Confira todas as dicas para um roteiro completo na Polônia com visita a castelos medievais, cidades pitorescas, montanhas e muito mais!
A Polônia foi um destino que me surpreendeu completamente. Fui sem esperar muita coisa do país e voltei apaixonada! Que país lindo!! E ainda possui a vantagem de não ser um destino extremamente turístico e acredito que por isso seja tão em conta. Tanto para quem viaja com euros como nós, quanto para quem viaja com reais vindo do Brasil, pois 1 Zloty (moeda polonesa) corresponde a cerca de 1 real.
Fizemos uma viagem de cerca de 15 dias na Polônia para conhecer o país mais a fundo e não somente as cidades mais conhecidas: Varsóvia e Cracóvia. Nosso objetivo era conhecer cidades pitorescas medievais, castelos antigos, a sua região costeira com o mar báltico ao norte e também a sua região montanhosa ao sul perto da fronteira com a Eslováquia. O resultado dessa viagem você confere aqui com todas as dicas para um roteiro na Polônia completo!
Como chegar na Polônia?
Vindo do Brasil, recomendaria chegar pelo aeroporto de Cracóvia ou Varsóvia, mas tudo depende muito do seu roteiro. Você poderia fazer um roteiro na Alemanha e vir de Berlim ou de Dresden para a Polônia de trem ou de carro alugado por exemplo. Foi o que fizemos, viemos de carro de Dresden para a Polônia.
Mas viajar para a Polônia permite também outras combinações de roteiros. Uma outra boa combinação seria por exemplo com a Eslováquia e República Checa (aproveitamos para ir à Eslováquia e República Checa ao final da nossa viagem também). Se você está na dúvida quanto a que tipo de roteiro montar, fornecemos um serviço de consultoria online para poder te ajudar melhor.
E os posts sobre a Eslováquia, República Checa e Dresden ainda vão ao ar aqui no blog. Inscreva-se na nossa Newsletter ao final dessa página para receber os posts em primeira mão gratuitamente por email assim que forem ao ar. E veja também nos destaques do nosso Instagram as dicas que demos nos stories sobre estes lugares e sobre a nossa viagem a Polônia.
Como se locomover na Polônia? Carro, trem ou ônibus?
A melhor maneira para se locomover na Polônia, ainda mais se você pretende fazer um roteiro parecido com o nosso, indo nessas cidades menos turísticas e vendo mais atrações, cidades e castelos em menos tempo é com o carro.
Para alugar um carro ou algum outro veículo recomendamos o site da Rentcars. Este site de reserva de carros apresenta atualmente o melhor preço do mercado, buscando na cidade desejada as empresas de aluguel de carros com os melhores preços e de confiança, além de poder dividir em até 12 vezes e fazer o pagamento na moeda real, economizando sem ter que fazer pagamento de IOF. É um site que sempre utilizamos nas nossas viagens na Europa, quando não viajamos com o nosso carro de Munique (moramos em Munique, na Alemanha) para outros países.
Mas se você realmente não pode dirigir, há ônibus e trens em funcionamento na Polônia, ligando as cidades. As principais diferenças entre esses dois meios de transporte são o preço e o conforto. Os ônibus costumam ter um valor mais baixo do que os trens, mas os trens costumam ser mais confortáveis do que os ônibus. E o tempo que se percorre a distância entre as cidades são bem parecidos entre trens e ônibus na Polônia. Mas o trem ainda possui uma vantagem sobre o ônibus também nesse quesito, pois a estrada pode engarrafar e pode ocorrer atrasos com os ônibus. Já os trens atrasarem é uma probabilidade bem mais baixa de acontecer.
Dicas para dirigir na Polônia: PID e Pedágio
Recomendamos fazer uma PID (Permissão Internacional para Dirigir), pois há algumas locadoras na Europa que só aceitam alugar carro se você apresentar a PID. E se houver qualquer problema na sua viagem e você precise apresentar seus documentos para a polícia é bom você ter a PID em mãos para apresentá-la nesses casos também. E lembre-se de que a PID não substitui a sua CNH. Você tem que trazer estes dois documentos para a sua viagem.
E na Polônia há pedágios em algumas estradas assim como no Brasil. E assim como no Brasil, há as cabines para fazer o pagamento do pedágio antes de entrar nas estradas pedagiadas. Esses pagamentos podem ser feitos em dinheiro polonês: Zloty ou em euros ou dóllars (mas se for usar essas outras opções tem que ser dinheiro em papel. Eles não aceitam moedas se não fizer o pagamento em Zloty). E o troco será em Zloty, mesmo se você fizer o pagamento em dinheiro em outra moeda. Algumas cabines aceitam pagamento em cartão de crédito.
Dica extra muito boa: tanto as estradas pedagiadas como as não pedagiadas são muito boas na Polônia. Então uma dica é ativar nas suas configurações do google maps no celular a opção: Evitar Pedágios (não sabia que o google maps tem essa opção? É só selecionar “opções de trajeto” quando você calcular uma rota de carro e ele vai oferecer as opções: evitar -rodovias -pedágios ou balsas. Então selecione “pedágios” e pronto). Fazendo isso, o google maps vai calcular rotas de carro sem utilizar as estradas pedagiadas. Depois desmarque essa opção para comparar com o trajeto indo pela estrada pedagiada para ver se tem uma diferença grande no trajeto que faça ser muito mais demorado indo pelas estradas não pedagiadas. No nosso roteiro, fizemos praticamente ele todo em estradas não pedagiadas, pois vimos que a diferença de tempo não iria ser tão grande e optamos por economizar esse dinheiro do pedágio. Percebemos também que a qualidade das estradas é muito boa e parecida nas estradas pedagiadas e não pedagiadas.

