Otimize seu tempo com o nosso roteiro em Bratislava de apenas 1 dia!
Bratislava é a capital da Eslováquia, país que aos poucos está se abrindo mais para o turismo e que por não ser ainda tão procurada pelos turistas, oferece hotéis, pratos e entradas para os seus museus com preços bastante camaradas! Além disso, para quem está em Viena, um bate-volta para Bratislava é uma ótima opção, já que as duas cidades são separadas por apenas 65 km de distância e Bratislava é uma cidade bem pequena, sendo facilmente percorrida a pé e sendo possível conhecer as suas principais atrações turísticas em apenas um dia. Para quem está planejando ir de Viena para Budapeste, fazer uma parada em Bratislava (e até mesmo pernoitar na cidade) é uma boa também, já que ela fica mais ou menos no caminho entre essas duas cidades e você ainda acaba conhecendo 3 países bem diferentes na sua viagem.
Como ir de Viena a Bratislava?
Há 3 opções muito boas: de ônibus (bastante confortável, possui inclusive wifi e a viagem dura cerca de 1h a 1h30), de trem (também confortável, mas não possui wifi, a viagem dura cerca de 1h) e de barco indo pelo rio Danúbio. Há inclusive ótimos cruzeiros pelo Danúbio que oferecem um bate-volta de Viena para Bratislava. Encontramos uma oferta ótima de cruzeiro que sai às 8h40 de Viena, passeando um pouco por Viena antes de chegar a Bratislava perto de meio-dia, oferecendo café-da-manhã e almoço servidos no cruzeiro e inclusos no valor. Ao chegar em Bratislava perto de meio-dia, poderá conhecer a cidade até às 16h e depois voltar para o cruzeiro, onde terá um jantar de 4 pratos servido no cruzeiro e incluso no valor também. Todo esse passeio de ida e volta com o cruzeiro com café-da-manhã, almoço e jantar inclusos por apenas 51 euros por adulto. E reservando por aqui você garante este preço maravilhoso e ainda ajuda o blog a crescer e manter a qualidade dos posts para você.
Qual é a melhor época para ir a Bratislava?
Eu fui no final de março, ou seja, finalzinho do inverno e peguei a maior nevasca que já peguei na vida, rs! A neve caía tão forte e grossa que quando a gente andava, machucava o nosso rosto! Quando entrei em um local fechado e me olhei no espelho, percebi que meu rosto estava com vários cortes pequeninhos (saindo inclusive sangue, gente!) por causa da neve. Pode ser que foi um ano atípico na cidade (fui em 2013), mas eu nunca voltaria lá no inverno novamente, mesmo sendo final de inverno como fiz. Então recomendo a temporada de final de primavera ou durante o verão ou ainda no começo do outono, então entre maio e outubro, pois acredito não estar tão frio ainda.
Qual é a moeda e língua da Eslováquia?
A Eslováquia faz parte da União Europeia, então a moeda do país é o euro. A dificuldade está mesmo na língua que é o eslovaco, uma língua nada parecida com o português nem com o inglês, então fica bastante complicado entender qualquer menu ou placas em eslovaco, mas para nossa sorte, nos principais pontos turísticos há placas sempre em inglês e nos restaurantes e locais turísticos não tive dificuldade em achar pessoas que falassem inglês para eu conseguir me comunicar com elas. Mas atenção: não espere receptividade das pessoas da Eslováquia, talvez seja pelo período comunista que o país viveu, mas muitas pessoas de lá não são muito de sorrir e de ser receptivos como nós, brasileiros, normalmente somos.
Roteiro em Bratislava – O que fazer em Bratislava?
Agora vamos ao nosso roteiro: quando fui para Bratislava, como falei acima, peguei a maior nevasca da minha vida! Mas eu só tinha esse dia para conhecer a cidade, então resolvi mesmo assim encarar a neve e ir conhecer, ao menos um pouco, as suas atrações turísticas principais.
Fui de ônibus de Viena para Bratislava e para a minha alegria, a estação de ônibus em Bratislava fica de baixo da Ponte Nova da cidade, em eslovaco: Nový Most, que é uma ponte que virou símbolo da modernidade na cidade e acabou também virando um ponto turístico. Em uma das suas extremidades há uma torre com um restaurante giratório que imita uma nave espacial, por isso a ponte também é conhecida como ”ponte da nave espacial”. Então acabei conhecendo um ponto turístico da cidade logo na minha chegada.

Ponte Nova de Bratislava.
Pertinho também do ponto de ônibus está a Catedral de São Martinho, em eslovaco: Dóm sv. Martina, catedral que foi muito importante para Bratislava, pois chegou a ser local de coroação dos monarcas da Hungria e acabou virando atração turística também da cidade. O seu interior é simples, mas vale a pena conhecer pela sua história.

