do rei”) faz parte da reserva ambiental do Parque Nacional de Berchtesgaden desde 1978, ano em que o parque foi criado, sendo uma zona protegida ambientalmente desde então. O lago possui 8 km de comprimento, largura de 1250 m e uma profundidade de 200m. Os barcos utilizados nos passeios possuem motor elétrico para preservar a tranquilidade e limpeza do lago e a sua água é a mais limpa dentre todos os lagos da Alemanha, possuindo qualidade de água potável.

Barco com motor elétrico do nosso passeio e água verde-esmeralda do Königssee.
Passeio de barco no lago Königssee
Há duas opções de passeio de barco pelo lago Königssee: passeio indo até St. Bartolomeu e passeio indo até Salet. O circuito até St. Bartolomeu dura cerca de 40 minutos, não vai até o final do lago, deixando os passageiros na Igreja de St. Bartolomeu e é possível entrar na igreja e passear pela região o quanto quiser, mas fique atento ao horário do último barco para voltar. O circuito até Salet é o que vai até ao final do lago, mas também faz parada na igreja St. Bartolomeu para quem quiser visitar o local, antes de seguir viagem ao ponto final do lago, em Salet. Chegando em Salet, há uma curta caminhada a se fazer para chegar a um outro lago muito bonito, chamado Obersee. Nós fizemos o circuito que vai somente a Igreja St. Bartolomeu. O que mais gostamos no passeio de barco é que possui um guia que conta detalhes sobre o lago e sobre os alpes que o rodeiam, tudo em inglês e alemão, e uma parada que o barco faz próxima a conhecida ”parede do eco”, onde o guia toca uma trombeta que ecoa 1 ou 2 vezes pelo lago.

Lindas paisagens dos alpes e montanhas ao longo do passeio de barco.

A linda igreja de St. Bartolomeu (essa paisagem é a mais famosa e a mais fotografada de todo o lago Königssee).

Um outro ângulo da Igreja St. Bartolomeu.

Vista do lago em St. Bartolomeu – parece até praia né? rs (muita gente resolve cair na água para refrescar no verão, então se vier nessa época, pode trazer trajes de banho para isso).

Achamos esse banco muito lindinho para tirar fotos e tem muitos bancos iguais a esse pela margem do lago em St. Bartolomeu.
Horários dos passeios de barco e preços
Neste ano, 2018, os passeios de barco pelo Königssee acontecerão do dia 21 de abril a 14 de outubro. Os horários para cada temporada, você pode conferir no site oficial. O preço para o circuito St. Bartolomeu custa 15 euros por adulto e o circuito até Salet custa 18,50 euros por adulto (valores de 2018). Se você preferir somente ir de barco para St. Bartolomeu ou Salet e voltar andando (o valor do passeio de barco nesse caso fica mais baixo, pois não inclui a volta de barco), saiba que é uma longa caminhada pelas montanhas, incluindo trechos com escaladas, então venha preparado com equipamento e tênis especiais para atividades em montanhas. Caso você não tenha experiência alguma em andar e escalar montanhas, não aconselhamos essa opção.

Tabela de preços em frente ao pier de onde saem os barcos para os passeios (foto tirada em 2017).
Espero que esse roteiro tenha inspirado você e ajudado a planejar a sua viagem na Alemanha.
Continue planejando a sua viagem na Alemanha com as nossas dicas:
- Leia os nossos posts:
Rota dos Alpes na Alemanha: cidades, atrações e outras dicas importantes
Lindau – cidade-ilha no Lago de Constança na Rota dos Alpes
Wieskirche – famosa Igreja Barroca na Rota dos Alpes
Füssen: a cidade dos castelos na Rota dos Alpes
Oberammergau: um encanto de cidade na Rota dos Alpes
Abadia de Ettal: a abadia mais bonita da Rota dos Alpes
Garmisch-Partenkirchen: a cidade dos esportes de inverno na Rota dos Alpes
Zugspitze: o alpe mais alto da Alemanha
Berchtesgaden: uma cidade cheia de encantos na Rota dos Alpes
Kehlsteinhaus – Ninho da Águia ou Eagle’s Nest na Rota dos Alpes
- Faça a reserva e compra de passeios e entradas em museus e tickets pelo Get your Guide e evite filas e perda de tempo na sua viagem, além de conseguir os melhores preços e ajudar o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
- Faça a reserva do carro para a sua viagem pela Rentcars, conseguindo assim o melhor preço do mercado, além de poder dividir em até 12 vezes e fazer o pagamento na moeda real, economizando sem ter que fazer pagamento de IOF e ainda ajuda o nosso blog a crescer e continuar produzir conteúdo de qualidade para você.
- Faça a reserva da sua acomodação na Rota dos Alpes conseguindo os melhores preços e ofertas pelo site da Booking e ajudando dessa forma o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
>> Se você possui ainda dúvidas para montar o seu roteiro de viagens, envie um email para contato@degusteseudestino.com.br que tiramos todas as suas dúvidas através do nosso serviço de consultoria online. Se deseja o planejamento completo, detalhado e personalizado da sua viagem, fazemos com o maior prazer também. Veja mais informações na nossa página: Roteiros Personalizados ou envie um email por gentileza para contato@degusteseudestino.com.br <<
Boa viagem, Jessica.
Deixe uma resposta