Cabines para pagamento de pedágio na entrada de uma estrada pedagiada na Polônia.
Dica importante para ficar o tempo todo conectado na sua viagem na Polônia
Algo que acho essencial na viagem é ter internet o tempo todo. Pois hoje em dia a gente precisa de internet pra tudo! Por exemplo, uma coisa que faço muito nas viagens é descobrir lugares novos, passeando pelas ruas menores nas cidades e me deparando com construções lindas e diferentes não tão conhecidas e turísticas. Nesses casos, eu uso muito o google maps para ver o que é aquele lugar e pesquisar um pouco sobre ele também. Sem internet eu não poderia fazer isso. Ou quando não tenho tempo de pesquisar restaurantes antes de viajar, me deparo com um lugar que acredito ser bom e vejo os comentários sobre esse lugar no google maps ou no trip advisor para ajudar a decidir se vou comer ali ou não.
São inúmeras as situações em que a internet nos ajuda durante uma viagem e eu poderia escrever um post inteiro sobre isso, mas acho que cada viajante já sabe bem sobre isso e provavelmente já foi salvo de situações às vezes bastantes desconfortáveis em viagens por causa da internet também.
Então uma super dica é comprar um bom chip de celular para poder utilizar internet sempre que desejar e precisar durante a sua viagem toda. Recomendamos a Viaje Conectado, que oferece pacotes muito bons, facilitando muito nossa vida de viajante. Eles possuem pacotes de 4G em praticamente todos os países do mundo com uma boa qualidade de internet e fazem a entrega do chip na sua casa antes da sua viagem.
O que fazer na Polônia? Quais cidades visitar? | Roteiro Completo
Veja abaixo as principais cidades e atrações na Polônia e também cidades pitorescas, lugares muito românticos, castelos medievais e trilhas por alpes e montanhas em um lindo Parque Nacional do país, que conhecemos na nossa viagem de cerca de 15 dias na Polônia.
Castelo Czocha | Roteiro na Polônia Completo
Fizemos a nossa viagem de carro à Polônia, vindo de Dresden na Alemanha. O nosso destino seria ir de Dresden à Breslávia, cidade linda a seguir aqui na lista. Praticamente no caminho entre essas duas cidades fica o Castelo Czocha, por isso decidimos visitá-lo antes de chegar em Breslávia.
O Castelo Czocha não é tão conhecido entre os turistas internacionais como nós do Brasil. Ele é bastante conhecido entre os poloneses e bastante querido também entre eles. Mas é por isso que é tão difícil encontrar informações sobre esse castelo na internet sem ser em polonês. Nós só visitamos ele por uma dica que minha sogra nos deu (meu marido é alemão, mas seus pais são poloneses). E o Castelo é realmente muito lindo e antigo, vale a pena uma visita, mesmo que seja rápida como foi a nossa.
O tour guiado dentro do castelo custa cerca de 5 euros (20 Zlotys, cerca de 20 reais) e só há guias em polonês, mas eles dão um livrinho em inglês para você conseguir acompanhar o tour dentro do castelo. Para visitar a sua área externa custa cerca de 2 euros (8 Zlotys). E na sua área externa há também a camara da tortura que custa um extra de cerca de 3 euros (12 Zlotys) para ser visitada, mas é muito interessante e vale a pena.
E uma super dica para quem gostaria de ter a experiencia de dormir em um castelo medieval na Polônia é se hospedar no Castelo Czocha. Parte do interior dele foi reformado para funcionar como um hotel também. Imagina poder dormir em um Castelo medieval do século 13, que experiência única que deve ser. Uma pena que só descobri isso ao visitar o castelo. Se eu soubesse antes, teria com certeza passado uma noite nele. Seria mais um “check” na minha lista de desejos viajantes a ser cumprido, rs.
Irá ao ar ainda um post completo sobre esse castelo. Inscreva-se na nossa Newsletter ao final dessa página para receber este post em primeira mão gratuitamente por email, assim que for ao ar. E veja também nos destaques do nosso Instagram as dicas que demos nos stories sobre ele.

Castelo Czocha e a camara de tortura do castelo (não recomendamos visitar ela com crianças, pois possui imagens um pouco pesadas).
Breslávia ou Wroclaw em Polonês | Roteiro na Polônia Completo
Depois de conhecer o lindo Castelo Czocha, seguimos viagem para a linda e romântica cidade de Breslávia. Essa cidade me surpreendeu muito, virou uma das minhas favoritas na Polônia! Nas fotos é linda, mas ao vivo impressiona ainda mais! O seu centro histórico parece um cenário de filme de contos de fadas de tão perfeito e bem cuidado que é.
É possível conhecer o principal do centro histórico da cidade a pé em 2 horas de passeio. Mas o legal é se perder nas ruas pequenas da cidade, curtir a sua beleza, entrar nas igrejas e lojinhas. Então reserve no seu roteiro pelo menos uma tarde ou uma manhã inteira para conhece-la.
Nós chegamos nela à tarde (viemos de Dresden e paramos no Castelo Czocha antes de chegarmos em Breslávia). E também pernoitamos em um hotel muito bem localizado em Breslávia, a menos de 5 minutos a pé do centro histórico. Então tivemos a tarde inteira nela e ainda conseguimos curtir a cidade à noite, admirando a beleza dela toda iluminada.
Recomendo muito o nosso hotel para quem quer algo em conta com conforto e boa localização. Ele não possui luxo, é simples, mas bom, espaçoso com banheiro e quarto novos. Ele é o B&B Hotel Wroclaw Centrum.
O que fazer e conhecer em Breslávia: praça Rynek (principal praça do centro histórico da cidade. Nela se encontra a antiga prefeitura também), os fofos gnomos de Breslávia (há inúmeras estátuas pequenas de gnomos espalhadas por toda a cidade, em homenagem a um antigo movimento anti-comunista em que os gnomos foram utilizados como símbolo e que hoje alegram a cidade. É muito divertido tentar encontrar o máximo de gnomos possível pela cidade), Igreja de Santa Madalena (não deixe de subir nas torres dessa igreja que possui a vista mais linda da cidade. Custa 8 Zlotys por pessoa para subir nas torres dela) e Igreja de St. Elizabeth.

