O joelho de porco é uma das comidas típicas da Alemanha que não se pode deixar de provar se você está passeando por aqui. Mas muita gente acredita que ele é muito gorduroso e deixa de provar essa delícia da culinária alemã por causa disso. Então vou começar esse post desmitificando alguns mitos sobre o famoso joelho de porco alemão.
Mito 01: O joelho de porco é muito gorduroso?
Na verdade, o joelho de porco possui sim uma camada de gordura que o envolve e algumas gordurinhas na sua carne, mas como a picanha, quando vai ao forno ou é posto sobre a grelha da churrasqueira para assar, essa gordura derrete trazendo sabor a carne e a deixando mais macia e suculenta. Quanto à camada de gordura que o envolve: ela acaba ficando crocante e pode ser saboreada (fica parecendo com o toucinho / torresmo de porco que tanto adoramos comer).
Mito 02: O joelho de porco que comemos é mesmo o joelho com cartilagem e tudo mais?
Não!! Esse é um dos grandes mitos sobre o joelho de porco e isso se deve a tradução que foi feita do nome desse prato alemão para o português. Na verdade, o que comemos é a carne acima do joelho do porco que envolve o osso do quadril dele. Costumo falar que um nome mais apropriado para esse prato seria ”osso do quadril do porco” em português, mas acho que o nome ficaria muito longo e feio, então traduziram para joelho de porco mesmo, rs. Na foto abaixo, as partes em rosa escuro seriam o joelho de porco que comemos aqui nos restaurantes alemães.

Partes do porco em rosa escuro são servidas na Alemanha no prato Joelho de Porco. Fonte.
Mito 03: Existem diferentes joelhos de porco na Alemanha, por isso que o nome dele muda tanto de uma região para outra?
Não! O que comemos tanto aqui na região da Baviera como em outras regiões da Alemanha, como em Berlim por exemplo, é a mesma parte do porco explicada no Mito 02 e na foto acima. No entanto, é verdade que para cada região da Alemanha esse prato leva um nome diferente (os nomes mais comuns são Schweinshaxe aqui na Baviera e Eisbein em Berlim ou outras cidades mais ao norte da Alemanha). Além disso, com a mudança do nome, o joelho do porco é preparado de uma maneira diferente em cada região e isso faz muita diferença. Eu particularmente recomendo provar essa deliciosa comida típica alemã aqui na região da Baviera, pois aqui o Schweinshaxe é preparado na grelha de churrasqueiras ou assado no forno, como expliquei no Mito 01 acima. Mas ao norte da Alemanha, o Eisbein é preparado cozido, o que deixa mesmo a carne mais gordurosa e não sequinha como é servida aqui (essa é a minha opinião, há pessoas que preferem o joelho de porco cozido, como é tradicionalmente feito na região ao norte da Alemanha).
Mitos desmitificados, agora vamos para o que realmente interessa:
Qual é o melhor joelho de porco de Munique?
Você vai encontrar esse prato em qualquer cervejaria e restaurante alemão por aqui, mas eu recomendo ir ao Restaurante Haxnbauer para conhecer e saborear o melhor joelho de porco da cidade. Este restaurante já ganhou vários prêmios gastronômicos em Munique e é bastante renomeado e conhecido aqui na terrinha. Ele é tão bom que sempre vive cheio e tanto os turistas como os locais o frequentam. Além disso, quando há festas normalmente da alta burguesia aqui de Munique é muito comum se fazer o Buffet com este restaurante.

Sopa de batatas de entrada (uma das minhas sopas preferidas daqui).

Se preferir, pode pedir o joelho inteiro do porco e então o garçom traz à mesa alguns joelhos para você escolher o seu.

Ou você pode escolher como está no menu: metade de um joelho de porco, como nessa foto.

Normalmente o joelho vem acompanhado com aquele bolinho de batata (em alemão: Kartoffelknödel), mas você pode trocar pelo acompanhamento que preferir, eu sempre peço com batatas douradas dessa foto (em alemão: Bratkartoffeln).

E de sobremesa recomendo a torta de maçã (Apfelstrudel) do restaurante.
Além do maravilhoso joelho de porco, tudo o que estiver no cardápio do Haxnbauer geralmente é bom, pois eles possuem um rigoroso controle de qualidade dos seus pratos, então pode pedir o que quiser sem medo! Além disso, o atendimento ao cliente também costuma ser excepcional.
Mas onde fica o restaurante? O Haxnbauer fica bem localizado, principalmente para turistas, pois fica perto da praça Marienplatz (praça mais turística de Munique e símbolo da cidade).
Endereço: Sparkassenstraße 6, 80331, Munique, Alemanha.
Horários de funcionamento: Todos os dias das 11h às 00h.
Espero que tenha gostado das dicas gastronômicas de hoje e que não deixe de provar o famoso joelho de porco alemão quando estiver por aqui!
>> Se você possui ainda dúvidas para montar o seu roteiro de viagens, envie um email para contato@degusteseudestino.com.br que tiramos todas as suas dúvidas através do nosso serviço de consultoria online. Se deseja o planejamento completo, detalhado e personalizado da sua viagem, fazemos com o maior prazer também. Veja mais informações na nossa página: Roteiros Personalizados ou envie um email por gentileza para contato@degusteseudestino.com.br <<
Continue planejando a sua viagem conosco:
- Faça a reserva e compra de passeios e entradas em museus pelo Get your Guide e evite filas e perda de tempo na sua viagem, além de conseguir os melhores preços e ajudar o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
- Faça a reserva do carro para a sua viagem pela Rentcars, conseguindo assim o melhor preço do mercado, além de poder dividir em até 12 vezes e fazer o pagamento na moeda real, economizando sem ter que fazer pagamento de IOF e ainda ajuda o nosso blog a crescer e continuar produzir conteúdo de qualidade para você.
- Faça a reserva da sua acomodação em Munique e outras cidades na Alemanha conseguindo os melhores preços e ofertas pelo site da Booking e ajudando dessa forma o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
Boa viagem, Jessica.
Deixe um comentário