O Castelo Reichsburg é considerado um dos castelos mais bonitos da Alemanha! Venha conferir dicas de como visitar esse belo castelo!
Dando continuidade a série Castelos na Alemanha aqui no blog, hoje teremos um post sobre o belo Castelo Reichsburg, também conhecido como Castelo de Cochem. Este Castelo é um dos castelos mais bonitos da Alemanha e teve seu estilo medieval muito bem preservado. Amo visitar castelos e este foi sem dúvidas um dos mais lindos e incríveis que já visitei! A seguir, vamos dar todas as dicas de como visitar o Castelo Reichsburg.
Como chegar ao Castelo Reichsburg Cochem – Localização do Castelo
O Castelo Reichsburg fica localizado em Cochem, linda e pequena cidade às margens do Rio Mosela (Mosel) e que possui inúmeras vinícolas em seu entorno. Cochem também fica próxima das cidades de Colônia (cerca de 1h40 de carro – 118 km) e Frankfurt (cerca de 2 horas de carro – 170 km). Ficando ainda mais próxima da cidade de Coblença ou Koblenz, em alemão (cerca de 45 minutos de carro – 55 km), cidade famosa por ser ótimo local para pernoite para quem quer conhecer os lindos castelos medievais e vinícolas do vale do Rio Reno na Alemanha (em breve teremos post sobre estes castelos e região também).
Então é possível conhecer esse castelo em um bate-volta se você está em alguma dessas cidades ou até mesmo em outra cidade do Vale do Rio Reno, na Alemanha. Eu, por exemplo, estava na cidade de Rüdesheim am Rhein (na verdade estava hospedada na cidade de Assmannshausen, que é considerada uma parte da cidade de Rüdesheim) que fica no Vale do Rio Reno, quando visitei o castelo Reichsburg em Cochem (cerca de 1h40 de carro – 80 km). Nessa viagem, nosso objetivo era conhecer os castelos, cidades medievais e vinícolas do Vale do Rio Reno e também castelos próximos como o de Reichsburg, por isso ficamos hospedados em somente uma cidade no Vale do Rio Reno e ao longo da semana fizemos vários bate-voltas para conhecer os castelos e cidades dessa região. Mas a depender do seu objetivo, talvez seja melhor ficar hospedado em Koblenz, que fica mais próxima do Castelo para fazer a visita nele. Envie um email para a gente através do contato@degusteseudestino.com.br que podemos te ajudar a montar o seu roteiro da melhor forma possível atendendo o seu objetivo e perfil de viagem através do nosso serviço de consultoria online ou serviço de roteiros personalizados.

A bela cidade de Cochem, rodeada por vinhedos e o Castelo Reichsburg ao alto (o rio Mosel estava marrom, pois choveu muito, então levantou a terra do fundo do rio e ele ficou com essa cor nas fotos).

A vista para o Castelo da ponte que há na cidade de Cochem é linda.

Foto do castelo tirada por mim também da ponte em Cochem.

Mais uma foto do Castelo dessa ponte (deu para perceber como amei esse ângulo para tirar fotos do castelo, né, rs).
Acesso ao Castelo Reichsburg Cochem
Não há acesso direto ao Castelo por carro ou ônibus privativo. Portanto, se você estiver de carro ou com alguma van ou ônibus privado, terá que estacionar na cidade de Cochem e ir a pé ou de Shuttle-Bus ao Castelo. Da cidade de Cochem ao Castelo são cerca de 15 a 30 minutos a pé ou 10 minutos de Shuttle-Bus, que custa 2,50 euros por adulto para subir ou 4 euros por adulto para subir e descer (valores em agosto 2018, para verificar os valores e horários de funcionamento do ônibus, veja aqui no site oficial deles). Nós optamos por subir de ônibus e descer a pé para podermos também conhecer o caminho a pé e tirarmos fotos melhores ao longo do caminho.

É nessa praça linda do centro histórico de Cochem que se pega o ônibus Shuttle-Bus para subir ao Castelo.
Um pouco da história do Castelo Reichsburg Cochem
Acredita-se que por volta do ano 1000 o Castelo Reichsburg foi construído pelos Condes Palatinos e foi mencionado pela primeira vez em um documento oficial em 1051. O Castelo sofreu diferentes domínios ao longo dos séculos: virou castelo imperial dos imperadores alemães Staufer, depois virou posse dos Arcebispos da cidade de Trier na Alemanha, mas em 1688 tropas francesas lideradas pelo Rei Luís XIV (isso mesmo, o famoso ”Rei Sol” do queridinho Versalhes) invadiram a cidade de Cochem, destruindo a cidade quase completamente e destruindo no ano seguinte, em 1689, o Castelo Reichsburg. O Castelo ficou em ruinas até 1868, quando um rico empresário de Berlim, Louis Ravené, comprou as ruínas e reconstruiu o Castelo. Mas desde 1978, a cidade de Cochem tomou posse do Castelo Reichsburg novamente.