Lindo centro histórico de Breslávia.

Cidade dos contos de fada na Polônia – Breslávia vista do alto das torres da Igreja de Santa Madalena.

Nosso quarto no Hotel B&B em Breslávia. Simples, mas bastante em conta, perto do centro histórico e possui estacionamento.
Dicas de Restaurantes em Breslávia:
Restaurante Pierogarnia Stary Mlyn – Restaurante de gastronomia típica polonesa, fica localizado na praça principal do centro histórico (praça Rynek) perto da antiga prefeitura. Perguntamos na recepção do nosso hotel por dicas de restaurantes e eles nos recomendaram este. E ele é tão bom que tivemos que enfrentar uma fila de espera na porta do restaurante para conseguirmos mesa (mas foi tranquilo o tempo de espera, demorou cerca de 10 minutos somente e conseguimos uma mesa).
O ponto forte desse restaurante são os pierogis (é uma espécie de pastel típico da Polônia, que pode ser feito no forno, frito ou como se fosse uma massa recheada cozida, acompanhado sempre por algum molho). Pedimos os de forno e todos estavam maravilhosos com bastante recheio e sabores incríveis. O sabor que mais recomendamos é o de carne de vitela marinado no mel com amêndoas laminadas (pedimos o molho de mostarda e mel para acompanhar e foi a combinação perfeita!).
E caso você vai passar rapidinho em Breslávia e não tenha tempo de comer nesse restaurante, não tem problema. Este restaurante na verdade é uma rede que há em toda Polônia. Ao longo da viagem encontramos ele diversas vezes em outras cidades na Polônia. Não comemos novamente nele para poder provar outros restaurantes, mas a vontade foi grande de comer nele de novo.

Deliciosos pierogis bem recheados que pedimos. Um melhor que o outro.

E de sobremesa pedimos pierogis doces (um de chocolate e outro de maçã e canela). Estavam uma delícia também.
Restaurante Vega – Esse restaurante é uma dica para quem é vegetariano e/ou vegano! Ele fica localizado na praça principal Rynek e apresenta uma proposta muito interessante de pratos típicos poloneses feitos na versão vegetariana ou vegana. E eles oferecem também pratos de cozinha internacional em versão vegana e vegetariana. Nós só não fomos nele porque só tínhamos uma oportunidade de comer em Breslávia, então tínhamos que decidir se iriamos nele ou no outro restaurante recomendado acima, então preferimos o outro que seria a comida polonesa mais tradicional.

Restaurante Vega no centro histórico de Breslávia.
Padaria Chimney Cake Bakery – Essa é uma dica para quem gosta de doces! Ela fica localizada perto da praça Rynek e é uma padaria que faz uma espécie de massa frita recheada com diversos sabores. O que pedimos e amamos foi de chocolate branco com pistache. Você vai ver esse doce em outras cidades na Polônia e na República Checa também é bem comum. Mas não encontrei em nenhum outro lugar esse sabor de chocolate branco com pistache e por isso recomendo muito (depois procurei bastante esse sabor em outras cidades e me arrependi de não ter comido mais nesse lugar em Breslávia).

Diversas opções de sabores e o que escolhemos: de pistache com chocolate branco.
Poznan | Roteiro na Polônia Completo
No dia seguinte, continuamos nossa viagem na Polônia viajando de carro para Poznan. O nosso hotel em Poznan nos permitiu otimizar muito o tempo na cidade, assim como em Breslávia, a localização dele foi excelente, a menos de 5 minutos a pé do centro histórico com bastante conforto e já com um pouco de luxo também (a cama era muito maravilhosa!) e o preço bem em conta. Ele é o Hotel Park Inn by Radisson Poznan, recomendamos bastante esse hotel.
Poznan é outra cidade que nos surpreendeu muito! Toda linda e fofa, parece de mentira de tão charmosa e bem cuidada. Recomendo reservar no seu roteiro ao menos uma manhã ou uma tarde para conhece-la (tivemos um dia praticamente inteiro nela e deu para conhecer todo o centro histórico a pé com calma e ainda voltamos para o hotel para descansar e responder e-mails antes de voltar para o centro histórico para jantar e ver a cidade à noite).
O que fazer e conhecer em Poznan: passear pela praça principal do centro histórico, a Old Market Square, onde há também a antiga prefeitura da cidade, em que na sua torre do relógio acontece uma apresentação todos os dias ao meio-dia de dois bonecos de bodes que lutam um com o outro representando uma antiga lenda da cidade. Ver o antigo Castelo Real de Poznan – Royal Castle in Poznan (hoje ele virou uma galeria para expor obras de arte e por isso não visitamos ele por dentro, somente por fora mesmo). Visitar a Igreja do Monastério Franciscano (ela é muito linda por dentro). E visitar a Igreja Paroquial da cidade (Fara Poznanska), ela é muito linda por dentro também.

