Otimize seu tempo com nosso roteiro de 1 dia em Bruxelas com o que fazer e principais atrações!
Bruxelas é conhecida como a cidade do chocolate, da cerveja e dos waffles maravilhosos e também é conhecida como a cidade das histórias em quadrinhos, pois muitas delas tiveram sua origem lá, mas a capital da Bélgica é muito mais do que isso. Aconselharia 2 dias ou até mais para conhecer Bruxelas com mais calma e curtir mais a cidade e seus museus e pubs, mas para quem só terá 1 dia de disponibilidade, como eu tive, aqui você vai saber quais são os maiores destaques do que fazer e visitar em Bruxelas.
Atomium | Roteiro em Bruxelas
Essa atração não se localiza no centro histórico da cidade, ficando um pouco afastada dos outros pontos turísticos, então sugiro começar o roteiro indo para lá de taxi ou transporte público e depois voltar para o centro histórico, onde poderá fazer o resto do roteiro todo a pé. Esse monumento chama a atenção por ser conhecido como a Torre Eiffel de Bruxelas, tendo uma arquitetura bastante moderna, representando um átomo aumentado em 165 bilhões de vezes. Ele parece ser bastante interessante por fora, mas por dentro li e fui informada por amigos que não há nada de mais, se não fosse a vista da cidade que se tem de lá, não sei se continuaria a atrair tantos turistas ainda. Como eu só tinha um dia em Bruxelas, não achei que valesse a pena ir até lá conhecer essa atração. Mas para quem ficou curioso e quer também ter uma vista legal da cidade, acho que vale a pena a visita. Também é no Atomium que há o museu Mini-Europa, onde há miniaturas das principais atrações e monumentos famosos de toda a Europa.
Dica especial: economize tempo em filas e compre seu ingresso com antecedência ao Atomium e ao museu Mini-Europa abaixo. Também há a opção de comprar o Cartão Bruxelas + Ônibus Hop-on Hop-off abaixo que dá direito a entrada gratuita no Atomium e museu Mini-Europa, além de entradas gratuitas em 30 museus diferentes, descontos em restaurantes e tours em Bruxelas e também uso do ônibus hop-on hop-ff para te levar ao Atomium e outras atrações da cidade.

Atomium. Fonte.
Grand Place | Roteiro em Bruxelas
A praça Grand Place é considerada a praça mais bonita da Europa e acabou virando até patrimônio da humanidade pela UNESCO. A sua beleza realmente impressiona e é um dos cartões postais da cidade de Bruxelas. Ela é cercada de edifícios antigos de riqueza e belezas estonteantes, aproveite para comer algum waffle por ali enquanto aprecia a beleza da praça e seus edifícios. As ruas nas redondezas da praça possuem diversos tipo de restaurantes, lojinhas vendendo os típicos e autênticos waffles belgas e batatas-fritas belgas, além de lojas de souvenir e chocolaterias, vendendo os deliciosos chocolates belgas, (para mais dicas da gastronomia belga, leia nosso post: O que comer na Bélgica), então aproveite para comprar as suas souvenirs e chocolates. Dica: se puder planejar para ir a Bruxelas em algum ano par, recomendo muito se fazer isso, pois todo ano par a Grand Place é coberta com um tapete de flores enorme e lindo no mês de agosto, eu infelizmente perdi essa oportunidade pois fui em ano ímpar, em 2013.

Os lindos edifícios que circundam a praça Grand Place (abaixo há mais fotos).
Manneken Pis | Roteiro em Bruxelas
Logo ali perto da Grand Place há o Manneken Pis, que é uma curiosa estátua de um menininho fazendo xixi. Essa estátua acabou virando símbolo da cidade pelas lendas que existem sobre o menininho, a que eu mais ouvi falar foi da lenda que dizia que o menino apagou um grave incêndio na cidade com o seu xixi (bem difícil de acreditar né? Mas é o que contam, rs). A estátua é bem pequeninha, então vá sabendo disso para não se decepcionar ao vê-la pela primeira vez, rs.

A curiosa e cômica estátua Manneken Pis.
Mont des Arts | Roteiro em Bruxelas
É um enorme jardim, muito bonito e bem cuidado com esculturas lindas. De lá também se tem uma vista espetacular, além de ser muito agradável de passear e tirar fotos lindas.