Linda vista do Castelo de um mirante no alto da cidade de Cochem acessado por teleférico (no post sobre a cidade de Cochem vamos explicar onde fica esse mirante melhor, assine a nossa Newsletter para receber por email quando este post for ao ar).
Como visitar o Castelo Reichsburg Cochem – Tour dentro do Castelo
Após chegar ao Castelo Reichsburg e atravessar seu grande portal de entrada, passando pelo seu lindo mirante para a cidade de Cochem, há um outro portal, que ao ser atravessado, ao seu lado direito estará a lojinha de souvenirs do Castelo, onde se compra também o ticket para visitá-lo que inclui a visita guiada pelos seus cômodos. Este ticket custa 6 euros por adulto (valor em agosto, 2018). Os tours acontecem a cada 10-15 minutos e possuem duração de cerca de 40 minutos, podendo ser o tour em inglês ou alemão, sendo que em inglês é feito somente em determinados horários do dia. Verifique aqui no site oficial do Castelo os horários dos tours em inglês e os valores atuais dos tickets.
Dica de ouro: quando estiver comprando os tickets, você pode pedir um livrinho em português para acompanhar o tour dentro do castelo, pois eles fornecem esse livrinho gratuitamente e ainda fica de lembrança para você do tour dentro do castelo. Há também este livrinho em outras línguas como inglês, espanhol, entre outros.
Informações úteis: é permitido tirar fotos dentro do Castelo, tanto dos seus cômodos como pátios internos a céu aberto. Há também um restaurante no castelo com uma linda vista da cidade de Cochem (o acesso ao restaurante se dá através da lojinha de souvenirs).

Fotos feitas antes de entrar no Castelo para fazer o tour.

Fotos feitas durante o tour dentro do Castelo.

Pátio interno a céu aberto do Castelo: um dos locais que achei mais lindo durante o tour no Castelo.

É também aqui que acaba o tour guiado no Castelo.
Horários de abertura do Castelo Reichsburg Cochem
O Castelo Reichsburg fica aberto o ano todo, fechando somente no dia 25 de dezembro. No período de 10 de março a 04 de novembro de 2018 oferece tours todos os dias das 09h às 17h e seu restaurante fica aberto das 10h às 18h. Mas de 05 de novembro de 2018 a 09 de março de 2019 possui horários de funcionamento diversos. Acesse o site oficial do Castelo para checar os horários de abertura.
Espero que esse roteiro tenha inspirado você e ajudado a planejar a sua viagem na Alemanha, mas se você já conhece o Castelo Reichsburg, conta aqui pra gente nos comentários como foi a sua visita a este Castelo lindo! Ainda não conheceu o Castelo Reichsburg? Então conta aqui pra gente o que você achou deste post. =)
Continue planejando a sua viagem pela Alemanha com as nossas dicas:
- Leia os nossos posts:
Roteiro de 15 dias na Alemanha
Dicas para um roteiro em Berlim
O que fazer em Colônia – Top 8 atrações imperdíveis
Rota dos Alpes na Alemanha: cidades, atrações e outras dicas importantes
Rota Romântica na Alemanha: cidades, atrações e outras dicas importantes
- Faça a reserva e compra de passeios e entradas em museus e tickets pelo Get your Guide e evite filas e perda de tempo na sua viagem, além de conseguir os melhores preços e ajudar o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
- Faça a reserva do carro para a sua viagem pela Rentcars, conseguindo assim o melhor preço do mercado, além de poder dividir em até 12 vezes e fazer o pagamento na moeda real, economizando sem ter que fazer pagamento de IOF e ainda ajuda o nosso blog a crescer e continuar produzir conteúdo de qualidade para você.
- Faça a reserva da sua acomodação na Alemanha conseguindo os melhores preços e ofertas pelo site da Booking e ajudando dessa forma o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
>> Se você possui ainda dúvidas para montar o seu roteiro de viagens, envie um email para contato@degusteseudestino.com.br que tiramos todas as suas dúvidas através do nosso serviço de consultoria online. Se deseja o planejamento completo, detalhado e personalizado da sua viagem, fazemos com o maior prazer também. Veja mais informações na nossa página: Roteiros Personalizados ou envie um email por gentileza para contato@degusteseudestino.com.br <<
Boa viagem, Jessica.
Deixe um comentário