Algumas fotos do centro histórico de Poznan.

Nosso quarto bem espaçoso no Hotel em Poznan com varanda, banheiro moderno e estacionamento.
Dicas de Restaurantes em Poznan:
Restaurante Ratuszova – um dos melhores restaurantes que visitamos na Polônia!! Ele fica localizado direto na praça principal do centro histórico (a Old Market Square) com uma vista linda para a praça e possui gastronomia típica da Polônia com alto refinamento de sabores.
Pedimos de entrada a tradicional sopa polonesa de beterraba que é feita nesse restaurante com framboesa também, muito deliciosa! Há restaurantes na Polônia, que não fazem essa sopa com um refinamento bom de sabores, o que prejudica bastante o sabor dela que pode ficar doce demais e não agrada. Mas se feito de maneira correta, essa sopa é muito maravilhosa (minha sogra que é polonesa, faz ela muito bem aqui em datas importantes para a família do meu marido, mas nesse restaurante essa sopa ainda conseguiu ser melhor do que a da minha sogra querida).
De prato principal pedimos o pierogi cozido, feito como se fosse uma massa recheada. Ele veio recheado com carne de pato e servido com um molho agridoce de cidra e maça verde. Estava muito maravilhoso esse prato.
E de sobremesa pedimos um mousse de chocolate branco com coco servido com sorbet de maracujá e espuma de maracujá. Nem tenho palavras para explicar a perfeição que era essa sobremesa. Muito bem elaborada, muito inteligente e bem pensada. Tudo se complementa, se equilibra e se completa nessa sobremesa.

Restaurantes em Poznan: Tudo muito delicioso e incrível no Restaurante Ratuszova.
Restaurante e Cervejaria Brovaria – Esse restaurante também funciona como hotel e o que nos chamou atenção foi o seu nome (Bavaria é Baviera em inglês e como moramos em Munique na Baviera, queríamos ver se esse restaurante tem alguma coisa a ver com Munique ou com a Baviera). E talvez seja porque a cervejaria usa o malte vindo de Munique ou porque tenha diversos tipos de cervejas boas (as cervejas da Baviera são famosas por serem de alta qualidade) que ela tenha esse nome “Brovaria”. Mas fato é que gostamos de todas as cervejas que tomamos nesse restaurante e por isso recomendamos ele.
Pedimos um trio degustação com 3 tipos de cervejas diferentes (cerveja de mel, cerveja pilsen e cerveja de trigo com tons frutados) e pedimos uma cerveja sazonal feito com aroma de rosas e sabor floral. Todas muito boas.
Para jantar pedimos costela de porco com molho especial da casa, batata recheada e legumes e um salmão grelhado com molho de manga, legumes e arroz selvagem. Tudo muito bom, mas ainda o melhor da noite foi a costela de porco que desmanchava de tão macia que estava.
O menu de sobremesa deles era bem simples e por isso fomos no café a seguir na lista para comer as sobremesas da noite.

Restaurantes em Poznan: cervejas maravilhosas no Brovaria e a Costela de Porco maravilhosa também.
Cafeteria Cacao Republika – Essa cafeteria é especializada em chocolate quente e fica localizada próxima à praça principal. Pedimos então um chocolate quente clássico e outro com avelã e um bolo de chocolate com sorvete de creme e um cheesecake com molho de frutas vermelhas. Amamos muito tudo que pedimos.

Cafeterias em Poznan: Cafeteria muito charmosa no centro histórico de Poznan com chocolates quentes maravilhosos.
Torun | Roteiro na Polônia Completo
No dia seguinte, seguimos nossa viagem de carro pela Polônia indo à Torun, cidade famosa por ser a cidade natal de Nicolau Copérnico e por conservar bem o seu antigo estilo medieval, afinal, saiu quase que ilesa dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Reserve no seu roteiro, ao menos um dia inteiro para conhecer o principal da cidade bem.
O nosso hotel em Torun era simples como em Breslávia, mas com conforto, banheiro e quarto novos e a localização muito boa, a menos de 10 minutos a pé do centro histórico de Torun, além de possuir um valor bem em conta. Ele é o B&B Hotel Torun.
O que fazer e conhecer em Torun: Algo que é bem típico da cidade é o Gingerbread (como se fosse um pão de ló). Você vai ver vendendo ele em várias lojas de souvenir, mas recomendamos mesmo um tour em uma fábrica de Gingerbread em Torun, em que você pode fazer o seu próprio Gingerbread, além de aprender sobre a receita e a história desse bolinho. E não deixe de reservar com antecedência esse tour, pois esgota muito rápido! Nós reservamos e fizemos a visita, mas tinha muita gente que chegou na hora querendo fazer o tour sem reserva e não conseguiu, pois as vagas já estavam esgotadas em todos os tours do dia. Aqui você pode fazer a sua reserva do tour de Gingerbread que fizemos.
Também não deixe de subir a torre da prefeitura da cidade, que possui uma vista panorâmica muito bonita de todo o centro histórico da cidade. Visite também a Igreja de Nossa Senhora da Assunção (seus vitrais são muito lindos). Há também a Casa de Nicolau Copérnico e sua estátua na cidade, pois ele nasceu em Torun. Mas a casa dele, que virou um museu, estava fechado no dia que estávamos em Torun, pois nas segundas-feiras ele não abre e a gente estava em Torun em uma segunda-feira. Então se você deseja visitar esse museu, confirma antes os horários e dias de abertura dele no site oficial.
Há também um pedaço da antiga muralha medieval de Torun preservado com as antigas torres de vigia da muralha e alguns portões de entrada para a cidade (há placas ao longo dela explicando um pouco mais da sua história, é bem legal).
E a Catedral da cidade não achamos muito bonita por dentro, mas se você tiver tempo vale a pena uma rápida visita sim. E há também ali perto da Catedral, as ruínas do antigo castelo dos cavaleiros teutônicos de Torun que vale a pena uma visita. A entrada custa 10 Zlotys (cerca de 10 reais) e apesar do castelo estar em ruínas, há sempre placas informando como era o castelo antigamente em cada cômodo em ruína. Há instrumentos de tortura mostrando como era na época, instrumentos de defesa e de ataque de batalhas medievais com placas informativas (essa parte é bem legal!!) e um vídeo no andar de baixo no subsolo explicando um pouco sobre a história dos cavaleiros teutônicos em Torun e a história sobre o Castelo (muito legal esse vídeo!!) e uma maquete enorme mostrando como era o Castelo antigamente.
E é claro, não deixe de passear muito pelas ruas menores do centro histórico. É uma mais linda e fofa que a outra com várias opções de restaurantes e cafés.

