Venha ver o nosso Top 5 coisas a fazer em Estocolmo para te ajudar a montar o seu roteiro!
Estocolmo é a capital da Suécia e possui muitas pequenas ilhas, além de possuir numerosas pontes, por isso, a cidade é também conhecida como a Veneza do Norte. Ela é a sede do governo nacional e local da residência oficial da família sueca, além de ser também a cidade sede para os prêmios Nobel. Venha conferir todas as dicas para montar seu roteiro em Estocolmo!
Clima e melhor época para visitar Estocolmo
Por se localizar afastada da linha do equador e próxima ao polo norte, Estocolmo é uma cidade bastante fria. Mesmo no verão a temperatura não sobe muito, não ultrapassando geralmente os 23 graus e possuindo temperaturas mínimas de 14 graus. Quando fui a Estocolmo era verão, mas eu andava sempre de calça jeans, uma blusa e casaquinho de tecido leve, pois o vento que batia era um pouco frio. Mas também depende muito da pessoa, vi muitos moradores usando shortinhos e bermudas, acredito que para eles, seja muito calor no verão. Para mim, era um clima agradável: nem muito calor, mas também nem muito frio.
Portanto, para quem quer fugir do frio congelante, a melhor época para visitar a cidade seria no verão, que não se faz muito calor, mas o clima ainda está agradável. Nos invernos mais rigorosos as temperaturas mínimas na cidade podem chegar a 20 graus negativos. No entanto, acredito que toda cidade europeia, possui uma beleza diferente no inverno e vale a pena também conhecê-las nesse período.
Quantos dias ficar em Estocolmo?
Essa é uma pergunta muito comum de se fazer quando estamos planejando uma viagem, mas a resposta vai depender muito do que o viajante quer conhecer. Eu sugiro, no mínimo, 2 dias para conhecer o principal de Estocolmo. Mas 4 dias seria o ideal para não ficar cansativo, conhecendo a cidade e seus museus com calma. E 6 dias seria o ideal para conhecer também atrações fora de um roteiro comum, como por exemplo um passeio de cruzeiro pelas ilhas do mar báltico, (mar que margeia a cidade de Estocolmo).
Agora vamos ao top 5 da cidade, que considero ser atrações realmente imperdíveis, que você não pode deixar de fora do seu roteiro em Estocolmo.
Roteiro em Estocolmo – Top 5:
01 – Gamla Stan | Roteiro em Estocolmo
Galma Stan significa cidade antiga e ela é a região do centro histórico de Estocolmo. Foi nessa região que a cidade foi fundada em 1252, suas ruelas e prédios antigos estão bem preservados e por isso passear por aqui é passagem obrigatória para quem visita Estocolmo. Atrações como o Palácio Real, a praça Stortorget, a Catedral de Estocolmo e o Museu Nobel (isso mesmo, eles possuem um museu do renomeado prêmio Nobel que tem sede em Estocolmo) estão localizados nessa região.

Museu Nobel, localizado na região de Gamla Stan.

Igreja de Riddarholmen, localizada na região de Gamla Stan.
02 – Museu Vasa ou Vasamuseet | Roteiro em Estocolmo
Neste museu está em exposição o famoso navio de guerra Vasa, navio do século 17 que seria o maior navio sueco de guerra daquela época, mas nunca chegou a ser utilizado, pois por um erro de projeto, após partir do cais, afundou em 10 minutos. O navio permaneceu submerso por 300 anos até ser resgatado e restaurado, o seu tamanho e riqueza em detalhes impressiona.

Essa foto não ficou tão legal, pois ficou contra a luz do sol, mas queria mostrar como é o museu por fora: a arquitetura do prédio tenta imitar a forma de um navio, achei muito de mais.
03 – Stadhuis | Roteiro em Estocolmo
Stadhuis é a prefeitura de Estocolmo e ela impressiona pelo tamanho e beleza. É possível se fazer tours dentro dela, possui várias opções de línguas, passando pelos salões onde acontecem o baile do Prêmio Nobel e o banquete, mas eu não cheguei a fazer esse tour. Também é possível subir na torre da prefeitura para obter uma vista linda da cidade.