Catedral de São Martinho e o seu interior.
Depois de conhecer a catedral, fomos para o nosso hotel, deixamos nossas malas lá e criamos coragem para sair novamente naquela nevasca para conhecer mais a cidade. A atração turística principal de Bratislava é o seu Castelo que virou símbolo da cidade e do país, então não perdemos tempo e fomos direto do hotel para lá. E nele se encontra o Museu Nacional Eslovaco, que conta um pouco sobre a história do país (mas na verdade, não gostamos do museu, pois há bastante quadros e objetos encontrados durante escavações no país, mas falta conteúdo e informações, na minha opinião. Mas para se esconder daquela nevasca, foi um boa escolha para a gente).
O que mais gostamos da visita ao castelo foi da paisagem que se tem lá de cima (sim, o castelo fica em cima de uma colina, mas é possível fazer o trajeto a pé, fazendo sempre pausas quando necessário). Mas por causa da nevasca, a gente não pôde aproveitar muito a vista e ficamos mesmo mais tempo dentro do castelo visitando o museu. Apesar disso, uma das torres do castelo fica aberta para visitação, mas como estávamos cansados da viagem e estava nevando tanto, que provavelmente a vista de lá não ia ser muito boa, decidimos não nos cansar subindo mais degraus.
Uma curiosidade sobre o castelo é que ele aparenta ser bastante novo e isso é porque ele realmente não é o original construído no século X. O castelo foi destruído e reconstruído diversas vezes, tomando sempre uma nova forma com um estilo diferente (já possuiu estilo gótico e renascentista também) e ele foi destruído pela última vez em 1811 ao comando de Napoleão Bonaparte, sendo reconstruído somente em 1950, por isso aparenta ser tão novo.

Castelo de Bratislava.

Vista da Ponte Nova de cima do Castelo.
Na nossa visita ao castelo, quando nos olhamos no espelho do banheiro do museu, percebemos que a neve tinha feito pequenos cortes no nosso rosto e decidimos que ali seria o limite do nosso passeio. Decidimos então voltar para o hotel após a visita ao museu dentro do castelo, mas como no caminho a gente acabaria passando pelo Palácio Presidencial, em eslovaco: Grasalkovičov palác, (é onde mora o presidente do país e também é ponto turístico da cidade pela sua beleza e seus belos jardins), decidimos fazer uma pequena parada em frente ao palácio somente para admirá-lo rapidamente e tirar algumas fotos.

Palácio Presidencial.
Se o tempo não estivesse tão ruim, a gente teria tempo ainda de ir para o antigo centro histórico da cidade com tranquilidade. O legal dessa região do centro histórico é que ela é uma área só para pedestres e o bom de lá é mesmo passear com calma, admirando as suas construções antigas e curtir suas praçinhas, coisa que não daria para a gente fazer com aquela nevasca, por isso que desistimos e voltamos para o hotel.
A catedral de São Martinho que acabamos conhecendo por ser perto do nosso ponto de ônibus, fica nessa região do centro histórico também e uma outra atração que faz parte dessa região são as diversas e engraçadas estátuas que ela possui. Depois que a Tchecoslováquia se dividiu em República Checa e Eslováquia, em 1993, ocorreram diversas mudanças políticas na Eslováquia e começaram também a investir mais em turismo. Acredita-se que o governo decidiu criar essas estátuas engraçadas e atípicas para chamar mesmo mais atenção dos turistas e divertir também quem por ali passa. Se foi mesmo essa a intenção do governo, acabou dando muito certo, pois hoje, há quem vá a Bratislava só para tirar fotos interagindo com essas estátuas e também se divertir ”caçando” todas as estátuas que o centro histórico possui.
Se você também possui pouco tempo para conhecer Bratislava, assim como eu tive, uma ótima opção é fazer um passeio de ônibus pela cidade com audio guia em português incluso. Eles oferecem também um tour dentro do castelo com as entradas do castelo inclusas no valor total deste passeio, que custa a partir de apenas 10 euros por adulto. E reservando por aqui você garante este preço maravilhoso e ainda ajuda o blog a crescer e manter a qualidade dos posts para você.

A estátua do operário, chamada de Cumil em eslovaco, é uma das mais famosas estátuas da região do centro histórico. Fonte.
No dia seguinte, fomos de ônibus para Budapeste, mas há também trens, se você preferir. A viagem dura cerca de 3h e é bem tranquila. Veja o nosso post sobre Budapeste também: O que fazer em Budapeste – top 6 atrações imperdíveis.
Espero que esse roteiro tenha inspirado você a viajar para essa cidade que ainda é pouco conhecida pelos brasileiros, mas que vale a pena reservar um dia para conhecê-la. Bratislava é uma cidade que é possível conhecer o principal tranquilamente em um dia e sem se cansar, além de possuir preços muito bons. Então o mais legal de tudo também é que você terá a oportunidade de conhecer um novo país e uma nova cultura em tão pouco tempo e sem gastar muito dinheiro.
Continue planejando a sua viagem com as nossas dicas:
- Faça a reserva da sua acomodação conseguindo os melhores preços e ofertas pelo site da Booking e ajudando dessa forma o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você.
- Faça a reserva e compra de passeios e entradas em museus pelos links do site da Get your Guide no post e evite filas e perda de tempo na sua viagem, além de conseguir os melhores preços e ajudar o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você.
- Faça a reserva do carro para a sua viagem pela Rentcars, conseguindo assim o melhor preço do mercado, além de poder dividir em até 12 vezes e fazer o pagamento na moeda real, economizando sem ter que fazer pagamento de IOF e ainda ajuda o nosso blog a crescer e continuar produzir conteúdo de qualidade para você.
>> Se você possui ainda dúvidas para montar o seu roteiro de viagens, envie um email para contato@degusteseudestino.com.br que tiramos todas as suas dúvidas através do nosso serviço de consultoria online. Se deseja o planejamento completo, detalhado e personalizado da sua viagem, fazemos com o maior prazer também. Veja mais informações na nossa página: Roteiros Personalizados ou envie um email por gentileza para contato@degusteseudestino.com.br <<
Boa viagem, Jessica.
Deixe um comentário