Centro histórico de Torun e Tour do Gingerbread que fizemos.

Nosso quarto no Hotel B&B em Torun: simples, mas confortável, bem localizado, com estacionamento e valor bem em conta.
Castelo de Malbork ou Castelo de Marienburg (antigamente ele se chamava assim) | Roteiro na Polônia Completo
O Castelo de Malbork é o maior castelo do mundo em extensão territorial e é Patrimônio da Humanidade protegido pela Unesco. Sua origem remete ao século XIII, construído pelos Cavaleiros da Ordem Teutônica. E como ele é muito enorme, recomenda-se um dia inteiro para visitá-lo. Nós chegamos por volta das 10h da manhã e fomos embora às 20h.
Recomendamos muito fazer um tour guiado no castelo. Faz toda a diferença. Aprendemos bastante sobre a história do Castelo, foram 2 horas e meia de tour que passaram bem rápidas, pois o tour foi muito bom e o Castelo é muito enorme mesmo. O ruim é que eles ainda não oferecem tour em espanhol ou português, somente em inglês, polonês ou alemão.
Depois do tour, ainda tem exposições para ver no Castelo, pode subir na sua torre para ter vistas lindas, há lojas de souvenir e dois restaurantes também. Por isso se recomenda um dia inteiro para visitá-lo. Nós fizemos a visita completa: fizemos o tour, almoçamos em um restaurante do castelo que gostamos muito (se chamava Gothic, ele possui pratos inspirados em receitas medievais e no que os cavaleiros teutônicos comiam na época, muito legal!) e visitamos todas as exposições do castelo, subindo a sua torre para admirar as vistas também.
Há estacionamento pago (o valor é cobrado por hora) e a nossa visita dentro do castelo incluindo o tour guiado custou 45 Zlotys por pessoa (cerca de 45 reais). Viemos de Torun de carro ao Castelo de Malbork e depois seguimos viagem para Gdansk, cidade onde pernoitamos e está a seguir aqui na lista. Se você já estiver em Gdasnk, pode fazer um tour bate-volta para o Castelo pois são somente cerca de 50 minutos de viagem. E há empresas fazendo excursões com guia em inglês de Gdansk ao Castelo de Malbork também.

O belo Castelo de Malbork.
Gdansk | Roteiro na Polônia Completo
Gdansk é outra cidade que entrou na minha lista de favoritas e mais lindas da Polônia! Nos surpreendeu muito!! Ela é uma cidade costeira, então foi invadida pelo mar báltico pelos nazistas e foi extremamente bombardeada na época da Segunda Guerra Mundial, mas parece ter sido reconstruída tijolo por tijolo, pois seu centro histórico é lindo e bem preservado como antigamente. Recomendamos um dia inteiro para conhecer o principal da cidade com calma ou ainda dois dias inteiros para poder curtir ela melhor (vale a pena, nós nos arrependemos de não ter ficado dois dias inteiros – tivemos duas pernoites, mas somente um dia inteiro para conhecer a cidade, pois chegamos já à noite nela do nosso passeio ao Castelo de Malbork e depois tivemos somente o dia seguinte inteiro nela. Mas não queríamos ir embora).
O hotel que ficamos hospedados em Gdansk ajudou muito a gente se encantar mais ainda pela cidade. A localização dele é espetacular, direto no centro histórico com a vista mais linda que se pode ter da cidade. A recepção, bar e restaurante do hotel é a coisa mais linda, decorados com a pedra âmbar (pedra típica de Gdansk, você vai ver em toda a cidade vendendo essa pedra) e a cozinha dele muito boa também. Tivemos um jantar maravilhoso no restaurante do hotel com vista linda para a cidade. E o café-da-manhã é muito maravilhoso também com vista linda da cidade e uma diversidade enorme de frutas, pães, frios, legumes, yogurtes, cereais e muito mais. Além de tudo isso, o hotel possui academia e estacionamento. Recomendamos muito esse hotel, ele é o Radisson Hotel & Suites Gdansk, ficamos na opção de quarto Superior Room with Bay Window River View.
O que fazer e conhecer em Gdansk: não deixe de passear bastante pelas ruas de pedestres do centro histórico de Gdansk, entrando nas lojas de souvenir e de pedra âmbar, admirando a beleza de cada rua e das suas lindas fachadas (a cidade é toda linda!). E para ter a vista mais completa da cidade, suba na torre da Igreja de Santa Maria (maior torre visitável da cidade, são 409 degraus mas vale a pena). Outra torre que gostamos de subir foi a Torre da Prisão e Casa da tortura (Prison Tower and Torture House), ela possui uma bonita vista da cidade e mostra a história de como essa torre foi utilizada para tortura e prisão na época medieval. E há também alguns portões de entrada para a cidade antigos preservados como o Golden Gate, o Green Gate e a St. Mary’s Gate. Por fim, recomendamos um passeio de barco em um barco de madeira lindo que sempre vimos da janela do nosso quarto em Gdansk. Fizemos esse passeio ao pôr-do-sol e vimos o pôr-do-sol no mar báltico (o passeio é pelo golfo de Gdansk chegando ao mar báltico), foi muito romântico.

