Um destino muito procurado na África é Marrocos. Pensando nisso, criei esse roteiro de 9 dias em Marrocos inspirado na viagem que fiz para lá. Marrocos é um país muito interessante de se conhecer, com belezas naturais incríveis como cachoeiras e desertos, mas também com belezas arquitetônicas incríveis antigas com suas mesquitas e templos.
Dia 1 – Chegada em Fez pela manhã. Quando viajei para lá, meu voo chegou de noite em Fez e como eu não tinha disponibilidade para ficar mais dias nessa cidade, acabei não a conhecendo direito. Mas reserve ao menos um dia para conhecer Fez. As principais atrações que sugiro visitar são: o Palácio Real, souk (principal mercado da cidade) e a Madrassa Bou Inania (universidade aberta ao público muito bonita).
Dia 2 – Ir para Chefchaouen cedo pela manhã de ônibus, trem ou carro alugado (a viagem dura por volta de 4 horas). Chefchaouen é também conhecida como a cidade azul, pois antigamente a cidade era refúgio do povo judeu que resolveu pintar a cidade toda de azul em homenagem às vestes azuis dos reis do antigo testamento. Devido a isso, a cidade azul virou atração turística para quem vai a Marrocos. Sugiro passear pelo centro histórico da cidade admirando essa arquitetura tão interessante e única dela.

Chefchaouen – cidade azul de Marrocos.
Dia 3 – Ir para Casablanca cedo pela manhã de ônibus, trem ou carro alugado (a viagem dura por volta de 4 a 5 horas). Eu particularmente achei 1 dia suficiente para conhecer Casablanca. As principais atrações que sugiro visitar são: visitar a segunda maior mesquita do mundo Hassan II Mosque (só é possível entrar na mesquita com tour guiado, mas pode comprar o ticket de entrada antes de cada tour na própria mesquita) e a medina da cidade (medina é a parte mais antiga da cidade, pode ser considerada como um centro histórico da cidade, em que hoje há um intenso e aglomerado comércio e trafego de pessoas e animais pelas suas tantas ruas pequenas), mas eu particularmente não gostei da medina de Casablanca, achei bastante suja e bagunçada.

Hassan II Mosque – segunda maior mesquita do mundo.
Dia 4 ao 5 – Ir para Essaouira pela manhã de ônibus ou carro alugado (a viagem dura por volta de 4 a 5 horas). Essaouira é uma cidade litorânea procurada também por quem gosta de praticar surf e/ou windsurf, é um bom local para quem gosta de praticar esses esportes por ter bastante vento. Eu passei 3 dias lá quando fui, pois adoro praia e tirei um dia só para curtir uma praia marroquina mais afastada da cidade, nos outros dois dias eu curti a praia da cidade e suas atrações turísticas como o Forte de Essaouira e sua muralha. Eu particularmente, achei a medina de Essaouira a mais organizada e menos suja de todas as outras cidades que fui em Marrocos, comprei até roupas marroquinas lindas, como macacões longos e véus, recomendo muito passear pela medina da cidade.

Forte de Essaouira e suas muralhas (vista de um restaurante em que almoçamos lá).

Você sabe que está em Marrocos quando vê camelos nas praias, rs.
Dia 6 ao 9 – Ir para Marrakech pela manhã de ônibus ou carro alugado (a viagem dura por volta de 2h30 a 3h). Marrakech é a cidade mais turística de Marrocos e lá há várias opções de passeios bate-e-volta para outras cidades e passeios com pernoites no deserto do Saara. Recomendo passear 1 dia na cidade, visitando suas atrações turísticas, como a Mesquita Koutoubia, o palácio Palais de La Bahia e a escola Madrasa Ben Youssef aberta ao público, passeando também pela medina e souks da cidade. Nos outros 3 dias recomendo fazer os passeios oferecidos em agências ou em hotéis da cidade (o meu hotel, por exemplo, oferecia vários passeios que fiz). No dia seguinte, fiz o passeio bate-e-volta a cachoeira de Ouzoud – maior cachoeira no norte da África com 110 metros de altura. E nos outros 2 dias restantes fiz uma excursão ao deserto do Saara com direito a andar de camelo, pôr-do-sol único e simplesmente incrível no deserto, uma pernoite no deserto com comida e música africana (e um céu estrelado maravilhoso), além de fazer certos trechos de van que fazia paradas em paisagens incríveis que encontramos no caminho e também nos levou para Ouarzazate (lugar onde vários filmes foram gravados, como o Gladiador, Indiana Jones, Cleopatra e Games of Thrones), recomendo muito este passeio, ele é realmente imperdível. Dica: Eu fiquei a noite toda acordada com meu namorado nas areias do deserto, conversando com os africanos que estavam fazendo música para a gente nas barracas, além de conhecer melhor a cultura marroquina conversando com eles, pudemos ver o nascer no sol no deserto, experiência única que recomendo muito! Foi uma das coisas mais lindas que já vi!

Mesquita Koutoubia em Marrakech.

cachoeira de Ouzoud.

Uma das paradas no caminho de van para o deserto do Saara (esse macacão e véu lindinhos que estou usando na foto é um dos que comprei na medina de Essaouira, rs).

Ouarzazate (Lugar onde vários filmes foram gravados, como o Gladiador, Indiana Jones, Cleopatra e Games of Thrones).

Incrível pôr-do-sol no deserto do Saara.
Espero que esse roteiro tenha ajudado você a definir a quantidade de dias da sua viagem em Marrocos e te inspirado a viajar para alguma dessas cidades que mencionei acima.
Está procurando hotel ou algum hostel para a sua viagem em Marrocos? Clique aqui para encontrar as melhores tarifas e ofertas. Ao clicar e fazer reservas através do link fornecido, você estará contribuindo e motivando o nosso blog a continuar produzindo conteúdo de qualidade e não pagará nada a mais por isso.
Boa viagem, Jessica.
Deixe um comentário