Confira a nossa lista de o que comer na Áustria na sua viagem!
Muita gente possui dificuldade de entender o cardápio na Áustria e na Alemanha, já que a maioria dos cardápios são em alemão e não são todos os restaurantes que disponibilizam os cardápios em inglês. Pensando nisso, hoje vamos falar sobre o que comer na Áustria com uma lista dos pratos típicos e mais pedidos neste país e uma breve explicação dos pratos.
1 – Wiener Schnitzel, Schweineschnitzel ou Putenschnitzel mit Kartoffelsalat ou Pommes | O que comer na Áustria
Wiener Schnitzel nada mais é do que o filé de vitela empanado, ou seja, o filé de vitela à milanesa, ele também pode estar no cardápio como Kalbschnitzel. O Schweineschitzel é o filé de carne de porco à milanesa (Schwein = porco, em alemão) e o Putenschnitzel é o filé de peru à milanesa (Puten = peru, em alemão). Eles geralmente vêm acompanhados de batata-frita (Pommes, em alemão) ou de uma salada de batatas (Kartoffelsalat) que eles preparam apenas com batatas cozidas cortadas e um molho parecido com nosso vinagrete do Brasil. Ela é servida fria, como fosse nossa maionese do Sul do Brasil, mas não tão gordurosa pois não é nada condimentada e não leva maionese também. Eu particularmente acho muito saborosa e leve a salada de batatas daqui.

Schnitzel com batata frita.
2 – Variações da Knödel: Speckknödel, Spinatknödel, entre outros | O que comer na Áustria
A Knödel é servida com diferentes tipos de carne de porco aqui na Alemanha, ela é aquela bola redondinha e bonita que vemos nos pratos daqui e é feita com uma mistura de batata ou pão, com farinha e ovos, deixando-a, na minha opinião, um pouco massuda e não tão saborosa. Mas na Áustria é bastante comum se fazer pratos somente com a Knödel (e não a servir somente como acompanhamento), fazendo-se variações dela com molhos também muito saborosos, tornando-a muito mais saborosa. Eu adoro essas variações que eles fazem da Knödel e aqui na Alemanha também se serve essas variações em alguns restaurantes. A Speckknödel é a Knödel de bacon (Speck = bacon), em que é adicionado bacon e ervas à receita e geralmente é acompanhada de salada ou chucrute e um molho bem saboroso. A Spinatknödel é a Knödel de espinafre (Spinat = espinafre) e é a minha favorita! Pode-se ter variações na sua receita, mas a que eu mais gosto é quando eles além de adicionarem espinafre e ervas à receita, colocam queijo dentro da bolinha que é servida com um molho de espinafre muito saboroso também.

Spinatknödel. Fonte.
3 – Goulasch | O que comer na Áustria
Pode ser de porco = Schwein ou de boi = Rind ou até mesmo de vitela = Kalb. Ele é um ensopado de carne em cubinhos com ou sem vegetais, depende muito do restaurante, seu molho é bastante saboroso e é preparado sempre com páprica. Ele é original da Hungria, mas bastante consumido na Áustria também.

Goulasch. Fonte.
4 – Rindsuppe | O que comer na Áustria
Sopa de carne de boi, pode ter várias variações, mas geralmente eles fazem essa sopa com carne de picanha cozida (Tafelspitz = picanha).

Rindsuppe mit Tafelspitz. Fonte.
5 – Apfelstrudel | O que comer na Áustria
É um folhado de maçã servido com molho de baunilha ou chantilly ou ainda com sorvete de baunilha, original da cidade de Viena, na Áustria, mas muito popular aqui no sul da Alemanha também. Sua receita leva pedaçinhos de maçã, um pouco de açúcar, canela e passas e seu folhado é bem fino.
6 – Kaiserschmarrn | O que comer na Áustria
Massa frita na frigideira, que leva basicamente farinha, ovos e leite em sua receita, servida geralmente com açúcar polvilhado em cima dos pedaços da massa e um molho grosso de maçã delicioso (Apfelmus, em alemão) como acompanhamento.