O lindo centro histórico de Gdansk (a primeira foto foi tirada da janela do nosso café da manhã do hotel e a gente teve essa mesma vista do nosso quarto do hotel também).

Nosso quarto super espaçoso, confortável e com uma vista linda de Gdansk. Amamos demais tudo nesse hotel e no nosso quarto!! Ele possuía estacionamento e academia também.

Banheiro moderno do nosso quarto do Hotel em Gdansk.

Jantar maravilhoso no hotel que nos hospedamos em Gdansk. A sobremesa estava algo de outro mundo de tão maravilhosa! Repetimos ela duas vezes nessa mesma noite.
Varsóvia | Roteiro na Polônia Completo
Varsóvia é uma cidade emocionante. Depois de tudo o que passou, depois de quase ser completamente destruída e ficar devastada, a cidade hoje é alegre, colorida, cheia de vida. Não tem como não se emocionar com uma cidade dessas. Recomendamos ao menos um dia inteiro para conhecer o principal da cidade (sem entrar em museus. Se for entrar em museus, recomendaria ao menos 2 dias inteiros na cidade. Mas o ideal para conhecer tudo seria 3 dias inteiros).
O nosso hotel em Varsóvia era simples, mas com conforto, banheiro bom, estacionamento e localização boa a cerca de 10 minutos a pé do centro histórico. Ele é o Ibis Warszawa Stare Miasto.
O que fazer e conhecer em Varsóvia: monumento do Levante de Varsóvia, monumento do “Pequeno Insurgente”, antigas muralhas de Varsóvia, praça do mercado da cidade antiga de Varsóvia e o monumento da sereia, o sino da sorte, a catedral da cidade, a Igreja de St. Martin, a praça Stare Miasto e a Coluna de Zygmunt, o Castelo Real de Varsóvia, subir a torre Taras Widokowy que possui uma vista linda da cidade, visitar a Igreja de Santa Ana e passear ao longo da rua Krakowskie Przedmiescie visitando as suas muitas igrejas.
De forma resumida, essas foram as atrações que visitamos em um dia em Varsóvia a pé no centro histórico. Mas ainda há mais atrações para visitar na cidade como museus e jardins. Então ainda vai ao ar um post completo sobre Varsóvia com tudo o que há para conhecer na cidade mais detalhado e com dicas de restaurantes em Varsóvia também. Inscreva-se na nossa Newsletter ao final dessa página para receber este post em primeira mão gratuitamente por email, assim que for ao ar. E veja nos destaques do nosso Instagram todas as dicas e o nosso roteiro em Varsóvia.

Um pouco do incrível centro histórico de Varsóvia.

Nosso quarto no Hotel Ibis em Varsóvia: simples, mas com conforto, bem localizado, com estacionamento e valores bem em conta.
Cracóvia | Roteiro na Polônia Completo
Cracóvia é uma cidade linda, que possui diversas opções de passeios bate-volta também. Então ainda vai ao ar um post completo sobre Cracóvia com todas as dicas do que fazer, passeios bate-volta e dicas de restaurantes em Cracóvia. Inscreva-se na nossa Newsletter ao final dessa página para receber este post em primeira mão gratuitamente por email, assim que for ao ar. E veja nos destaques do nosso Instagram todas as dicas e o nosso roteiro em Cracóvia.
E enquanto o post com o Roteiro em Cracóvia não vai ao ar, recomendo aqui alguns passeios para você já poder fazer as reservas desde já:
O nosso hotel foi um apart-hotel muito legal e bem localizado a cerca de 5 minutos a pé do centro histórico de Cracóvia. O quarto era bem espaçoso e completo com cozinha equipada e banheiro novo e bonito. O único defeito era que não tinha elevador no prédio. Ele é o Apartmenty L5.

Um pouco do lindo centro histórico de Cracóvia.

