O que comer na Bélgica – todas as comidas típicas belgas que você não pode deixar de provar na sua viagem!
A Bélgica é realmente conhecida pelos seus deliciosos Waffles, batatas-fritas, chocolates e cervejas, tudo nada leve para quem está de dieta, mas tudo realmente muito saboroso e diferenciado (nunca comi batata-frita e waffles mais deliciosos na vida! rs). No post de hoje iremos fazer um guia do que comer na Bélgica com itens que você não pode deixar de provar na sua viagem, aqui você irá saber também o porquê dos itens falados acima serem especialmente saborosos na Bélgica.
1 – Waffles (chamados de Gaufres) | O que comer na Bélgica
Você vai encontrar por toda a parte lojinhas vendendo todos os tipos de Waffles imagináveis e na maioria dos restaurantes é servido como sobremesa também. O Waffle é tão famoso, popular e delicioso na Bélgica, porque tem sua origem lá e dizem que eles reproduzem a receita original até os dias atuais. Então você não pode deixar de provar o autêntico Waffle belga no seu país de origem, ele é realmente mais gostoso do que qualquer outro que já comi. Recomendo muito e ainda são baratinhos (na época que fui, em 2013, custavam 1 euro cada um simples, sem calda, nem nada por cima, somente a massa, o que já é uma delícia mesmo assim sem nada, rs).

Vitrine da Leonidas, que é, na verdade, uma loja de chocolate belga que também produz e vende Waffles em uma de suas lojas perto da praça Grand Place em Bruxelas.
2 – Chocolates | O que comer na Bélgica
Muita gente não sabe, ainda mais porque os chocolates suíços levam toda a fama para eles, mas os chocolates belgas também são um dos melhores do mundo! Entre as diversas marcas de chocolates belgas, as favoritas são a Pierre Marcolini, Godiva, Neuhaus, Guylian, Leonidas e Elisabeth (eu particularmente gosto mais dos chocolates da Godiva e Neuhaus, mas todas essas marcas são muito boas). Alguns dos motivos do chocolate belga ser o melhor do mundo são: eles preservam um forte controle da qualidade dos ingredientes, preservando também uma alta densidade de cacau e manteiga de cacau nas suas receitas dando aquele efeito de chocolate fresco que derrete na boca; foram os belgas também que inventaram o chocolate branco e que começaram a rechear os bombons de chocolate (se prepare para a difícil tarefa de ter que escolher dentre uma infinidade de sabores e recheios quando for comprar chocolates em alguma chocolataria belga na sua viagem, rs).
Dica especial para quem é louco por chocolate, assim como eu: faça um tour de degustação de chocolates!! Isso te ajuda a encontrar os melhores chocolates nas melhores chocolaterias por quem realmente entende do assunto. Eu infelizmente não sabia que existe esse tipo de tour em Bruxelas quando fui em 2013 e então não fiz (talvez na época que fui, realmente nem existia esse tour mesmo, rs), mas uma amiga minha foi e me recomendou muito!! Abaixo você pode clicar para ler mais sobre esse tour e fazer a sua reserva nele (há a opção de fazer ele com guia em inglês ou espanhol).

Chocolates da Neuhaus em homenagem aos Smurfs (desenho originado na Bélgica).

Minhas comprinhas na Neuhaus e Godiva.
3 – Cerveja belga | O que comer na Bélgica
As cervejas belgas são conhecidas pela sua qualidade e alta diversidade de sabores, cada cidade tem a sua cerveja local e hoje, no total, existem cerca de mil e quinhentas marcas de cerveja belga. Mesmo para quem não gosta de cerveja, recomendo ao menos provar alguma belga e escolher algum sabor inusitado para provar também, pois muitas cervejas que você irá encontrar na Bélgica, você não encontrará em nenhum outro lugar do mundo, rs. Há cervejas de dupla ou tripla fermentação, cervejas com sabores cítricos e até cervejas com sabor de frutas vermelhas. As cervejas trapistas são as mais consumidas e conhecidas, elas são as cervejas artesanais produzidas por monges sobre regras de qualidades rigorosas, as marcas mais famosas são: Achel, Westmalle, Orval, Chimay e Westvleteren. Um pub que acabou virando ponto turístico em Bruxelas é o Delirium Café que possui a maior carta de cervejas do mundo: são 2 mil rótulos de cervejas do mundo todo, sendo a maioria delas cervejas belgas. Eu não tive muito tempo na Bélgica, então só provei uma cerveja belga quando estive lá, mas não achei fotos para postar aqui dela, ela era de trigo e sabor forte, muito saborosa.
Dica especial para os cervejeiros de plantão: optar por um tour de degustação de cervejas pode trazer um grande diferencial na sua viagem, otimizando seu tempo em encontrar as melhores cervejas e entender um pouco da sua história. Abaixo há algumas sugestões nossas.