Kaiserschmarrn.
7 – Sachertorte | O que comer na Áustria
Essa torta é uma das mais famosas tortas austríacas. Ela é de chocolate com recheio de uma espécie de geleia de damasco e cobertura de chocolate meio amargo, servida geralmente com chantilly. Muitos acham a torta muito seca e não gostam muito do seu sabor, mas tem um porém aí: a primeira vez que comi a torta foi em uma cafeteria muito boa na Áustria e mesmo a cafeteria sendo boa, odiei a torta Sacher também, achei a massa muito seca e nada de mais pela fama que possui. Mas o que muitos não sabem é que até hoje ninguém conseguiu imitar ou chegar perto da receita original da torta que foi criada por Franz Sacher em 1832 em Viena e reproduzida até hoje pelo Hotel Sacher, levando o nome de Torta Sacher Original. Quando comi finalmente a torta no Hotel Sacher de receita original, entendi a sua fama, apesar de parecer ser ”somente uma torta de chocolate”, a massa é extremamente macia e a combinação com o recheio de damasco é sensacional (e olha que eu nem gosto de Damasco, rs)! Os preços são um pouco salgados no Hotel Sacher, mas vale a pena experimentar a torta lá, ela é realmente maravilhosa!

Sachertorte Original com seu característico carimbo de chocolate.
8 – Salzburger Nockerl | O que comer na Áustria
Esse doce é uma sobremesa típica da cidade de Salzburgo, na Áustria. Ela é servida quente e polvilhada com açúcar, sua receita leva basicamente açúcar, ovos e um pouco de farinha, feita no forno. Ela se parece com o nosso pudim de claras do Brasil e normalmente vem com um creme de frutas vermelhas ou creme de cranberry em baixo, como mostrado na segunda foto a seguir. Eu particularmente adoro essa sobremesa! O creme de frutas vermelhas ou de cranberry ajuda a cortar um pouco do doce da Salzburger Nockerl, trazendo um pouco de acidez necessária à sobremesa para não ficar enjoativa.
Você pode provar essa delícia no restaurante mais antigo de Salzburgo (fundado no ano 803), ouvindo um concerto de música clássica, o que acha? É uma experiência incrível e o restaurante é muito bom!! A especialidade deles é fazer pratos da alta gastronomia com carnes de caça como pato, veado, porco selvagem, entre outros. As fotos a seguir da sobremesa Salzburger Nockerl foram tiradas nesse restaurante, quando provei essa deliciosa sobremesa pela primeira vez nele (já jantei 3 vezes lá e pretendo voltar ainda mais vezes e quem sabe escrever um post inteiro com todas as dicas de pratos que mais gostei). A seguir, você pode reservar e garantir o seu jantar com concerto.

Salzburger Nockerl (ela normalmente vem grandona assim mesmo).

Um pedaço da Salzburger Nockerl com creme de cranberry servido a parte.
Espero que tenham gostado das dicas gastronômicas de hoje. Há também diversos tours gastronômicos interessantes a se fazer na Áustria. Abaixo há algumas sugestões nossas.
>> Se você possui ainda dúvidas para montar o seu roteiro de viagens, envie um email para contato@degusteseudestino.com.br que tiramos todas as suas dúvidas através do nosso serviço de consultoria online. Se deseja o planejamento completo, detalhado e personalizado da sua viagem, fazemos com o maior prazer também. Veja mais informações na nossa página: Roteiros Personalizados ou envie um email por gentileza para contato@degusteseudestino.com.br <<
Continue planejando a sua viagem na Áustria com as nossas dicas:
- Leia os nossos posts:
- Faça a reserva e compra de passeios e entradas em museus pelos links no post do site da Get your Guide e evite filas e perda de tempo na sua viagem, além de conseguir os melhores preços e ajudar o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
- Faça a reserva do carro para a sua viagem pela Rentcars, conseguindo assim o melhor preço do mercado, além de poder dividir em até 12 vezes e fazer o pagamento na moeda real, economizando sem ter que fazer pagamento de IOF e ainda ajuda o nosso blog a crescer e continuar produzir conteúdo de qualidade para você.
- Faça a reserva da sua acomodação na Áustria conseguindo os melhores preços e ofertas pelo site da Booking e ajudando dessa forma o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
Boa viagem, Jessica.
Aiiiiiií …..quantas delícias!!! Espero experimentar todas em breve!!!! Adorei seu comentário!!!
Obrigadaa!! Que bom que gostou das dicas! =))