Nosso quarto-apartamento no Apart-Hotel em Cracóvia. Quarto espaçoso com cozinha equipada e frigobar. Só temos uma crítica: achamos o banheiro muito pequeno, mas para poucos dias acho ainda suportável, como foi o nosso caso (duas pernoites). Acredito também que há outras opções de quartos-apartamento com banheiros maiores. Nós não nos atentamos a isso quando fizemos a reserva, mas fica essa dica para quem for fazer a reserva com eles também.
Zakopane | Roteiro na Polônia Completo
Zakopane é uma linda cidade pequena ao sul da Polônia, rodeada por montanhas e próxima à fronteira com a Eslováquia. Ela fica muito próxima também das lindas Montanhas Tatra (essas montanhas fazem parte tanto da Polônia como da Eslováquia e são protegidas como um Parque Nacional dos dois países).
E Zakopane além de linda, é uma das melhores regiões da Polônia para praticar esportes de inverno como esquiar e snowboard. Por isso, ela é bastante procurada no inverno. Mas por causa das Montanhas Tatra e das suas trilhas com vistas magnificas é bastante procurada nas outras estações do ano também. Nós, por exemplo, visitamos a cidade no verão, em Agosto 2019 e nosso objetivo maior era justamente fazer algumas trilhas pelas Montanhas Tatra.
Recomendamos reservar ao menos dois dias inteiros no seu roteiro para Zakopane: um dia inteiro para conhecer e curtir a cidade e outro dia para fazer trilhas nas montanhas Tatra ou esquiar/ fazer snowboard pelas montanhas, caso seja inverno.
Em Zakopane ficamos hospedados em um Hotel-Vila, algo muito típico e comum na cidade, por isso a gente queria muito ter essa experiência de se hospedar em um Hotel-Vila e amamos! Esse tipo de hotel normalmente parece com uma grande casa fofa em madeira. Se você olhar por fora, não vai achar que é hotel, pois não é prédio, é estilo casa. Mas bem grande pois possui muitos quartos. Amamos essa experiência, pois realmente é muito aconchegante e você se sente em casa. Mas não é todo hotel-vila que é aconchegante e lindo como foi o nosso. Escolhemos a dedo para ter uma boa experiência e recomendo muito o que ficamos hospedados! É o Hotel Willa Rajka. O nosso quarto era enorme com sofás, Tv, frigobar, varanda enorme com vista para as montanhas que cercam Zakopane e banheiro limpo, novo e moderno. A localização não é assim tão perto do centro histórico, mas é possível alcançar a pé sim (cerca de 20 minutos a pé) e possui ônibus perto levando ao centro histórico se preferir (nós fomos de carro mesmo e levou cerca de 5 minutos, estacionamos o carro no estacionamento perto do teleférico para subir uma montanha na cidade no centro histórico).
O que fazer e conhecer em Zakopane: passear pela rua de pedestres Krupowki, admirando a beleza da cidade e conhecendo lojinhas, restaurantes e cafés. Visitar a Igreja da Sagrada Família que fica nessa rua também. E próximo à esta Igreja há um teleférico para subir a Montanha Gubalowka. Nós subimos e vale a pena. A vista é bem bonita, há uma placa com mapa mostrando tudo o que a gente consegue ver ali de cima explicando melhor também sobre as Montanhas Tatra, que se consegue ver dali. Há feirinhas locais em cima da Montanha Gubalowka e ao pé dela próxima ao teleférico. Recomendo muito passear por essas feiras, gostamos bastante. Há produtos locais artesanais feitos em madeira, roupas e acessórios de couro ou lã, queijos deliciosos e outras comidas e lanches feitos no dia.

Um pouco do charmoso centro histórico de Zakopane e uma vista das montanhas Tatra e da cidade de Zakopane do alto da Montanha Gubalowka (última foto).

Amamos muito o nosso Hotel-Vila em Zakopane! Quarto muito espaçoso, cama e sofás muito confortáveis e aconchegantes, frigobar, estacionamento e varanda enorme.

Vista linda para as montanhas da nossa varanda.

Banheiro bom e moderno do nosso quarto.
Montanhas Tatra | Roteiro na Polônia Completo
As Montanhas Tatra foram consideradas reservas naturais pela Unesco e são protegidas como Parque Nacional da Polônia e da Eslováquia. Cerca de um quarto da Cordilheira fica na Polônia e cerca de três quartos atravessa a fronteira com a Eslováquia, pertencendo a este outro país.
Apesar da maior parte da cadeia de montanhas e alpes Tatra se localizarem na Eslováquia, a parte que possui mais lagos e que consideramos ser mais bonita fica na Polônia. A parte mais alta e com mais alpes fica na Eslováquia. Por isso, escolhemos fazer as trilhas nas Montanhas Tatra que ficam na Polônia. O nosso objetivo era fazer uma trilha conhecida como a trilha dos cinco lagos e conhecer o lindo e famoso Lago Morskie Oko que fica nessa trilha.
Há estacionamentos na entrada para o Parque Nacional das Montanhas Tatra, onde você terá que pagar uma entrada de 5 Zlotys (cerca de 5 reais) para entrar no Parque e poder fazer as trilhas. Se você não estiver com o carro, pode pegar ônibus em Zakopane indo para “Morskie Oko” (este é o nome do lago principal da trilha), a viagem de ônibus leva cerca de 30 minutos, descendo no ponto final, que é esse estacionamento do Parque chamado de “Palenica Bialczanska”.
Depois de comprar a sua entrada para o Parque, você vai ver um caminho pavimentado para seguir. Essa é a trilha vermelha, que é de nível mais fácil, por isso o caminho dela é todo pavimentado e com pouca inclinação. Nós seguimos por essa trilha vermelha por 30-40 minutos (cerca de 3 km) até chegar no Ponto de Informação Turística, onde você pode parar para perguntar como faz a trilha dos 5 lagos, pois alguma informação sobre o que vou contar agora pode estar desatualizada quando você for (nós fizemos essa trilha em agosto 2019).
Então depois do Ponto de Informação seguimos a trilha verde por cerca de 2 horas (nível dessa trilha: no inicio é leve mas depois fica um nível moderado a difícil com subidas íngremes) até chegar ao lago Wielki Staw Polski, onde a trilha verde termina. Depois você pode decidir se segue pela trilha azul até chegar ao Lago Morskie Oko (lago mais famoso dessas trilhas da região) ou se segue pela trilha azul em uma outra direção para ver outros lagos menos famosos. Nós seguimos para o Lago Morskie Oko e essa parte da trilha é bem difícil e um pouco perigosa (não recomendo para quem não tem nenhum preparo físico e não está com tennis para fazer montanhismo apropriado), levamos cerca de 2h30 para faze-la.
Se você preferir algo mais leve, depois do Ponto de Informação Turística pode continuar na trilha vermelha. Ao final dela fica o Lago Morskie Oko também. Se você fizer a trilha vermelha toda do estacionamento até o lago a pé vai levar cerca de 2 horas a 2h30, dependendo da sua disposição. São 9 km no total da trilha vermelha (ida e volta seria então 18 km). E é uma trilha bem leve, toda pavimentada e com uma inclinação leve (para quem tem pouco preparo físico, a inclinação é moderada). Mas caso queira algo mais leve ainda, há charretes próximas ao estacionamento que percorrem a trilha vermelha levando até bem próximo ao Lago Morskie Oko.
Nós voltamos do Lago Morskie Oko até o estacionamento a pé. No total, desde o estacionamento percorrendo a trilha verde, azul e vermelha até voltar ao estacionamento foram cerca de 28 km, que fizemos em cerca de 7 horas.
No Lago Morskie Oko há um restaurante bem legal com banheiros. E ao final da trilha verde e inicio da trilha azul em direção ao Lago Morskie Oko há também um restaurante com banheiros. Dica: prefira o restaurante do Lago Morskie Oko. Comparamos a comida dos dois e achamos melhor a cozinha deste restaurante.