Lateral da prefeitura.

Área externa dentro da prefeitura.

Torre da prefeitura.

Ponte perto da prefeitura com uma linda vista para o centro histórico Gamla Stan.
04 – Palácio Real | Roteiro em Estocolmo
Como falado anteriormente, o Palácio Real fica na região de Gamla Stan, ele é atualmente residência oficial do Rei. Antigamente, desde do século 10 havia uma fortaleza menor no local e ao longo dos séculos foi sendo modificada e ampliada até tomar a forma atual, com mais de 600 cômodos. É possível assistir a troca da guarda real aqui no verão.

Palácio Real de Estocolmo.
05 – Passear pela orla das ilhas, pela região do Museu Nordiska e jardins ali perto | Roteiro em Estocolmo
O museu Nordiska é dedicado à história do povo sueco e à sua cultura desde final da Idade Média até a época contemporânea, eu não cheguei a entrar pois tinha pouco tempo na cidade, mas para quem gosta e tem tempo, recomendo a visita ao museu também. O passeio na orla ali perto e nos jardins vale muito a pena.

Museu Nordiska.

Passeio pelos jardins perto do museu.

Passeio pela orla perto do museu.
Há muitos outros museus a serem vistos em Estocolmo, para quem tem interesse, talvez seja melhor analisar bem quais museus quer ir para avaliar melhor a quantidade de dias da viagem, geralmente se precisa de metade de um dia, no mínimo, para visitar algum dos tantos museus de Estocolmo. Uma super dica que vai te ajudar muito a economizar, visitando tudo o que você deseja é o Stockholm Pass. Ele inclui o uso do ônibus Hop on Hop off, o barco do Hop on Hop off que passeia por todas as ilhas de Estocolmo e inclui mais de 60 atrações e excursões, incluindo as entradas em praticamente tudo o que recomendamos aqui e outros muitos museus que não chegamos a comentar. Se não deseja entrar nos museus e atrações é possível comprar somente o ônibus + barco Hop on Hop off ou somente o ônibus Hop on Hop off ou somente o barco Hop on Hop off.
Espero que esse top 5 tenha ajudado você a definir as prioridades a serem vistas em Estocolmo e a quantidade de dias e atrações da sua viagem.
Continue planejando a sua viagem na Suécia com as nossas dicas:
- Faça a reserva da sua acomodação na Suécia conseguindo os melhores preços e ofertas pelo site da Booking, ajudando dessa forma o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
- Faça a reserva e compra de passeios e entradas em museus e tickets pelos links no post do site da Get your Guide e evite filas e perda de tempo na sua viagem, além de conseguir os melhores preços e ajudar o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
- Faça a reserva do carro para a sua viagem pela Rentcars, conseguindo assim o melhor preço do mercado, além de poder dividir em até 12 vezes e fazer o pagamento na moeda real, economizando sem ter que fazer pagamento de IOF e ainda ajuda o nosso blog a crescer e continuar produzir conteúdo de qualidade para você.
>> Se você possui ainda dúvidas para montar o seu roteiro de viagens, envie um email para contato@degusteseudestino.com.br que tiramos todas as suas dúvidas através do nosso serviço de consultoria online. Se deseja o planejamento completo, detalhado e personalizado da sua viagem, fazemos com o maior prazer também. Veja mais informações na nossa página: Roteiros Personalizados ou envie um email por gentileza para contato@degusteseudestino.com.br <<
Boa viagem, Jessica.
Jessica.
Fico viajando em sonhos, através das suas dicas de viagens maravilhosas!
Adoro seu blog. Sucesso sempre mais.
Marisa
Obrigadaa! Fico imensamente feliz! =)