Vista da cidade e do jardim Mont des Arts.
Notre Dame Du Sablon | Roteiro em Bruxelas
Igreja no estilo gótico, tem que desviar um pouco o caminho para ir até ela, como eu estava um pouco cansada, fui direto para a próxima atração desse roteiro. Mas na próxima vez que eu for a Bruxelas, quero muito conhecê-la, está na minha lista.

Notre Dame Du Sablon. Fonte.
St. Jacques-sur-Coudenberg | Roteiro em Bruxelas
No caminho para a próxima atração há a igreja St. Jacques-sur-Coudenberg do século 18, que me chamou a atenção pela sua simplicidade e beleza, vale a pena dar uma passadinha rápida por ela.

Igreja St. Jacques-sur-Coudenberg.
Palácio Real de Bruxelas e Jardim Real ou Jardim de Bruxelas | Roteiro em Bruxelas
O jardim real ou também chamado jardim de Bruxelas, fica logo em frente ao palácio real, então dá para conhecer as duas atrações de uma vez só. O palácio real impressiona pela sua beleza e arquitetura, ele é utilizado como residência do rei, quando ele está na cidade, pois ele mora nos arredores de Bruxelas, no Castelo Real de Laeken. Dica: o palácio só é aberto para visitação de julho a setembro.

Palácio Real de Bruxelas.
Catedral de St.Michael e St.Gudula | Roteiro em Bruxelas
Essa catedral também é conhecida como catedral de Bruxelas e possui uma mistura de estilo gótico com renascentista. Ela foi construída em homenagem a São Michel, mas depois as relíquias da Santa Gudule foram levadas para lá e por isso a catedral leva o nome de St. Michael e St. Gudula. Perto da catedral, você estará de volta a Grand Place, onde pode escolher algum pub ou barzinho para curtir a noite belga experimentando as suas famosas e diversas cervejas. Dica: vá ao Delirium Café, que já virou até atração turística e sempre está lotado, por possuir a maior carta de cervejas do mundo (são 2 mil rótulos de cervejas em seu menu).

A linda catedral de St. Michael e St. Gudula e alguns detalhes da sua porta principal.
Museus | Roteiro em Bruxelas
Para quem tiver mais tempo em Bruxelas, ou conseguir fazer esse roteiro em poucas horas, pode escolher algum dos tantos museus que a cidade oferece. Eu fiz esse roteiro sem pressa e curtindo muito a cidade, mas acredito que se eu fosse mais rápida, teria tempo para conhecer ao menos um museu. O museu que eu mais recomendaria e gostaria de ir é o Museu Belga de Histórias em Quadrinhos, pois muitas histórias em quadrinhos foram originadas na Bélgica, então acredito ser um museu bastante diferente e interessante. Você pode também comprar o Cartão Bruxelas que dá direito a entrada gratuita em 39 museus diferentes, descontos em restaurantes, lojas, excursões e tours em Bruxelas ou comprar este mesmo cartão combinado com o Ônibus Hop-on Hop-off que dá direito ao uso do Cartão e uso do ônibus hop-on hop-ff para te levar às principais atrações da cidade. Abaixo você pode ver essas duas opções melhor ao clicá-las.
Espero que esse roteiro tenha ajudado você a definir a quantidade de dias e as atrações da sua viagem em Bruxelas e te inspirado a viajar para lá também.
Continue planejando a sua viagem na Bélgica com as nossas dicas:
- Leia o nosso post: O que comer na Bélgica.
- Faça a reserva e compra de passeios e entradas em museus pelos links no post do site da Get your Guide e evite filas e perda de tempo na sua viagem, além de conseguir os melhores preços e ajudar o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
- Faça a reserva do carro para a sua viagem pela Rentcars, conseguindo assim o melhor preço do mercado, além de poder dividir em até 12 vezes e fazer o pagamento na moeda real, economizando sem ter que fazer pagamento de IOF e ainda ajuda o nosso blog a crescer e continuar produzir conteúdo de qualidade para você.
- Faça a reserva da sua acomodação na Bélgica conseguindo os melhores preços e ofertas pelo site da Booking e ajudando dessa forma o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
>> Se você possui ainda dúvidas para montar o seu roteiro de viagens, envie um email para contato@degusteseudestino.com.br que tiramos todas as suas dúvidas através do nosso serviço de consultoria online. Se deseja o planejamento completo, detalhado e personalizado da sua viagem, fazemos com o maior prazer também. Veja mais informações na nossa página: Roteiros Personalizados ou envie um email por gentileza para contato@degusteseudestino.com.br <<
Boa viagem, Jessica.
Deixe um comentário