Mesmo com o dia bastante nublado, olha só que vistas lindas tivemos na nossa trilha dos cinco lagos pelas Montanhas Tatra. As nuvens deram um drama lindo na paisagem, mas ainda quero voltar para fazer a trilha novamente em um dia de sol, pois deve ser ainda mais bonita.
Depois seguimos viagem pela Eslováquia. Em breve teremos posts sobre essa parte da viagem.
A Eslováquia nos surpreendeu muito! Com parques naturais, montanhas, castelos medievais e cidadeszinhas lindas! Assina a nossa Newsletter ao final da página para receber por email em primeira mão quando os posts dessa viagem irem ao ar!
Dicas finais | Roteiro na Polônia
Não deixe de fazer o seu seguro viagem, pois na Polônia ele é obrigatório, assim como na maioria dos países na Europa! Uma ótima dica é olhar no site da Seguros Promo, pois lá você pode fazer uma comparação detalhada de maneira fácil e rápida, conseguindo o melhor custo-benefício para a sua viagem. Economize utilizando o nosso cupom de desconto: DEGUSTE5 para ter 5% de desconto!
Gostaram das dicas para montar o seu roteiro na Polônia? Espero que esse post tenha ajudado e te inspirado a conhecer esse belo país! Escreve aqui nos comentários pra gente o que você achou do post. Sua opinião é sempre muito importante e bem-vinda. 😊
Continue planejando a sua viagem na Polônia com as nossas dicas:
- Faça a reserva e compra de passeios e entradas em museus e tickets pelos links da Get your Guide no post e evite filas e perda de tempo na sua viagem, além de conseguir os melhores preços e ajudar o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
- Não fique sem internet na sua viagem, sem depender de wifi também, comprando um chip da Viaje Conectado! Eles possuem acordo com as principais telefonias europeias, oferecendo internet de qualidade em cada país. Veja os planos e escolha aquele que atenda melhor a sua viagem e ainda ajuda o nosso blog a crescer e continuar produzindo conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
- O seguro viagem na Espanha e na maioria dos países na Europa é obrigatório! Não deixe de fazer o seu logo. Uma ótima dica é olhar no site da Seguros Promo, pois lá você pode fazer uma comparação detalhada de maneira fácil e rápida, conseguindo o melhor custo-benefício para a sua viagem e sem pagar nada a mais por isso, além de ajudar o nosso blog a continuar produzir conteúdo de qualidade para você. Utilize o nosso cupom de desconto: DEGUSTE5 para ter 5% de desconto!
- Faça a reserva do carro para a sua viagem pela Rentcars, conseguindo assim o melhor preço do mercado, além de poder dividir em até 12 vezes e fazer o pagamento na moeda real, economizando sem ter que fazer pagamento de IOF e ainda ajuda o nosso blog a crescer e continuar produzir conteúdo de qualidade para você.
- Faça a reserva da sua acomodação na Espanha conseguindo os melhores preços e ofertas pelo site da Booking e ajudando dessa forma o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
>> Se você possui ainda dúvidas para montar o seu roteiro de viagens, envie um email para contato@degusteseudestino.com.br que tiramos todas as suas dúvidas através do nosso serviço de consultoria online. Se deseja o planejamento completo, detalhado e personalizado da sua viagem, fazemos com o maior prazer também. Veja mais informações na nossa página: Roteiros Personalizados ou envie um email por gentileza para contato@degusteseudestino.com.br <<
>> Confira também o que os nossos viajantes contam sobre os nossos serviços em Depoimentos. 🙂
Boa viagem, Jessica.
Excelente roteiro, parabéns e agradecida pelas informações.