Diferentes marcas de cervejas belgas trapistas. Fonte.
4 – Batata-frita | O que comer na Bélgica
Apesar de haver ainda divergências quanto a origem da batata-frita, os belgas afirmam que a origem dela foi na Bélgica. Realmente a batata-frita belga é uma das mais gostosas que já comi e você irá encontrá-la por toda a parte, como os Waffels, elas são uma clássica comida de rua belga, sendo vendidas na maioria das vezes, em cones de papel, em que as pessoas compram e já saem andando e comendo. São mais grossinhas e vendidas com uma diversidade de molhos para acompanhamento, os meus favoritos são a maionese caseira simples e a maionese feita com molho de alho.

Batata-frita com o molho de maionese. Fonte.
5 – Mexilhões com batata-frita (ou Moules Frites) | O que comer na Bélgica
Como fui no verão para a Bélgica, era muito comum, ao passear pelas ruas, ver pessoas comendo nas mesas que ficam em frente aos restaurantes, do lado de fora deles. E ao passear pela cidade de Bruxelas eu via muito, mas muito mesmo, esse prato sendo servido nos restaurantes que passei em frente. Esse prato é sem dúvidas o mais popular no país, mas a melhor época para comê-lo é durante o verão europeu, pois é a época do mexilhão na Europa. Ele é um prato bem simples, consiste em mexilhões cozidos em um caldo, que você pode escolher entre as opções de caldos no menu do restaurante, acompanhado com uma porção de batatas-fritas. Como eu não gosto de mexilhões, não provei esse prato típico belga, mas para quem gosta, acho que vale a pena provar.

Mexilhões com batata-frita. Fonte.
6 – Carbonade Flamande | O que comer na Bélgica
Para quem não gosta de mexilhões, essa é uma outra comida típica belga bastante popular, mas feita com carne. Ela consiste em carne cozida com um molho forte de cerveja escura, geralmente acompanhada com batatas-fritas. Eu infelizmente não provei este prato também, pois só tive um dia na Bélgica, em Bruxelas e nesse dia fiquei só comendo muito chocolates, waffles e batatas-fritas, rs.

O prato Carbonade Flamande. Fonte.
Dica especial para quem gostaria de provar a maioria das comidas típicas belgas faladas aqui no post, mas está com pouco tempo em Bruxelas: faça um tour gastronômico que inclua a degustação de praticamente tudo o que falamos aqui no post!! Abaixo há uma sugestão nossa e que pode ser feito em inglês ou francês.
Espero que tenham gostado das dicas gastronômicas de hoje. =)
Continue planejando a sua viagem na Bélgica com as nossas dicas:
- Leia o nosso post: Roteiro de 1 dia em Bruxelas
- Faça a reserva e compra de passeios e entradas em museus pelos links no post do site da Get your Guide e evite filas e perda de tempo na sua viagem, além de conseguir os melhores preços e ajudar o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
- Faça a reserva do carro para a sua viagem pela Rentcars, conseguindo assim o melhor preço do mercado, além de poder dividir em até 12 vezes e fazer o pagamento na moeda real, economizando sem ter que fazer pagamento de IOF e ainda ajuda o nosso blog a crescer e continuar produzir conteúdo de qualidade para você.
- Faça a reserva da sua acomodação na Bélgica conseguindo os melhores preços e ofertas pelo site da Booking e ajudando dessa forma o nosso blog a crescer e continuar a produzir conteúdo de qualidade para você sem pagar nada a mais por isso.
>> Se você possui ainda dúvidas para montar o seu roteiro de viagens, envie um email para contato@degusteseudestino.com.br que tiramos todas as suas dúvidas através do nosso serviço de consultoria online. Se deseja o planejamento completo, detalhado e personalizado da sua viagem, fazemos com o maior prazer também. Veja mais informações na nossa página: Roteiros Personalizados ou envie um email por gentileza para contato@degusteseudestino.com.br <<
Boa viagem, Jessica.
Muito bom!!
Obrigada pelo carinho! =)